Enquanto os bombeiros de Los Angeles enfrentavam cinco incêndios florestais que se espalharam pelo condado na quarta-feira à noite, Airbnb, Uber e Lyft foram algumas das empresas que se prontificaram a oferecer assistência imediata aos residentes que foram deslocados.

Na quarta-feira, a Airbnb anunciou que estava colaborando com a 211 LA, uma organização sem fins lucrativos que oferece uma variedade de serviços de saúde, humanos e sociais aos residentes do condado de Los Angeles, para fornecer habitação temporária gratuita a qualquer pessoa que tenha sido deslocada pelos incêndios. Esses incêndios devastaram múltiplas comunidades em todo o condado de Los Angeles e deslocaram aproximadamente 180 mil pessoas. O serviço de assistência temporária da Airbnb existe desde 2012, quando uma anfitriã de Brooklyn informou à empresa que queria abrir sua casa para ajudar as pessoas deslocadas pelo furacão Sandy naquela época. Em 2020, foi estabelecida a Airbnb.org como o braço sem fins lucrativos da Airbnb.com para auxiliar especificamente no fornecimento de habitação temporária para aqueles afetados por desastres em todo o mundo. A assistência recente para residentes deslocados através da Airbnb.org incluiu pessoas que precisaram deixar suas casas devido aos furacões Helene e Milton, que impactaram o sudeste dos Estados Unidos em setembro e outubro de 2024, e os incêndios florestais em Maui em 2023.

“Quando abrimos o programa [para residentes de Los Angeles] ontem, tivemos uma avalanche de solicitações, milhares e milhares”, declarou Christoph Gorder, diretor executivo da Airbnb.org, à The Hollywood Reporter na quinta-feira à tarde, apontando que não há limites geográficos sobre onde um residente deslocado pode escolher ficar. “Eles podem escolher onde desejam estar, porque talvez prefiram viajar para longe para ficar perto da família extensa. Também podem escolher um lugar que tenha acesso para cadeirantes ou que aceite animais de estimação”.

De acordo com Gorder, uma estadia gratuita para os evacuados é válida por sete dias, mas para quem perdeu a casa, uma operação de fase dois é implementada para fornecer habitação por um período de 30 dias. “Começamos com [sete dias] apenas para estabilizar as pessoas”, explicou. “Depois disso, trabalhamos com famílias que perderam suas casas, e nesse caso pode se tornar 30 dias. Eu espero que é para onde estamos nos dirigindo aqui”.

A Airbnb isenta todas as suas taxas, enquanto os custos dos anfitriões são subsidiados por meio de doações para a Airbnb.org. “Pessoas de todo o mundo querem ajudar as pessoas em Los Angeles hoje, e essa é uma ótima maneira de fazer isso”, disse Gorder. “100% das doações vão para o pagamento das estadias de famílias necessitadas, em grande parte para cobrir as lacunas das despesas que os anfitriões devem arcar.” Desde 2020, a Airbnb.org forneceu 1,6 milhão de noites de estadias gratuitas para mais de 250 mil pessoas em 134 países, acrescentou Gorder.

Aplicativos de transporte também estão contribuindo. Para o transporte até um abrigo local, a Uber está oferecendo viagens gratuitas, até 40 dólares, usando o código WILDFIRE25, enquanto a Lyft forneceu o código promocional CAFIRERELIEF25, que vale até 25 dólares para uma corrida até qualquer abrigo local.

Gorder afirmou que não ficou surpreso com a onda de apoio vista esta semana para os residentes de Los Angeles. “Começamos a Airbnb.org porque vários anos atrás, um de nossos anfitriões nos disse: ‘Eu tenho um lugar livre e alguém não deveria estar dormindo no carro dele’”, observou Gorder. “Altruísmo é algo com o qual todos podemos nos relacionar e entender; é um desejo humano que vizinhos ajudem seus colegas vizinhos”.

Esta história pode ser atualizada à medida que mais informações se tornarem disponíveis.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *