“`html

Na última sexta-feira, o 18º Asian Film Awards (AFA), considerado uma das mais importantes premiações do cinema asiático, anunciou os nomados de 2025, em um evento que ocorre em Hong Kong. O filme sul-coreano Exhuma destacou-se com um impressionante total de 11 indicações. Dirigido por Jang Jae-hyun, esse thriller sobrenatural Não é apenas um grande sucesso comercial, mas também uma critério aclamada, misturando tradições de feng shui e xamanismo em um enredo que envolve um cemitério amaldiçoado. O filme se tornou o mais visto da Coreia do Sul em 2023, recebendo uma série de prêmios e reconhecimentos, incluindo a tão cobiçada indicação para o Melhor Filme. Jang Jae-hyun também foi nomeado para o Melhor Diretor, enquanto os talentosos Choi Min-sik e Kim Go-eun foram indicados como Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente, destacando a força do elenco.

No entanto, a competição será acirrada. O filme de ação de Hong Kong, Twilight of the Warriors: Walled In, dirigido por Soi Cheang, ficou com nove indicações, sendo o segundo mais indicado do evento. O filme retrata a vida na icônica Kowloon Walled City da década de 1980, com fortes temáticas de irmandade e resiliência, e busca um ressurgimento do cinema de ação de Hong Kong. Já o aclamado All We Imagine as Light, da diretora indiana Payal Kapadia, ganhou notoriedade ao conquistar o Grand Prix no Festival de Cannes e também recebeu seis nomeações, sendo uma forte concorrente em categorias como Melhor Filme e Melhor Direção.

Outro destaque é Teki Cometh, do diretor japonês Yoshida Daihachi, que também obteve seis indicações. O filme é aclamado por sua exploração melancólica da solidão, com uma cinematografia marcante em preto e branco. As produções de Hong Kong, como Papa e The Last Dance, que exploram temas de reconciliação entre pai e filho e uma reflexão sobre a indústria funerária de Hong Kong, respectivamente, adicionaram peso a competição, cada um com três indicações.

Este ano, o AFA também terá a honra de ter Sammo Hung, um ícone do cinema asiático e artista marcial, como presidente do júri. Em uma declaração, Hung expressou sua satisfação em servir neste papel, destacando a importância de apoiar o crescimento do cinema asiático. “É uma responsabilidade significativa, e espero contribuir para o reconhecimento do talento cinematográfico na nossa região”, disse ele. Juntamente com Hung, o elenco de embaixadores incluirá o ator japonês Dean Fujioka e diversas representações jovens do setor, destacando a importância de conectar fronteiras regionais.

As premiações são organizadas pela Asian Film Awards Academy, que é apoiada pelos festivais cinematográficos mais prestigiados da região, incluindo o Festival Internacional de Cinema de Busan, o Festival Internacional de Cinema de Tóquio e o Festival Internacional de Cinema de Hong Kong. A cerimônia ocorrerá no dia anterior ao Hong Kong Filmart, uma das principais feiras de conteúdo audiovisual da Ásia, que começa em 17 de março, reunindo figuras da indústria cinematográfica de toda a região.

Confira a lista completa de nomeações abaixo e prepare-se para vivenciar uma cerimônia que promete destacar o melhor do talento cinematográfico asiático em 2025.

Melhor Filme

All We Imagine as Light (Índia, França, Países Baixos, Luxemburgo)
Black Dog (China)
Exhuma (Coreia do Sul)
Teki Cometh (Japão)
Twilight of the Warriors: Walled In (Hong Kong)

Melhor Diretor

Payal Kapadia – All We Imagine as Light (Índia, França, Países Baixos, Luxemburgo)
Guan Hu – Black Dog (China)
Jang Jae-hyun – Exhuma (Coreia do Sul)
Rithy Panh – Meeting with Pol Pot (Camboja, França, Taiwan, Catar, Turquia)
Yoshida Daihachi – Teki Cometh (Japão)

Melhor Ator

Eddie Peng – Black Dog (China)
Choi Min-sik – Exhuma (Coreia do Sul)
Sean Lau – Papa (Hong Kong)
Nagatsuka Kyozo – Teki Cometh (Japão)
Michael Hui – The Last Dance (Hong Kong)

Melhor Atriz

Kani Kusruti – All We Imagine as Light (Índia, França, Países Baixos, Luxemburgo)
Sylvia Chang – Daughter’s Daughter (Taiwan)
Kawai Yuumi – Desert of Namibia (Japão)
Kim Go-eun – Exhuma (Coreia do Sul)
Shahana Goswami – Santosh (Índia, Reino Unido, França, Alemanha)

Melhor Ator Coadjuvante

Mitsuishi Ken – All the Long Nights (Japão)
Ikematsu Sosuke – My Sunshine (Japão)
Lee Kang-sheng – Stranger Eyes (Singapura, Taiwan, França, Estados Unidos)
Chu Pak Hong – The Last Dance (Hong Kong)
Philip Ng – Twilight of the Warriors: Walled In (Hong Kong)

Melhor Atriz Coadjuvante

Maggie Li Lin Lin – All Shall Be Well (Hong Kong)
Divya Prabha – All We Imagine as Light (Índia, França, Países Baixos, Luxemburgo)
Lim Ji-yeon – Revolver (Coreia do Sul)
Takiuchi Kumi – Teki Cometh (Japão)
Yang Kuei-Mei – Yen and Ai-Lee (Taiwan)

Melhor Novo Diretor

Yamanaka Yoko – Desert of Namibia (Japão)
Sora Neo – Happyend (Japão, Estados Unidos)
Dong Zijian – My Friend An Delie (China)
Sandhya Suri – Santosh (Índia, Reino Unido, França, Alemanha)
Truong Minh Quý – Viêt and Nam (Filipinas, França, Singapura, Países Baixos, Alemanha, Itália)

Melhor Novato

Lee Do-hyun – Exhuma (Coreia do Sul)
Kurihara Hayato – Happyend (Japão, Estados Unidos)
Putthipong Assaratanakul – How to Make Millions Before Grandma Dies (Tailândia)
Dylan So – Papa (Hong Kong)
Duy Bao Dinh Dao – Viêt and Nam (Filipinas, França, Singapura, Países Baixos, Alemanha, Itália)

Melhor Roteiro

Wada Kiyoto, Miyake Sho – All the Long Nights (Japão)
Payal Kapadia – All We Imagine as Light (Índia, França, Países Baixos, Luxemburgo)
Jang Jae-hyun – Exhuma (Coreia do Sul)
Pierre Erwan Guillaume, Rithy Panh – Meeting with Pol Pot (Camboja, França, Taiwan, Catar, Turquia)
Mohammad Rasoulof – The Seed of the Sacred Fig (Irã, Alemanha, França)

Melhor Design de Figurino

Yang Donglin – A Tapestry of a Legendary Land (China)
Choi Yoon-sun – Exhuma (Coreia do Sul)
Dorjee Dradhul Gurung – Shambhala (Nepal, Hong Kong, França, Noruega, Catar, Taiwan, Turquia, Estados Unidos)
Miyamoto Mari – Teki Cometh (Japão)
Bruce Yu, Karen Yip – Twilight of the Warriors: Walled In (Hong Kong)

Melhor Design de Produção

Huo Tingxiao, Li Chang – Black Dog (China)
Pham Phong Lan – Don’t Cry, Butterfly (Vietnã, Singapura, Filipinas, Indonésia)
Seo Sung-kyung – Exhuma (Coreia do Sul)
Hayashida Yuji – The Box Man (Japão)
Kenneth Mak, Chau Sai Hung Ambrose – Twilight of the Warriors: Walled In (Hong Kong)

Melhor Edição

Clément Pinteaux – All We Imagine as Light (Índia, França, Países Baixos, Luxemburgo)
Rithy Panh, Matthieu Laclau – Meeting with Pol Pot (Camboja, França, Taiwan, Catar, Turquia)
William Chang Suk Ping – My Friend An Delie (China)
Jojo Shek – Papa (Hong Kong)
Cheung Ka Fai – Twilight of the Warriors: Walled In (Hong Kong)

Melhor Cinematografia

Hong Kyeong-pyo – Harbin (Coreia do Sul)
Lv Songye – My Friend An Delie (China)
Aziz Zhambakiyev – Shambhala (Nepal, Hong Kong, França, Noruega, Catar, Taiwan, Turquia, Estados Unidos)
Shinomiya Hidetoshi – Teki Cometh (Japão)
Cheng Siu Keung – Twilight of the Warriors: Walled In (Hong Kong)

Melhor Música Original

Hi’Spec – All the Long Nights (Japão)
Kim Tae-sung – Exhuma (Coreia do Sul)
Katsumoto Michiaki – The Box Man (Japão)
Chu Wan Pin – The Last Dance (Hong Kong)
Kawai Kenji – Twilight of the Warriors: Walled In (Hong Kong)

Melhores Efeitos Visuais

Danny Yin – Black Dog (China)
Sato Fumiro, Kobari Yasuhiro – Black Ox (Japão, Taiwan)
Tomi Kuo, Chiu Chun-Yi – Dead Talents Society (Taiwan)
Kim Shin-chul, Daniel Son – Exhuma (Coreia do Sul)
Lin Chun Yue Jules, Ma Siu Fu, Garrett K Lam, Yee Kwok Leung – Twilight of the Warriors: Walled In (Hong Kong)

Melhor Som

Zurab Kurmanbayev – Cadet (Cazaquistão)
Kim Byung-in – Exhuma (Coreia do Sul)
Tu Duu-Chih, Tu Tse-Kang – Stranger Eyes (Singapura, Taiwan, França, Estados Unidos)
Yiu Chun Hin, Cheung Man Hoi, To Burnard Davy – Twilight of the Warriors: Walled In (Hong Kong)
Vincent Villa – Viêt and Nam (Filipinas, França, Singapura, Países Baixos, Alemanha, Itália)

“`

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *