O Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (IFFR) anunciou seu programa “Cinema Regained” para 2025, que apresenta 43 clássicos restaurados, documentários e explorações da herança cinematográfica. A programação abrange tanto obras contemporâneas quanto restaurações anteriores a 1970, refletindo um compromisso profundo com a preservação da cultura cinematográfica.

Entre as estreias marcantes estão Mousso Fariman — o primeiro filme do diretor burquinês Drissa Touré (Haramuya) em 30 anos, co-dirigido com Stéphane Mbanga — e O Vento Lilás de Paradjanov, um tributo ao falecido e lendário cineasta soviético Sergei Parajanov, realizado pelo diretor Ali Khamraev. Este filme será exibido em Rotterdam 38 anos após a estreia de A Lenda da Fortaleza de Suram de Parajanov e do co-diretor Dodo Abashidze no IFFR, que venceu o prêmio de melhor filme inovador em 1987.

O programa “Cinema Regained” também oferecerá uma versão restaurada de O Bobo, de José Álvaro Morais, que foi exibido pela primeira vez no IFFR em 1988. Outros destaques incluem Korean Dream: The Nama-jinheung Mixtape, de Lee Taewoong, que examina a história da Coreia do Sul durante a Guerra Fria através de imagens de arquivo, e Bomba Bernal, de Khavn, uma homenagem ao cinema de gênero filipino. Além disso, Teerã, Uma História Inacabada, de Saeed Nouri, apresenta uma análise aprofundada do cinema iraniano anterior a 1979.

As cineastas mulheres têm grande destaque no programa, com Katha, da veterana diretora indiana Sai Paranjpye; o documentário Cinema Pe Cinema: Os Teatros. Os Filmes. E Nós, de Vani Subramanian; e Oyoyo, um drama da cineasta gujarati Chetna Vora, que examina a vida de estudantes estrangeiros na República Democrática Alemã.

A cultura cinematográfica esquecida ou subestimada é outra temática central, com títulos como Bachtiar, de Hafiz Rancajale, que aborda o legado suprimido do falecido diretor indonésio Bachtiar Siagian; Cossacos no Exílio (1939), de Edgar Georg Ulmer, representando o cinema da diáspora ucraniana; e Todo parecia possível, de Ramón Rivera Moret, que examina a produção cinematográfica rural em Porto Rico.

O 54º IFFR ocorrerá de 30 de janeiro a 9 de fevereiro de 2025 e promete trazer um rico panorama do que há de melhor nas artes cinematográficas, desafiando e inspirando o público em um festival que se destaca por sua ênfase tanto na inovação quanto na preservação da história do cinema.

Programação do IFFR 2025 – Cinema Regained

¡Homofobia! (estreia europeia) dir. Goyo Anchou Argentina, 2024

Bachtiar (estreia mundial) dir. Hafiz Rancajale Indonésia, 2025

Bomba Bernal (estreia mundial) dir. Khavn Filipinas, 2025

Elenco de Sombras (estreia mundial) dir. Sami van Ingen Finlândia, 2025

Cinema Pe Cinema: Os Teatros. Os Filmes. E Nós (estreia europeia) dir. Vani Subramanian Índia, 2025

Cossacos no Exílio dir. Edgar G. Ulmer Estados Unidos, 1939

I Am with a Monk dir. Khom Akadet Tailândia, 1984

Teerã, Uma História Inacabada (estreia mundial) dir. Saeed Nouri Irã, 2025

Todo parecia possível (estreia mundial) dir. Ramón Rivera Moret Estados Unidos, Porto Rico, 2025

O Vento Lilás de Paradjanov (estreia mundial) dir. Ali Khamraev Armênia, Uzbequistão, Ucrânia, Itália, 2025

A programação completa promete ser um banquete visual e intelectual, ideal tanto para cinéfilos quanto para novas audiências. Prepare-se para uma imersão nas nuances da cinematografia mundial e a valorização do cinema como forma de arte.

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