Uma notícia chocante para os fãs da franquia Transformers surge com a recente decisão do estúdio Splash Damage, responsável pelo desenvolvimento do aguardado jogo multiplayer Transformers: Reactivate. Após mais de dois anos de expectativa desde o seu anúncio durante o The Game Awards de 2022, a empresa comunicou que a produção do jogo foi oficialmente encerrada. Este anúncio resultou de uma série de cortes e uma reavaliação na direção estratégica do estúdio, que é conhecido por clássicos de multiplayer como Enemy Territory: Quake Wars e o mais recente Gears Tactics.
O comunicado divulgado pelo Splash Damage foi breve, mas carregado de significado. “Hoje, temos algumas notícias muito difíceis para compartilhar”, afirmou o estúdio em nota. Além de confirmar o fim do desenvolvimento do título, a mensagem indicou que a equipe irá redimensionar suas operações para direcionar seus esforços a outros projetos. Até o momento, a empresa não especificou o número total de demissões decorrentes dessa reestruturação, mas a ausência de um futuro claro sobre Transformers: Reactivate levantou preocupações entre os colaboradores e fãs.
Transformers: Reactivate era antecipado como uma inovação dentro da franquia dos robôs gigantes, prometendo oferecer uma experiência de jogo que capturaria a essência de controlar um colossal autômato bípede. Em conversas anteriores, Eugene Evans, vice-presidente sênior de estratégia digital e licenciamento da Hasbro, mencionou que o jogo seria “um marco para Transformers nos próximos anos”, destacando o potencial inexplorado da franquia no mundo dos games.
O cancelamento de Transformers: Reactivate gerou um sentimento de desapontamento, uma vez que o jogo era visto como o primeiro grande lançamento desde o aclamado Transformers: Devastation, da PlatinumGames, lançado em 2015. Desde então, a popularidade do universo Transformers nos videogames não conseguiu se manter, particularmente devido à perda da licença da Activision. Em 2022, alguns títulos antigos da franquia foram removidos das prateleiras digitais, deixando muitos jogadores nostálgicos.
O cenário dos jogos Transformers parecia se deteriorar ainda mais com o lançamento, discreto e pouco recepcionado, do jogo racer Transformers: Galactic Trials, que não alcançou a atenção e carinho do público. De acordo com observadores da indústria, a falta de novas atualizações e a ausência de uma beta prometida em 2023 criaram um ambiente de incerteza. Por sua vez, o CEO da Hasbro, Chris Cocks, havia expressado uma visão otimista sobre os investimentos da empresa em videogames, revelando planos ambiciosos para projetos de Dungeons & Dragons e G.I. Joe, além de um sólido compromisso financeiro de $100 a $150 milhões anuais para a criação de conteúdos novos, visando pelo menos um ou dois lançamentos por ano até 2026.
No entanto, o cancelamento de Transformers: Reactivate marcou um novo revés para a marca, evidenciando dificuldades crescentes no desenvolvimento de jogos baseados em franquias icônicas. As expectativas em torno do projeto agora se dissiparam, deixando os fãs com a esperança de que a Hasbro e seus parceiros consigam um dia ressuscitar a experiência do universo Transformers em um novo formato que capture a paixão dos jogadores. Embora o mundo dos videogames seja repleto de surpresas, o futuro da saga dos robôs ainda parece incerto, fazendo com que os aficionados por Transformers aguardem ansiosamente por novos anúncios que possam trazer de volta a energia e a inovação que o gênero tanto necessita.
Em última análise, o fechamento de Transformers: Reactivate não apenas impacta o estúdio e seus empregados, mas também um imenso tempo de espera para uma comunidade fiel que ainda acredita no potencial dos Transformers nos games. Resta saber como a Hasbro reagirá após este golpe e se a jornada dos Transformers nos videogames encontrará um novo caminho. A história dos robôs que se transformam pode não ter acabado, mas este capítulo certamente deixa um gosto amargo para quem esperava por um renascimento da saga.