“`html
[Esta história contém spoilers da quarta temporada, episódio nove de Abbott Elementary]
Abbott Elementary retornou na noite de quarta-feira com mais alguns personagens do que o habitual, ao estrear o primeiro de dois episódios muito aguardados de crossover com It’s Always Sunny in Philadelphia.
No episódio intitulado “Volunteers”, a equipe de antipáticos de South Philly chega à Abbott Elementary através de um novo programa do distrito que permite que pessoas da comunidade ofereçam ajuda à escola. Inicialmente, os professores ficam gratos quando o grupo chega e Janine (Quinta Brunson) se dá bem com Dee (Kaitlin Olson), enquanto Ava (Janelle James) se orgulha de poder dar ordens a Mac (Rob McElhenney).
Mac está ansioso para fazer tudo o que ela pede, para que ele e sua gangue do Paddy’s Pub possam cumprir seu requisito de serviço comunitário ordenado pelo tribunal e deixar a área o mais rápido possível. Mas quando Dee tenta descaradamente dar em cima de Gregory (Tyler James Williams), Frank (Danny DeVito) e o Senhor Johnson (William Stanford Davis) se desentendem por causa de um problema com um guaxinim e Jacob (Chris Perfetti) suspeita que Charlie (Charlie Day) está com algumas parafusos soltos, eles mal podem esperar até o fim do dia escolar.
Ao contrário do vínculo conturbado entre os personagens de ABC e FX, trabalhar com o elenco e a equipe de Abbott Elementary foi muito tranquilo, diz Day.
“Foi um verdadeiro privilégio para mim poder fazer parte disso, ter eles nos incluir e nos fazer parte do que eles fazem, que eles fazem tão bem,” diz o It’s Always Sunny estrela e produtor executivo, que já vê potencial para outro hilariante filme em conjunto com um membro do elenco de Abbott Elementary.
Charlie Day comentou em entrevista sobre a realização dos episódios de crossover, suas hesitações iniciais sobre a ideia e por que ele acha que a próxima temporada de It’s Always Sunny será uma das melhores.
***
Quinta Brunson contou a THR que esse crossover tudo começou com um tweet enviado a Rob McElhenney dizendo: “isso poderia ser um episódio engraçado de It’s Always Sunny”, e ele respondeu, “acho que seria ótimo para Abbott,” e os dois começaram a conversar. Como as coisas se desenrolaram da sua perspectiva?
Eu conheci a Quinta, e sabia que ela era uma grande fã do programa. Aí, Rob disse que havia se encontrado com ela e teve uma experiência semelhante onde ela estava falando sobre como era fã. Eu não lembro se ele disse que já discutiu isso com ela, ou se pode ter apenas me enviado uma mensagem depois, mas ele estava dizendo: “sim, vamos fazer uma coisa de crossover.” Eu estava um pouco hesitante quanto a isso, apenas porque não sei quantos episódios mais de It’s Always Sunny vamos fazer, fizemos oito este ano e acho que podemos fazer mais oito no próximo ano, e isso pode ser tudo.
Então, era uma parte de mim que não sabia se queria fazer muitos que não sentissem como episódios típicos de It’s Always Sunny. Além disso, eu sabia que, se eles viessem no nosso show, poderíamos torná-lo engraçado, mas estava um pouco nervoso sobre o que eles fariam com os nossos personagens, pois estou escrevendo esses caras há 20 anos; sou bem cuidadoso com isso. Mas assim que eu simplesmente me rendi e disse: “Ok, você está certo. Isso pode ser realmente emocionante,” a partir daí, foi uma experiência fantástica do começo ao fim. Como de costume, Rob estava certo.
Imagino que estar sob o mesmo guarda-chuva da Disney ajudou na execução. Havia algum obstáculo interno? Quais foram as respostas iniciais dos executivos da rede?
Na verdade, eles foram surpreendentemente receptivos. Isso me surpreendeu mais. Essa foi a parte mais suave do processo. Desde o começo, pelo menos do nosso lado, eu imagino que não posso falar pela equipe de Abbott, não parecia haver hesitação.
Como foi entrar na sala dos roteiristas com a equipe de Abbott, particularmente por seu show PG vindo do seu, que é para um público mais maduro?
Eu tinha uma ideia em mente que queria fazer uma história meio estilo Billy Madison para o meu personagem. Comecei a me empolgar com o potencial disso, mas tendo em mente que somos apenas convidados em seu programa; eles são as estrelas, é o tom deles. Eu estava basicamente entrando naquela sala dizendo: “Como podemos ajudar a apoiá-los, mas garantir que ainda se sinta verdadeiro para nosso show para qualquer um dos nossos fãs que possam assisti-lo?” A boa notícia é que eles estavam tão preparados e total entendiam o que era ótimo sobre nossos personagens que poderia funcionar em seu show e ainda assim ficar dentro da versão familiar do que eles fazem. Foi um processo bem suave e a coisa que mais me surpreendeu, pois passei 20 anos escrevendo um show e zero anos realmente em uma equipe de qualquer outro show (risos), era quão similar era. Eu pensei: “Isto é apenas mais ou menos a mesma coisa.” Todo mundo estava mais ou menos sentado em uma sala batendo a cabeça na parede tentando vir com algo engraçado para fazer.
Charlie Kelly se encaixou tão naturalmente no mundo de Abbott, com a piada recorrente de que ele é analfabeto e agora está aprendendo a ler e depois trazendo sua expertise em leis de pássaros.
(risos) Foi muito generoso da parte deles me dar uma tão boa história. Fiquei animado para fazer isso. Eu realmente queria fazer essa coisa de volta às aulas. É algo que venho pensando no Sunny há anos e anos e simplesmente não encontrei um jeito de fazer. Então, o fato de que eles embarcaram nisso foi ótimo.
Como foi o primeiro dia de filmagens com um elenco e uma equipe novas, depois de estar tanto tempo com a sua?
Isso também foi engraçado, porque havia alguns membros da equipe deles que trabalharam em nosso show durante anos. Foi dirigido por Randall Einhorn, que é um diretor de longa data de Sunny, e seu superintendente de roteiro era Jeff Gonzalez, que foi à faculdade com minha esposa, e eu lhe dei seu primeiro trabalho de supervisão de roteiro em It’s Always Sunny. E é sempre revigorante conhecer pessoas novas, especialmente o elenco. Eu realmente gostei do elenco de Abbott. Eu senti que todos conheciam bem seus personagens e trouxeram muito a cada cena. Sheryl Lee Ralph e eu, nós nos entendemos imediatamente. Somos como uma engraçada dupla estranha. Eu quase sinto que poderíamos fazer uma comédia de amigos. A química foi boa desde o minuto em que começamos a filmar.
Cada membro do elenco meio que tem seu oposto, também, Janine e Dee, Frank e Mr. Johnson, e então Mac e Ava sendo meio que parceiros no crime. Como vocês decidiram esses emparelhamentos?
Isso foi principalmente na sala deles e quem eles viam juntos. Mas eu realmente acho que os personagens de Sunny vão se dar bem com qualquer um (risos). Eu acho que você pode misturá-los e eles vão ser contenciosos até com a Madre Teresa.
Quantos episódios crossover haverá no total?
Dois episódios no total. Nós aparecemos em um episódio do programa deles e então fazemos o mesmo episódio do programa deles através de uma lente completamente diferente quando você vê isso em It’s Always Sunny in Philadelphia, e essa versão é muito menos amigável para a família.
Esta é a primeira vez que It’s Always Sunny faz um crossover?
Eu acredito que sim. É definitivamente a primeira vez que aparecemos no programa de alguém. E eu não acho que já tivemos alguém em nosso show que era um personagem de outro show.
Você acabou de encerrar as filmagens em dezembro. O que você pode nos antecipar sobre sua próxima 17ª temporada?
Eu realmente sinto que esta é uma das nossas temporadas mais fortes em anos. Tínhamos Dave e John Chernin de volta na equipe junto com Rob Rosell e David Hornsby, que são um punhado de nossos escritores mais veteranos, e suas vozes foram um grande parte do show ao longo da maior parte de nossa trajetória. Seja usando uma ambulância para fazer entregas ou indo a um local de corridas de cachorros, temos alguns episódios de It’s Always Sunny in Philadelphia que sentem como episódios antigos clássicos combinados com esse crossover de Abbott e outro que eu não quero estragar que é completamente fora do padrão. Eu acho que é uma temporada muito empolgante.
Lisa Ann Walter sempre fala sobre como se sente abraçada por Philly. Qual é sua relação com a cidade, tendo feito seu programa por tanto tempo?
Meu pai cresceu na Filadélfia e até mesmo foi à mesma escola que Rob. Eu costumava ir à Filadélfia algumas vezes ao ano para ver minha avó, meu tio e meus primos. Meus primos ainda estão lá, então sempre tive uma proximidade com a Filadélfia. Sempre se sentiu como parte da minha identidade. Mas a maneira como a cidade abraça você é incomparável. É difícil explicar para alguém o que isso é, mas a Filadélfia é simplesmente a melhor cidade, e as pessoas são as melhores também. Eu amo isso.
Vindo dos Golden Globes deste último domingo, você assistiu e houve alguma grande surpresa ou vitórias com as quais você ficou particularmente feliz?
Fiquei animado pelo meu amigo Adrien Brody. Ele trabalhou em um filme que eu dirigi [Fool’s Paradise], e ele não poderia ter sido mais adorável para trabalhar. Ele realmente se empenhou quando eu precisei que ele voltasse e fizesse algumas refilmagens. Então, foi realmente legal vê-lo obter um prêmio. Ele está na indústria há muito tempo e teve altos e baixos, então fiquei realmente feliz que ele foi reconhecido.
***
Abbott Elementary exibe novos episódios da quarta temporada todas as quartas-feiras às 20h30 ET na ABC, disponíveis na próxima dia na Hulu.
“`