Por um lado, é realmente um elogio desmerecido dizer que a melhor coisa sobre On Call é que cada episódio tem apenas meia hora de duração. Por outro lado, um elogio desmerecido ainda é tecnicamente um elogio, e há coisas piores do que um programa que conhece seus limites. Em nenhum momento o seriado da Amazon Prime Video é complexo ou envolvente o suficiente para justificar os 44 a 65 minutos que você normalmente esperaria investir em um drama policial.
Mas o suficiente para passar de 22 a 30 minutos? Claro. Por que não.
On Call
Pelo menos é curto.
Elenco: Troian Bellisario, Brandon Larracuente, Eriq La Salle, Lori Loughlin, Rich Ting
Criadores: Tim Walsh, Elliot Wolf
Sua estreia, dirigida por Eriq La Salle (que também é produtor executivo e coestrela), não desperdiça nenhum desses preciosos minutos. Nos primeiros dois minutos, uma policial (Delgado, interpretada por Monica Raymund) é morta a tiros na rua. Imediatamente após isso, um novato de olhos arregalados, Diaz (Brandon Larracuente), se apresenta para o seu primeiro dia de trabalho no Departamento de Polícia de Long Beach. Ele é atribuído à oficial de treinamento Harmon (Troian Bellisario), que sabemos imediatamente que é dura, mas escrupulosamente justa, pois se apresenta anunciando: “Eu tenho uma baixa tolerância para pessoas que reclamam, mas se você se esforçar, eu posso te ensinar o resto.” Cinco minutos depois — e dez minutos no total do seriado — a dupla está indo para a sua primeira chamada juntos.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’ ).setTargeting( ‘pos’, [“mid-article1″,”mid-articleX”,”mid”,”mid-article”] ).setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’ ).setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”).addSize([[300,250],[2,2],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]]).setClsOptimization(“minsize”);
});
Histórias Relacionadas
A partir daí, os episódios dividem seu tempo entre as ocorrências dispersas que Harmon e Diaz são convocados via rádio e a perseguição serial do assassino de Delgado. As primeiras tendem a se misturar em uma massa indistinta de namorados ruins, viciados e motoristas erráticos. A segunda avança a um ritmo constante, mas sem verdadeiros surpresas — ou, realmente, sem investimento emocional suficiente para provocar expectativas que possam ser frustradas desde o início. Ambos são prejudicados por uma escrita que demonstra pouca curiosidade sobre seus personagens principais ou o mundo que habitam.
On Call tem algumas coisas a seu favor (além de suas durações). Uma, pelo menos do ponto de vista de marketing, é sua linhagem — é produzida por Dick Wolf, rei dos procedimentais de aplicação da lei e serviços de emergência, e criada por seu filho Elliot Wolf e Tim Walsh. Outra, um ativo mais substantivo, é seu estilo, que lembra narrativas como End of Watch pela incorporação de imagens de câmeras de painel, câmeras corporais e filmagens de celular, juntamente com uma mais convencional filmagem manual. A combinação confere à série uma textura quase documental que de outra forma está faltando em seus roteiros.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-dsk-tab-mid-article2-uid1’ ).setTargeting( ‘pos’, [“mid”,”mid-article2″,”mid-articleX”] ).setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’ ).setSubAdUnitPath(“ros/mid-article2”).addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]]).setClsOptimization(“minsize”);
});
As performances também sustentam isso, até certo ponto. Bellisario adiciona notas sutis de empatia, suavidade e até mesmo humor sob o estoicismo rígido de Harmon. Larracuente é adorável como Diaz, que ainda é muito verde para ser desapegado; a escolha de mostrá-lo reagindo visceralmente ao que vê no trabalho é um toque gracioso para enfatizar como o trabalho pode ser emocionante ou angustiante. A química entre os dois é sólida o suficiente para suportar um número excessivo de rodadas nas quais Diaz jura que confia nela completamente, e em seguida decide que não confia mais, e depois decide confiar novamente.
Mas ao final da oitava temporada, ainda parece que mal arriscamos a superfície de quem essas pessoas são. As personalidades deles são cuidadosamente esboçadas, e suas biografias seguem os batimentos mais previsíveis. Assim, descobrimos que Harmon tem uma irmã policial afastada, mas obtemos apenas uma noção abstrata de como e por quê ela se sente complicada a respeito disso. Aprendemos que o irmão de Diaz está na prisão e que sua mãe odeia policiais, mas não por que um garoto com esse passado ainda escolheria se juntar à força. Mesmo quando os personagens são confrontados no trabalho com experiências tão horripilantes quanto uma cabeça decepada ou tão devastadoras quanto um cachorro gravemente ferido, On Call raramente espera o tempo suficiente para que sintamos o peso de suas emoções, muito menos explorar as bagunças que eles deixam para trás.
Os personagens secundários, incluindo o Sargento Lasman (La Salle), o oficial de unidade de drogas Koyama (Rich Ting) e o líder da equipe Tenente Bishop (Lori Loughlin), são ainda mais vagamente traçados; suas personalidades se limitam a “velha guarda”, “amigável” e “também presente.” Long Beach como cenário é definida pela sua falta de definição — a cidade é praias e avenidas suburbanas e mansões e alojamentos de pessoas sem-teto, todos habitados por cidadãos que estão sempre zangados com a polícia por fazer demais ou não fazer o suficiente. É pintada de maneira tão genérica que poderia ser qualquer cidade americana; isso pode ser uma escolha intencional para tornar a história mais universal, mas no final das contas, apenas a torna mais genérica.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid2’ ).setTargeting( ‘pos’, [“btf”,”mid-articleX”,”mid”] ).setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’ ).setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”).addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[320,480],[620,366]]).setLazyLoadMultiplier(2).setClsOptimization(“minsize”);
});
Parte dessa vagueza pode refletir uma defensividade sobre o assunto central. Seus personagens policiais falam frequentemente sobre como estão sendo vigiados de perto nos dias de hoje (todas aquelas câmeras corporais, câmeras de painel e feeds de mídias sociais reforçam esse ponto), mas evitam cuidadosamente entrar em muitos detalhes sobre por que o público pode ser tão cético em relação a eles. Há lamentos de alguns dos personagens, particularmente Lasman, sobre como as pessoas hoje em dia estão “muito conscientes” e “ninguém quer colocar marginais na cadeia”, mas a personagem que a série escolheu como protagonista, Harmon, é notavelmente “uma das boas” que tenta seguir as regras. Ela geralmente se prova certa por ter feito isso, mas ninguém parece particularmente satisfeito com ela por isso.
Por toda a valorização da coragem, a relutância do show em enfrentar questões mais difíceis de frente parece bastante ineficaz. Mas aqui, novamente, a brevidade salva o dia. Ou seja: é mais fácil passar por cima dessa tensão não resolvida quando o ritmo é tão rápido que não há tempo para pensar muito sobre isso.
Ou, para falar sobre qualquer outra coisa. A recusa de On Call em se envolver profundamente com qualquer coisa que vemos na tela torna difícil torná-lo totalmente absorvente. Mas, então, nem todo programa quer que você olhe tão de perto. Alguns estão contentes em zumbir como ruído de fundo. Se você está procurando uma exploração rica e ambiciosa da polícia na América moderna — para citar uma das frases habituais de Diaz, “isso não é.” Se tudo o que você quer é a experiência de mudar de canal para o meio de um episódio de Law & Order sem se preocupar com o que está perdendo da trama, isso deve lhe servir bem.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads.defineSlot( ‘nativecontent’, ‘gpt-dsk-native-article-bottom-uid5’ ).setTargeting( ‘pos’, ‘article-bottom-dsk-tab’ ).setSubAdUnitPath(“native/article-bottom”).addSize([[6,6]]).exemptFromSleep();
});
THR Newsletters
Assine para receber as notícias do THR diretamente em sua caixa de entrada todos os dias