O Khronos Group, uma das principais organizações responsáveis por definir padrões de interoperabilidade para gráficos 3D, anunciou a tão aguardada atualização de sua API de gráficos e computação multiplataforma, a Vulkan 1.4. Este lançamento não se limita a apresentar novas funcionalidades; ele também obriga a implementação de uma série de recursos que antes eram opcionais, promovendo uma uniformidade nas experiências de desenvolvimento entre diferentes plataformas. Com a crescente demanda por experiências móveis de alta qualidade, a Vulkan 1.4 traz melhorias significativas e promete revolucionar a forma como os desenvolvedores criam aplicações gráficas e computacionais.

De acordo com Geraint North, vice-presidente de Plataformas de Desenvolvimento da Arm, “para atender à crescente demanda dos consumidores por experiências móveis premium, os desenvolvedores precisam das ferramentas certas para criar aplicações mais complexas”. A nova versão representa um avanço importante, oferecendo funcionalidades que traduzem-se em maior facilidade de uso para os desenvolvedores. Ele complementou que “a Arm continua comprometida em empoderar os desenvolvedores com as ferramentas e tecnologias necessárias para criar a próxima geração de aplicações de gráficos e computação, e estamos satisfeitos em apoiar a Vulkan 1.4 em nossos GPUs Arm Immortalis e Mali”.

Entre as melhorias notáveis, estão as novas exigências de implementação para transferências de streaming, que asseguram que as aplicações possam gerenciar grandes fluxos de dados enquanto mantêm o desempenho ideal de renderização. Além disso, várias extensões que antes eram opcionais tornaram-se obrigatórias, incluindo descritores de push, leituras locais de renderização dinâmica e layouts de bloco escalares. Essas atualizações foram pensadas para facilitar o desenvolvimento de aplicações e, consequentemente, melhorar a experiência do usuário final.

Sungdo Moon, vice-presidente executivo e chefe de P&D do Sistema da Samsung Mobile eXperience Business, também expressou seu entusiasmo: “Estamos muito satisfeitos com o lançamento da Vulkan 1.4. A mais recente iteração da API Vulkan melhora a usabilidade e proporciona uma experiência de desenvolvedor mais consistente, oferecendo a maneira mais eficiente de processar gráficos de alta fidelidade em uma ampla gama de plataformas”. Ele destacou ainda que a Samsung está animada em trazer a Vulkan 1.4 para seus dispositivos Galaxy, ajudando desenvolvedores a criar experiências excepcionais para seus clientes.

Uma das adições mais significativas na especificação da Vulkan 1.4 é o suporte garantido para renderização em 8K com até oito alvos de renderização separados, juntamente com o aumento de vários outros limites que otimizam o desempenho e a eficiência. Todas as extensões de manutenção até e incluindo VK_KHR_maintenance6 foram integradas à especificação central, aumentando a capacidade da API de lidar com desafios gráficos contemporâneos.

Ralph Potter, novo presidente do Grupo de Trabalhos Vulkan, comentou que “a Vulkan 1.4 é um lançamento importante que traz diretamente recursos há muito solicitados e extensões comprovadas para o padrão central. Ao exigir essas capacidades, estamos aumentando a flexibilidade e o desempenho da Vulkan em uma gama mais ampla de dispositivos”. Essa mudança permite que a Vulkan se mantenha competitiva em um mercado em rápida evolução, onde a demanda por qualidade gráfica e eficiência é cada vez maior.

Importantes players da indústria, como AMD, Arm, Imagination, Intel, NVIDIA, Qualcomm e Samsung, já desenvolveram drivers que passaram na conformidade da Vulkan 1.4. Além disso, drivers open-source do Mesa para Linux também conseguiram alcançar a conformidade em múltiplas plataformas de hardware. Andrej Zdravkovic, vice-presidente sênior e diretor de software da AMD, observou que “a Vulkan 1.4 traz implementações em toda a indústria para um maior equilíbrio de recursos, exigindo vários recursos que o hardware da AMD já suporta desde a versão 1.0 da Vulkan”.

Thiru Sinnathamby, vice-presidente de Engenharia de Software da NVIDIA, adicionou que “a Vulkan 1.4 facilita mais do que nunca a criação e a implantação de aplicações aceleradas por GPU”. A NVIDIA está enviando drivers compatíveis com a Vulkan 1.4, que incluem toda a funcionalidade do Roadmap 2024, suportada por suas ferramentas atualizadas Nsight Graphics que são fundamentais para desenvolvedores profissionais.

O Vulkan SDK também será atualizado para oferecer suporte à versão 1.4 em janeiro de 2025, garantindo compatibilidade com múltiplas linguagens de shader, incluindo HLSL, GLSL e Slang, que se tornou um projeto open-source sob a liderança do Khronos. Aqueles que desejam experimentar a Vulkan 1.4 de forma prática podem participar do Vulkanised 2025, programado para acontecer entre 11 e 13 de fevereiro em Cambridge, Reino Unido, onde a comunidade se reunirá para discutir o futuro da API e o desenvolvimento do ecossistema.

Essa atualização é um marco para desenvolvedores e empresas que buscam inovar no campo dos gráficos 3D e computação, oferecendo uma base sólida para as futuras gerações de tecnologia que estamos prestes a testemunhar. Com as inovações apresentadas, o Khronos Group reafirma seu compromisso com o avanço contínuo da tecnologia gráfica, e os desenvolvedores podem esperar um ambiente mais robusto e amigável para a criação de suas aplicações.

Se você está interessado em saber mais sobre as inovações tecnológicas que impactarão o mercado, não perca a Digital Transformation Week, que ocorrerá em Amsterdam, Califórnia e Londres, no mesmo período de eventos que incluem IoT Tech Expo, AI & Big Data Expo e Cyber Security & Cloud Expo. Explore mais sobre eventos e webinars de tecnologia com foco no mercado empresarial aqui.

Vulkan 1.4 Announcement

Tags: 3d, codificação, desenvolvimento, desenvolvimento de jogos, jogos, gráficos, grupo khronos, programação, vulkan

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *