Para muitos, o ano de 2025 se apresenta como um grande desconhecido; no entanto, para os especialistas em previsão de tendências de moda, esse futuro já começa a ser esboçado. Profissionais de empresas como WGSN, Heuritech, e Pinterest Trends têm se dedicado a entender o que pode moldar nossas escolhas estilísticas nos próximos anos. Através da análise de desfiles de moda, dados de e-commerce e postagens em redes sociais, eles exploram as tendências que poderão ditar o que deixaremos de lado e o que passaremos a usar.
O outono foi a época em que esses analistas coletaram informações que julgam serem preditivas, abrangendo desde o inesperado retorno das calças skinny, populares entre a geração Z, até um aumento na demanda por roupas de dormir mais sofisticadas. Aqui, apresentamos cinco elementos que, segundo os especialistas, estarão em alta ao longo deste e do próximo ano.
Pijamas perfeitos para sair
O conceito de dormir com roupas de cama pode já estar ultrapassado, pois a WGSN prevê que, em 2025, pijamas elegantes se tornem adequados para viagens, coberturas de praia e muito mais. O desempenho das vendas demonstrou que as roupas de dormir foram uma das categorias mais fortes no mercado de compras de férias.
Sara Maggioni, chefe de moda feminina da WGSN, explicou: “Isso não significa que estamos passando mais tempo na cama durante as férias, mas sim que os itens de roupas de dormir se tornaram produtos multifuncionais e extremamente úteis para os turistas”. Com o aumento das taxas de bagagem, essa versatilidade se torna uma característica valiosa.
Charms para bolsas estão de volta
Em 2025, o charme das bolsas poderá reviver passagens de épocas anteriores, como a icônica Jane Birkin, conhecida por personalizar suas bolsas com pequenos acessórios. Jane Collins, da WGSN, ressaltou que o crescimento deste elemento reflete nosso interesse por personalização e exclusividade. Os dados mostram que os charms de bolsa aumentaram 5,6% em relação ao ano anterior, indicando uma tendência forte nas passarelas de marcas famosas.
O retorno do suede
Outro tecido que promete voltar à cena é o suede, que a Heuritech identificou como uma tendência de destaque para 2025. Com um aumento de 128% nas menções nas redes sociais até a virada do ano, o suede se destaca como uma promessa para a volta do estilo boho chic, que incorpora romantismo e feminilidade.
Volta gradual das calças skinny
As calças skinny, que estavam um tanto esquecidas, também estão levando um revival mais cauteloso conforme indicado por Susie Draffan, especialista em denim da WGSN. Embora as calças mais largas ainda dominem, uma leve ressurgência das skinnies está sendo observada, especialmente em desfiles, onde marcas como Coach e Diesel estão liderando essa nova onda.
A cor do ano e as novas tonalidades em voga
Embora a Pantone tenha anunciado um marrom mousse mocha como a cor do ano de 2025, Pinterest Trends discorda e aponta o vermelho cereja como a nova sensação. A busca por termos relacionados cresceu 325% este ano, indicando que essa cor vibrante está se tornando um dos must-haves em guarda-roupas.
Enquanto o tempo avança para 2025, essas tendências demonstram não apenas a evolução do estilo, mas também como as roupas são uma forma de expressão pessoal. Estar atento a essas mudanças poderá preparar os consumidores para um ano repleto de personalizações, conforto e um toque nostálgico. Afinal, cada uma dessas previsões permite que cada um de nós brinque um pouco com a moda, reimaginando e reestilizando o nosso próprio guarda-roupa.