Assine o boletim de ciências Wonder Theory da CNN. Explore o universo com notícias sobre descobertas fascinantes, avanços científicos e mais.
CNN
—
Com a chegada de um novo ano, surgem inúmeras oportunidades para testemunhar uma série de eventos celestiais que iluminarão o céu noturno. O ano de 2025 promete ser especialmente rico em experiências astronômicas, com eventos que entusiasmam os amantes do céu e a curiosidade dos mais novos.
Mensalmente, os interessados devem observar a lua cheia que, se o tempo permitir, pode ser vista em todo o seu esplendor. Além disso, haverá oportunidades de vislumbrar eclipses solares e lunares, seguidos por uma série de chuvas de meteoros brilhantes que retornarão a cada ano. Portanto, pegue sua agenda e fique atento às datas importantes.
O sol, por sua vez, está atravessando uma fase de atividade intensa em seu ciclo de 11 anos, conhecido como máximo solar, o que aumenta as chances de ver auroras coloridas que podem dançar ao redor dos polos Norte e Sul da Terra (ou em locais inesperados) como resultado das tempestades solares. O céu está prestes a se transformar em um magnífico espetáculo!
Mas não se esqueça de ficar atento aos planetas que surgirão no firmamento ao longo do ano. Pode ser que você consiga até ver a Estação Espacial Internacional passando pela sua região. Assim, em meio a tantas belezas celestiais, é impossível não se deixar levar pela magia do cosmos e pelo sentimento de exploração.
Aqui estão alguns dos eventos celestiais mais esperados para 2025 que você não vai querer perder.
Luas cheias e superluas em 2025
Cada lua cheia do mês é associada a um nome específico, de acordo com o Farmers’ Almanac. Entretanto, as luas cheias têm vários nomes e significados que variam entre diferentes tribos indígenas. Aqui estão as datas e os nomes das luas cheias de 2025:
13 de janeiro: Lua do Lobo
12 de fevereiro: Lua de Neve
14 de março: Lua da Minhoca
12 de abril: Lua Rosa
12 de maio: Lua das Flores
11 de junho: Lua da Morango
10 de julho: Lua do Cervo
9 de agosto: Lua do Esturjão
7 de setembro: Lua do Milho
6 de outubro: Lua da Colheita
5 de novembro: Lua do Castor
4 de dezembro: Lua Fria
Eclipses Solares e Lunares em 2025
Durante 2025, ocorrerão dois eclipses solares parciais. Um eclipse solar parcial acontece quando a lua se desloca entre o sol e a Terra, mas os corpos celestes não estão perfeitamente alinhados, segundo a NASA. Diferente de um eclipse solar total, a lua cobre apenas parte do disco solar, criando uma forma de crescente que dá a impressão de que a lua está “mordendo” o sol.
O primeiro eclipse solar parcial ocorrerá em 29 de março e será visível em partes da Europa, Ásia, África, América do Norte e América do Sul. Já o segundo eclipse solar parcial acontecerá em 21 de setembro e será visto em partes da Austrália, Antártida e algumas ilhas do Oceano Pacífico.
Também haverá dois eclipses lunares totais durante os eventos de lua cheia em março e setembro. Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre o sol e a lua, e os três corpos celestiais se alinham, fazendo com que a lua entre na sombra do nosso planeta.
No primeiro eclipse lunar total, que será visível entre os dias 13 e 14 de março, o fenômeno abrangerá a Europa Ocidental, partes da Ásia, partes da Austrália, oeste da África e ambos os continentes americanos. O segundo eclipse lunar total acontecerá entre 7 e 8 de setembro, com visibilidade na Europa, Ásia, Austrália, África, partes do leste da América do Sul, Alasca e Antártida.
Quando a lua se encontra na parte mais escura da sombra da Terra, chamada umbra, ela adquire uma coloração avermelhada, gerando assim o apelido de “lua de sangue” para o eclipse lunar, segundo a NASA. Esse fenômeno ocorre porque os raios de sol, embora atenuados, conseguem contornar as bordas da sombra, criando um espetáculo de cores quentes e brilhantes no céu.
Chuvas de Meteoros em 2025
Ao longo do ano, haverá diversas oportunidades para observar chuvas de meteoros que não sofrerão a interferência da luz da lua cheia. “2025 será um ano melhor para os observadores de meteoros,” afirmou Bill Cooke, líder do Escritório de Ambientes de Meteoroids da NASA.
O ano começará com o auge da chuva de meteoros Quadrantídeos, que é melhor observada nas primeiras horas da manhã do dia 3 de janeiro, de acordo com Robert Lunsford, coordenador de relatórios de meteoros da American Meteor Society.
Veja as outras chuvas de meteoros esperadas em 2025 e suas datas de pico, segundo a American Meteor Society e o EarthSky:
Lyrids: 21-22 de abril
Eta Aquariids: 3-4 de maio
Delta Aquariids do Sul: 29-30 de julho
Capricornids Alfa: 29-30 de julho
Perseids: 12-13 de agosto
Draconids: 8-9 de outubro
Orionids: 22-23 de outubro
Taurids do Sul: 3-4 de novembro
Taurids do Norte: 8-9 de novembro
Leonids: 16-17 de novembro
Geminids: 12-13 de dezembro
Ursids: 21-22 de dezembro