A Doublepoint, uma inovadora startup finlandesa, anunciou esta semana, durante a CES 2025, o lançamento de seu novo aplicativo gratuito, denominado WowMouse, que promete revolucionar a forma como interagimos com nossos dispositivos digitais. Combinando os sensores do Apple Watch, como o acelerômetro e a bússola, o WowMouse permite que os usuários utilizem gestos das mãos para controlar aponte e clique em seus dispositivos, oferecendo uma experiência de uso diferenciada e intuitiva.

Essa tecnologia não é completamente nova para os usuários do Apple Watch, uma vez que o dispositivo já emprega um recurso semelhante chamado ‘double tap’ desde 2023, que detecta micro-movimentos no pulso ao unir o polegar e o indicador, registrando isso como um clique. No entanto, o WowMouse se apresenta como uma solução mais precisa, segundo a própria Doublepoint. O aplicativo não apenas registra esses gestos, mas também oferece a capacidade de apontar sua mão para o Mac e controlar o cursor na tela do computador através de um aplicativo complementar. Uma perspectiva empolgante que promete facilitar a vida dos usuários e interações com dispositivos Bluetooth, como luzes inteligentes, em breve.

Na apresentação, o CTO da Doublepoint, Jamin Hu, me pediu para colocar um Apple Watch em minha mão direita e apontar para uma lâmpada em um canto do ambiente. Para minha surpresa, ao fazer isso, a lâmpada começou a brilhar. Quando realizei o movimento de unir meu polegar e meu indicador, a luz se apagou. Contudo, ao rotacionar a palma da mão em direção ao teto, a intensidade da luz aumentou. Essa dinâmica, que pode parecer mágica, revela um significativo avanço em relação ao método convencional de controle de iluminação em casa, que geralmente requer a interação direta com um smartphone e com diferentes aplicativos.

Hu destacou que haverá uma fase de configuração inicial, onde o aplicativo será treinado para reconhecer as luzes existentes na residência do usuário. Após esta etapa, o WowMouse será capaz de discernir quais dispositivos estão sendo apontados, permitindo um controle mais eficiente e intuitivo.

A tecnologia impressionante por trás do WowMouse é fundamentada em uma rede neural profunda, treinada em um extenso conjunto de dados personalizado de gestos das mãos. Como todos os toques dos dedos e gestos das mãos possuem variações, este vasto dataset fornece à Doublepoint a capacidade de interpretar as intenções do usuário de forma eficaz. Esse esforço já levou 100.000 usuários a baixarem o aplicativo WowMouse na Google Play Store, cujo lançamento ocorreu no CES do ano passado. A expansão para a Apple Store aconteceu no domingo, e, em poucos dias, milhares de novos usuários já se juntaram ao aplicativo.

Embora grandes empresas de tecnologia e startups de hardware estejam desenvolvendo óculos inteligentes que utilizam voz como interface, essas tecnologias ainda requerem algum tipo de componente manuseável. Por exemplo, os óculos de realidade aumentada, apresentados pela Meta em setembro, dependem de uma pulseira de EKG que permite que os usuários rolem e cliquem em botões enquanto usam os óculos. O CEO da Doublepoint, Ohto Pentikäinen, ressaltou que sua tecnologia poderia ser implementada em óculos inteligentes da mesma forma que em relógios inteligentes usando sensores que já estão disponíveis em dispositivos populares.

A Doublepoint foi fundada em 2019 e, inicialmente, focava na produção de hardware próprio. Nos últimos anos, a empresa reorientou sua estratégia, voltando-se para o desenvolvimento de software compatível com os gigantes dos smartwatches, como Apple, Google, Fitbit e Whoop. Até agora, a Doublepoint já levantou US$ 6,5 milhões em investimentos, parte disso oriundo do governo finlandês, e espera fechar um novo ciclo de arrecadação em 2025.

Em última análise, a visão da Doublepoint é poder licenciar sua tecnologia para fabricantes de smartwatches. Apesar de o aplicativo WowMouse ter conquistado uma base de usuários fiel, criar uma tecnologia de interface dentro do ecossistema fechado de outra empresa pode limitar seu potencial. Por exemplo, se um usuário deseja utilizar o WowMouse para controlar seu computador e sua TV, precisaria desconectar o aplicativo de um dispositivo e reconectá-lo a outro. Esse desafio pode ser uma barreira e, após a experiência de uso do WowMouse, fica evidente que a tecnologia da Doublepoint poderia operar de maneira ainda mais fluida caso não estivesse limitada aos muros do “jardim fechado” de outra empresa.

Tecnologia WowMouse em uso

Com a crescente popularidade de dispositivos vestíveis e o avanço nas tecnologias de controle por gestos, o WowMouse da Doublepoint oferece uma alternativa promissora que pode muito bem moldar o futuro da interação com tecnologia. Aos entusiastas de gadgets e inovações, vale a pena acompanhar de perto os desenvolvimentos dessa startup e suas futuras expansões no mercado.

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