A Xpeng Aero HT, a empresa de aviação sob a startup chinesa de veículos elétricos Xpeng, impressionou os visitantes da CES 2025 ao lançar o que chama de “carro voador modular”, denominado Land Aircraft Carrier. Este modelo é, na verdade, uma minivan elétrica com um pequeno eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) escondido na parte traseira, que pode ser divulgado e lançado em voo com facilidade. Essa abordagem inovadora promete revolucionar o conceito de transporte urbano e atender a uma gama de necessidades, desde o lazer até operações de emergência.
De acordo com declarações da empresa, já existem 3.000 pedidos de intenção para o veículo e a intenção é iniciar a produção em massa ainda este ano, com as entregas previstas para 2026. O público-alvo engloba tanto consumidores abastados em busca de emoção quanto missões de resgate e busca em situações de emergência. O preço do Land Aircraft Carrier é estimado em menos de $300.000, o que não é nada em conta, mas promete proporcionar experiências únicas e versatilidade na mobilidade, algo que muitos consumidores podem considerar um investimento interessante.
A Xpeng Aero HT planeja um lançamento inicial na China antes de direcionar sua atenção para mercados internacionais, refletindo uma estratégia que busca primeiramente realizar testes e adaptações em um mercado interno promissor. Embora a Xpeng já tenha compartido designs futuristas e até mesmo inspirados na ficção científica para carros voadores, o Land Aircraft Carrier se destaca por sua abordagem híbrida. Em vez de exigir um hangar grande e caro, o projeto permite que o proprietário dirija o veículo ao local de decolagem ou pouso, desdobre o eVTOL e inicie o voo através de um simples comando, tornando o processo mais prático e acessível.
Brian Gu, vice-presidente e presidente da Xpeng, enfatizou que o Land Aircraft Carrier já recebeu sua certificação de tipo, o que significa que o veículo atende aos requisitos necesarios para a produção. Além disso, a empresa já realizou sua primeira demonstração pública com tripulação, o que é um grande passo em direção à viabilidade comercial. Nos Estados Unidos, startups de eVTOL como Beta Technologies e Joby Aviation já realizaram voos pilotados, embora a Archer Aviation ainda não tenha registrado avanços nesse sentido.
Apesar da certificação de tipo, a Aero HT ainda precisa obter sua certificação de produção, que permitirá a fabricação em massa das unidades, bem como a certificação de aeronavegabilidade. A instalação de produção da Aero HT em Guangzhou já está em construção, com início de operações programado para o final deste ano, com capacidade para produzir até 10.000 veículos, conforme informações de um porta-voz da empresa.
Alguns podem se perguntar como a Aero HT planeja escalar a produção a um nível tão elevado. O fato de a empresa ter levantado $150 milhões em financiamento da Série B1 em 2024 para começar a construção da sua instalação é um passo importante. Anteriormente, em 2021, a empresa havia levantado $500 milhões em uma Série A. Para comparação, a Beta Technologies levantou $1,15 bilhões, a Joby já captou $2,8 bilhões e a Archer alcançou mais de $3 bilhões, segundo dados da PitchBook.
Ainda não sabemos ao certo quanto mais dinheiro a Xpeng Aero HT precisará para escalar sua produção no próximo ano, mas é provável que, dada a ambição da empresa, a necessidade de mais capital será uma realidade. O Land Aircraft Carrier modular representa apenas a Fase 1 do projeto. Embora a Aero HT não tenha fornecido um cronograma específico, a segunda fase envolve a criação de um carro voador tiltrotor de alta velocidade e longo alcance, planejado para fazer parte de uma “rede integrada de mobilidade aérea urbana”. A terceira fase visa desenvolver um carro voador eVTOL para permitir sistemas de transporte integrado porta-a-porta, combinando terra e ar, em consonância com as tendências contemporâneas de urbanização e mobilidade.
Detalhando ainda mais o “mothership”, o módulo terrestre do Carrier é um veículo de seis rodas que lembra bastante o Canoo Lifestyle Delivery Vehicle, com um toque do Tesla Cybertruck. A Xpeng descreve a estética do veículo como uma possível inspiração de um rover lunar adaptado para a Terra – elegante, robusto e futurista. O design inclui um teto flutuante, arcos de roda escuros e espelhos retrovisores que se retraem dentro das ombreiras quando estacionados. As portas traseiras de abertura dupla se abrem automaticamente e, mesmo com o eVTOL acolhido em seu interior, há espaço suficiente para quatro passageiros, elevando a experiência de viagens compartilhadas e familiares.
O Land Aircraft Carrier também se propõe a funcionar como uma estação de supercarregamento móvel para o eVTOL, mantendo o veículo preparado para vôos a qualquer momento. Ele incorpora o que a Xpeng chama de plataforma de extensão de alcance em silício de 800 volts, o que possibilita uma autonomia combinada superior a 1.000 quilômetros – um dado impressionante para um veículo de sua categoria. O eVTOL, projetado para ser super leve, apresenta uma cabine panorâmica feita de fibra de carbono, possuindo um design de seis rotores com propulsores e braços dobráveis, abastecido por sua própria plataforma de alta tensão de silício de 800 volts.
Em termos de segurança, a Xpeng destaca que o veículo conta com designs totalmente redundantes para propulsão, alimentação elétrica, comunicações, controle de voo e operação, além de um sistema de resposta automática para falhas de rotor. Atualmente, a empresa está testando 200 unidades para demonstrar a confiabilidade do veículo em condições adversas e desafiadoras. Para os pilotos, a operação do eVTOL foi simplificada com um controle de stick único, embora a obtenção de certificação de voo seja obrigatória. A possibilidade de voar em modo autônomo, com assistência de voo inteligente que inclui decolagem com um toque, planejamento automático de rotas e monitoramento do espaço aéreo em tempo real, traz um novo nível de comfort e segurança para a experiência.
No geral, a Xpeng Aero HT parece estar se posicionando de maneira inovadora e ousada no mercado automotivo e aeronáutico. Diante de tantas promessas e a crescente validação do modelo através de testes e certificações, fica a expectativa não só da realização dos planos ambiciosos da empresa, mas também a curiosidade em perceber como a integração de mobilidade aérea e terrestre poderá transformar nosso cotidiano nas próximas décadas. Fique atento, pois estaremos acompanhando de perto este desdobrar fascinante de tecnologias que, em breve, poderá estar a apenas alguns comandos de distância.