O renomado diretor Guillermo del Toro afirmou que sua residência em Los Angeles, conhecida como Bleak House, está a salvo até o momento dos devastadores incêndios florestais que afetam o sul da Califórnia. Bleak House é uma verdadeira caverna de tesouros, repleta de criaturas, curiosidades e objetos coletados ao longo da vida do diretor.
Em uma postagem na plataforma Bluesky, o vencedor do Oscar por Shape of Water declarou: “Um breve registro — Bleak House foi, até agora, poupada. Transportamos mais de 100 peças da coleção. Muitos amigos perderam suas casas. Agora, estou ajudando-os. Farei uma pausa aqui por um tempo. Fiquem seguros”.
Del Toro fez questão de visitar Bleak House para verificar o estado da propriedade e agradecer aos primeiros socorristas que estão lutando contra as chamas. Ele expressou sua gratidão em uma segunda postagem na mesma plataforma, mencionando a importância do apoio a amigos, vizinhos e aos valentes bombeiros. Ele mesmo se colocou à disposição por aqueles que precisam.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid-article1”, “mid-articleX”, “mid”, “mid-article”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300, 250], [2, 2], [300, 251], [620, 350], [2, 4], [4, 2], [320, 480], [620, 366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});
O update de Del Toro surge em meio a um cenário grave, onde o número de vítimas subiu para 10 durante a semana em Los Angeles devido aos incêndios. Os bombeiros estão enfrentando fortes ventos na luta contra os incêndios que já destruíram bairros inteiros e mais de 10.000 casas e prédios, forçando a evacuação de mais de 100.000 pessoas.
Objetos da coleção de Bleak House integram uma exposição realizada em 2016 no LACMA, intitulada Guillermo del Toro: At Home With Monsters. Nela, estavam em exibição réplicas de criaturas icônicas do universo do diretor, como a representação do fantasma Santi de The Devil’s Backbone, com uma ferida sangrenta, e a cabeça gigantesca do monstro Frankenstein marcando a entrada do local de exposição.
“Este é um lugar religioso para mim. Para mim, tudo que nos cerca não é uma coleção, são relíquias. Relíquias ou talismãs. O que você quiser chamar, eles têm uma importância espiritual em quem sou, essencialmente”, explicou Del Toro em uma entrevista de 2016 ao LAist.
Bleak House não deve ser confundida com a residência da família que Del Toro possui em Los Angeles. A coleção privada do diretor cresceu tanto que sua esposa teve que intervir quando ele pendurou uma pintura de Richard Corben com um tema sombriamente assustador muito perto da cozinha. Ele relembrou na mesma entrevista: “Minha esposa disse: ‘Isso está muito perto da cozinha, as crianças vão ficar assustadas’. E algo dentro de mim quebrou e eu disse: ‘Vou conseguir meu próprio espaço’”.