Os programadores do Festival de Cinema de Toronto (TIFF) revelaram sua lista anual dos melhores filmes canadenses do ano, destacando a rica diversidade e o talento emergente da indústria cinematográfica do país.

A seleção da 24ª edição oferece uma gama de filmes ficcionais e documentários de diretores renomados e emergentes, incluindo David Cronenberg, Matthew Rankin, Guy Maddin e Kaniehtiio Horn.

Os programadores do TIFF, a cada ano, conseguem destacar esses filmes independentes canadenses, colocando-os lado a lado com pesados pesos-pesados de Hollywood e outras produções estrangeiras durante o evento anual que ocorre em setembro. Portanto, as selecionadas para os Top Ten do Canadá permitem que o festival retorne no início de 2025 para celebrar os filmes canadenses em sua própria luz.

blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid-article1”, “mid-articleX”, “mid”, “mid-article”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300, 250], [2, 2], [300, 251], [620, 350], [2, 4], [4, 2], [320, 480], [620, 366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});

“Os Top Ten do Canadá deste ano celebram o que há de melhor no cinema canadense, mostrando a ousadia e a arte dos cineastas mais renomados do Canadá, além das novas perspectivas de vozes emergentes”, disse Anita Lee, Diretora de Programação do TIFF. “A seleção reflete o ecossistema cultural do Canadá e um renascimento em um cinema que se arrisca”, completou a executiva.

As últimas seleções do Top Ten do Canadá serão exibidas no Bell Lightbox em Toronto. Aqui está a lista dos principais filmes canadenses de 2024, conforme escolhido pelos curadores do TIFF:

1. Universal Language

O filme de comédia absurdista do diretor Matthew Rankin ganhou o prêmio do público para o melhor filme na seção Directors’ Fortnight do Festival de Cinema de Cannes, e foi pré-selecionado na categoria de melhor filme internacional no Oscar. A produção é uma homenagem inusitada ao cinema iraniano que se passa nas cidades canadenses de Montreal e Winnipeg, onde Rankin reimagina um Canadá onde o farsi é a língua dominante.

Universal Language
Directors’ Fortnight

2. The Shrouds

O filme de terror corporal de David Cronenberg tem Vincent Cassel como Karsh, um empresário dominado pela dor pela morte de sua esposa, que constrói um dispositivo — um manto de alta tecnologia — para observar o corpo dela se decompor em tempo real. No entanto, uma noite, vários túmulos, incluindo o da esposa de Karsh, são violados, e ele parte em uma missão para encontrar os responsáveis.

The Shrouds

3. Any Other Way: The Jackie Shane Story

O documentário do SXSW, dirigido por Michael Mabbott e Lucah Rosenberg-Lee e produzido por Elliot Page, revela como a pioneira cantora de R&B trans americana, Jackie Shane, lotou boates em Toronto na década de 1960, apenas para desaparecer em 1971 em busca de privacidade e solidão por sua própria escolha.

Luca Tarantini e Jared Raab

4. Can I Get a Witness?

O thriller de ficção científica da diretora Ann-Marie Fleming, estrelado por Sandra Oh, se passa em um futuro próximo onde, para salvar o planeta, a morte é a responsabilidade de todos. Enquanto os cidadãos de 50 anos fazem o sacrifício, artistas adolescentes são encarregados de documentar essas mortes, em um longa-metragem que mescla ação ao vivo e animação.

Can I Get a Witness?
Cortesia do TIFF

5. Seeds

A atriz Kaniehtiio Horn, de Reservation Dogs e Letterkenny, estava cansada de não receber papéis principais em filmes, então ela dirigiu sua primeira produção que entrelaça suas raízes mohawk em uma comédia de invasão domiciliar que, entre risadas, traz uma mensagem mais profunda sobre o combate a grandes corporações que ameaçam as famílias.

Seeds
LevelFilm

6. Rumours

Os diretores Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson satirizam a ineficácia de cúpulas globais e resoluções em sua produção cômica que estreou em Cannes. O elenco inclui Alicia Vikander, Cate Blanchett, Charles Dance, Rolando Ravello e Takehiro Hira. Essa é a primeira experiência de Maddin com uma programação oficial no evento.

7. 40 Acres

O thriller de sobrevivência do diretor R.T. Thorne, gravado em inglês e cree, conta com Danielle Deadwyler como uma mãe protetora que luta para manter sua família segura em um mundo devastado pela fome. O drama independente serve como uma alegoria para questões políticas e econômicas contemporâneas na era do Black Lives Matter, insegurança alimentar e direitos de terras indígenas.

40 Acres
Cortesia do TIFF

8. Matt and Mara

O drama do diretor Kazik Radwanski tem como protagonistas Deragh Campbell, no papel de Mara, uma jovem professora que enfrenta dificuldades no casamento e, inesperadamente, encontra Matt, interpretado por Matt Johnson, um homem do seu passado que aparece em seu campus universitário. A dupla já havia trabalhado juntos no filme Anne at 13,000 Ft. do mesmo diretor.

Matt and Mara
MDFF

9. Paying For It

A comédia do diretor e co-roteirista Sook-Yin Lee acompanha um cartunista introvertido e sua namorada, que buscam redefinir seu relacionamento ao fazer com que ele durma com trabalhadores sexuais, apenas para descobrir um novo tipo de intimidade no meio do processo. A adaptação do romance gráfico de Chester Brown entrelaçou o elenco, que inclui Dan Beirne, Emily Le e Andrea Werhun.

10. Shepherds

A drama da diretora Sophie Deraspe segue Mathyas, um redator publicitário de Montreal que se torna pastor de ovelhas nas montanhas dos Alpes franceses. Ele é acompanhado por Elise, uma funcionária pública que abandonou abruptamente seu trabalho e redefine a jornada de Mathyas. Juntos, eles devem pastorear cerca de 800 ovelhas, em busca de reais significados de vida.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *