“`html
As animações da temporada de prêmios tomaram conta do cenário cinematográfico com o anúncio das nomeações para o 31º Screen Actors Guild (SAG) Awards, que ocorreu em 8 de janeiro de 2025. As indicações deste ano trouxeram à tona uma série de surpresas, além de algumas omissões que deixaram o público e críticos perplexos. O evento, que normalmente é celebrado com uma apresentação ao vivo, teve que ser cancelado devido aos incêndios florestais devastadores que assolam Los Angeles. Portanto, as nomeações foram divulgadas por meio de um comunicado à imprensa, onde a SAG-AFTRA expressou suas condolências e apoio a todos os afetados pelos incêndios, ressaltando a importância de contribuir para o fundo de alívio da fundação SAG-AFTRA, que ajuda os membros da comunidade artística impactados por desastres naturais.
No contexto da pandemia de COVID-19 e de um ano marcado por desafios sem precedentes para a indústria cinematográfica, a revelação das nomeações trouxe também uma onda de emoção entre os fãs e profissionais da área. Kristen Bell será a anfitriã desta cerimônia, que será transmitida ao vivo pela Netflix no dia 23 de fevereiro de 2025, a partir das 20h, do Shrine Auditorium & Expo Hall em Los Angeles. Este ano, o filme “Wicked” despontou como um grande favorito, liderando com cinco indicações, enquanto a série “Shōgun” também se destacou entre os programas de televisão, recebendo cinco nomeações.
Um dos primeiros grandes destaques foi a exclusão de Nicole Kidman na categoria de Melhor Atriz por sua atuação ousada no thriller erótico “Babygirl”, em que interpreta uma CEO poderosa em um caso com um estagiário, interpretado por Harris Dickinson. Kidman, que já conquistou prêmios na Venice Film Festival e foi indicada ao Globo de Ouro, não conseguiu conquistar uma indicação, o que foi um grande choque para muitos críticos e fãs. A categoria de Melhor Atriz, que geralmente é muito disputada, acabou por incluir nomes como Pamela Anderson (“The Last Showgirl”), Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”), Mikey Madison (“Anora”) e Demi Moore (“The Substance”). Este revés é um lembrete de como a competição é acirrada, visto que Kidman já conta com 15 indicações anteriores ao SAG Awards, tendo vencido anteriormente por “Big Little Lies”.
Outro nome de peso que ficou de fora foi Angelina Jolie, que fez seu retorno aos cinemas com a interpretação da famosa cantora de ópera Maria Callas no filme “Maria”. Apesar de muito elogiada e com indicações no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards, Jolie não conseguiu garantir uma indicação na categoria principal de Melhor Atriz. As indicações, repletas de diversidade e novos talentos, foram para Pamela Anderson, Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore. A atriz já foi indicada ao SAG Awards em quatro ocasiões, e sua vitória mais marcante foi pelo papel de coadjuvante em “Garota, Interrompida”, que lhe rendeu também uma estatueta do Oscar.
Uma das surpresas mais bem-vindas do anúncio foi a indicação de Jamie Lee Curtis na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por “The Last Showgirl”. Sua performance como atriz em um papel que foge do seu usual foi amplamente ignorada em outras premiações até agora. Apesar de ter conquistado o SAG Award e o Oscar em 2023 por seu desempenho em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, sua indicação neste filme trouxe novos ares e reconhecimento para o seu trabalho nesta temporada. Ela também conseguiu uma indicação na categoria principal, já que sua colega de elenco, Pamela Anderson, foi indicada como Melhor Atriz.
Além disso, a atriz Selena Gomez não obteve uma indicação individual por suas atuações em “Emilia Pérez” e “Only Murders in the Building”, apesar de ser reconhecida como parte dos elencos dos dois projetos. Seu desempenho rendeu-lhe nomeações duplas no Globo de Ouro, e ela triunfou na premiação de melhor atriz em conjunto na Cannes Film Festival, mas o reconhecimento individual ainda não chegou no SAG. O único membro de seu elenco que recebeu uma indicação foi Martin Short pela série de comédia, evidenciando como o reconhecimento é muitas vezes seletivo, mesmo para estrelas em ascensão.
Na categoria de drama, um nome que também não apareceu entre os indicados foi o de Cooper Koch, que recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro por sua interpretação em “Monsters: The Lyle and Erik Menendez Story”. O elenco, que inclui Javier Bardem, se destacou no SAG, mas Koch foi efetivamente deixado de lado para as indicações individuais, criando uma expectativa de que o elenco poderia ser reconhecido nas próximas nomeações ao Emmy.
Por fim, a grande surpresa foi a inclusão de Nicola Coughlan por sua atuação em “Bridgerton”. A atriz irlandesa, que já havia sido indicada em 2021 como parte do elenco, agora é reconhecida tanto como atriz principal quanto pelo desempenho de seu elenco na terceira temporada da série. Sua habilidade de capturar a essência de Penelope Featherington trouxe uma fresh face ao show, ao mesmo tempo em que chamou a atenção para o talento e versatilidade de sua carreira.
Como podemos ver, o cenário dos prêmios neste ano está marcado por emoções dilacerantes, surpresas inesperadas e algumas omissões chocantes. As nomeações do SAG Awards 2025 certamente aquecerão os ânimos e deixarão muitos aguardando ansiosamente a cerimônia. O que você acha sobre essas omissões e surpresas? A temporada de prêmios apenas começou, e há muito mais a ser revelado.
“`