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Os Golden Globes têm sido uma plataforma para honrar as comédias desde os anos 1950, com clássicos notáveis como The Apartment e Some Like It Hot. No entanto, a categoria que, ao longo de sessenta anos, premiou uma única produção entre comédias e musicais, nem sempre teve um percurso tranquilo. O entendimento sobre o que constitui uma comédia — será que se baseia apenas em piadas, quedas cômicas ou crítica sutil? — é só uma das questões que têm atormentado o prêmio. Nos últimos anos, a Associação dos Repórteres Estrangeiros de Hollywood (HFPA) começou a adotar definições mais flexíveis, nomeando filmes que, em muitas situações, não eram vistos nem como engraçados nem como criticos aclamados, mas que serviam como um berço para trazer produções populares e suas estrelas para o evento.

Atualmente, a HFPA, que em sua composição inclui um número menor de jornalistas, foi desfeita, dando lugar a um grupo maior e mais representativo, o que resultou em uma diminuição no número de indicações questionáveis. Apesar disso, ainda existem alguns indicados que estão na fronteira do que pode ser considerado uma comédia. Para dar uma visão mais abrangente de que tipo de filmes foram premiados ao longo das últimas duas décadas, coletamos alguns dos nomes mais relevantes e os categorizamos, avaliando tanto seu potencial para prêmios quanto sua capacidade de causar risos. O resultado é uma mistura altamente diversificada, evidenciando que as comédias cinematográficas estão realmente em uma ampla variedade de estilos — ou que, pelo menos, a definição dela pelo Golden Globe é, no mínimo, questionável.

Bravo ou Bravura: O equilíbrio entre a comédia e a premiação

Air (2023): Neste filme, existe uma ironia sombria na celebração do capitalismo, onde a narrativa do drama esportivo aborda uma história de coragem e superação, longe do riso genuíno.

Poor Things (2023): A HFPA começou uma nova era com elegância, premiando a comédia inteligente de Yorgos Lanthimos, que conseguiu reunir humor e crítica social, uma combinação mais que bem-vinda.

Sideways (2004): Este filme divertiu e agradou ao público. A produção de Alexander Payne, estrelada por Paul Giamatti, conquistou o prêmio em 2005, demonstrando que a HFPA poderia realmente acertar em suas escolhas.

The Substance (2024): Um filme digno de atenção, mas que, embora provoque risadas nervosas, não é essencialmente um filme cômico, focando mais em temas sérios sobre envelhecimento e imagem corporal.

Dramas com pitadas de comédia: A linha tênue entre humor e seriedade

Anora (2024): Embora tenha elevado a qualidade dentro da categoria, o filme traz mais sorrisos constrangidos do que risadas genuínas.

Get Out (2017): Apesar de ter gerado memes, muitos não conseguiram encontrar uma comédia nas profundas e significativas questões sociais que o filme provoca.

Her (2013): Um filme aclamado que aborda o amor em uma era dominada pela tecnologia, embora sua temática pareça menos cômica no presente.

The Martian (2015): Um filme sobre sobrevivência que, se olhado de perto, contém lampejos de comédia, mas cuja verdadeira essência raramente provoca gargalhadas.

Comédias populares: Entre o riso e a premiação

Babylon (2022): A visão de Damien Chazelle sobre o mau gosto de Hollywood foi engraçada em alguns momentos, mas isso não o tornou necessariamente um candidato a prêmios.

Borat Subsequent Moviefilm (2020): Trazer a comédia de volta às telonas após um hiato para a sétima arte não foi suficiente para garantir reconhecimento em eventos de gala.

The Hangover (2009): Uma comédia que rendeu risadas, mas que provavelmente não se destacou em uma gala de premiação tradicional.

Um julgamento final do humor

Alice in Wonderland (2010): Essa adaptação provavelmente teria passado desapercebida não fosse seu sucesso estrondoso nas bilheteiras, tornando-se obvio demais para ser ignorado.

My Week with Marilyn (2011): A abordagem da HFPA para contar a história da icônica atriz não foi endossada por outros grupos de premiação, mas mesmo assim foi reconhecida aqui.

Pride & Prejudice (2005): Uma lição sobre julgamentos apressados, a inclusão desse filme entre as comédias foi uma reviravolta irônica.

The Tourist (2010): Uma verdadeira pérola das premiações, mas que não trouxe nenhum destes elementos que se esperava de um filme de comédia digno de um prêmio.

Esta história apareceu na edição de 3 de janeiro da revista The Hollywood Reporter. Clique aqui para assinar.

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