A organização YourMomCares, que se dedica à saúde mental infantil, recentemente anunciou a vencedora de sua concorrência anual conhecida como “Shrink Tank”. Esta competição, que se assemelha ao famoso programa de televisão Shark Tank, seleciona três finalistas que apresentam seus projetos a um painel de jurados – os “tubarões” – que incluem os fundadores da organização: Sharon Feldstein, Patsy Noah, Terria Joseph e Robin Paul. O objetivo desta competição é financiar iniciativas que busquem soluções inovadoras para a saúde mental infantil, focando sempre na transformação da vida das crianças, o que se tornou a missão central da YourMomCares.
O grande prêmio deste ano, no valor de $100.000, foi concedido à Dra. Kelly Beck, professora assistente de psiquiatria da Universidade de Pittsburgh. Seu projeto, intitulado “Escolas Unificadas na Neurodiversidade” (Schools Unified in Neurodiversity – SUN), visa promover uma mudança sistêmica na forma como as escolas apóiam crianças neurodivergentes, através de treinamento de educadores. Em suas palavras, “A ideia do nosso projeto SUN surgiu diretamente de um grupo de defensores autistas que nos disseram que precisamos começar a mudar as escolas se quisermos reduzir as alarmantes taxas de suicídio entre as pessoas neurodivergentes”. Dessa forma, o projeto propõe criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, o que é vital para o bem-estar mental das crianças que enfrentam dificuldades.
O aumento das taxas de suicídio entre as comunidades neurodivergentes é um assunto muito sério. A Dra. Beck enfatizou a urgência dessa questão, afirmando: “As taxas de suicídio em comunidades neurodivergentes são inaceitáveis – quatro vezes mais altas, com algumas crianças tentando suicídio pela primeira vez aos 7 anos”. Ela também compartilhou sua experiência pessoal, que a motivou a seguir esse caminho profissional. Após sofrer um grave acidente de carro que resultou em uma lesão cerebral traumática aos 20 anos, ela desenvolveu um interesse profundo pela saúde mental e pelo apoio a indivíduos com deficiência, culminando em seu doutorado em estudos e defesa da deficiência.
O investimento de $100.000 que Beck recebeu como vencedor da competição Shrink Tank será utilizado para testar rigorosamente a eficácia do programa SUN. A proposta é que a formação e o conhecimento sejam fornecidos a todos os membros da comunidade escolar, incluindo funcionários, paraprofissionais, professores e administradores, a fim de enriquecer a educação em um ambiente que acolhe todas as crianças, independentemente de suas singularidades.
Um aspecto crucial que Beck ressaltou é a importância de proporcionar experiências positivas em ambientes de aprendizado. “Todos nós desejamos que as crianças aproveitem o aprendizado e tenham boas experiências na escola. Ter relacionamentos positivos com adultos e colegas, além de sentir que pertencem, são fatores de proteção extremamente eficazes para a saúde mental e a redução do risco de suicídio.” A YourMomCares, fundada em 2018, une mães de músicos, atores e atletas em um esforço conjunto para abordar questões de saúde mental infantil, reconhecendo que, independente do tema tratado, todos os caminhos parecem levar à saúde mental.
A Dra. Beck também destacou a necessidade de intervenções que vão além da redução de punições punitivas, como suspensões. Com as altas taxas de bullying, recusa escolar, suspensões e um enorme problema de rejeição social enfrentados pelas crianças neurodivergentes, é evidente que criar um ambiente mais favorável à inclusão desde a infância é fundamental. Segundo Beck, “atualmente, vemos crianças neurodivergentes enfrentando altas taxas de bullying, recusa escolar, e um grande estigma associado à sua condição”. Considerando todos esses desafios, o projeto SUN busca não apenas um tratamento adequado, mas um ambiente onde todas as crianças, independentemente de suas diferenças neurológicas, possam prosperar.
A fundadora da YourMomCares, Sharon Feldstein, compartilhou sua visão sobre a importância desse tipo de trabalho: “Decidimos focar na saúde mental antes da pandemia porque percebemos que todos os problemas que queríamos ajudar a resolver se conectavam a um ponto central: a saúde mental. Desde a pandemia e o aumento das tecnologias digitais e das redes sociais, a saúde mental das crianças, seus níveis de ansiedade, depressão e ideação suicida apenas pioraram”. Este cenário torna o trabalho da YourMomCares cada vez mais necessário, já que a organização direciona esforços para áreas que frequentemente são ignoradas, mas que necessitam de atenção.
O impacto potencial do projeto SUN, conforme destacado por Feldstein, é transformar a experiência escolar para crianças neurodivergentes, beneficiando, por tabela, todos os alunos. Com essa premiação, o futuro da educação inclusiva pode estar se tornando mais promissor e acessível, ajudando a garantir que todas as crianças tenham as ferramentas necessárias para alcançar seu pleno potencial.