Recentemente, a feira Monterey Car Week foi palco de uma verdadeira surpresa para os amantes de automóveis: os modelos Roadster e GT criados pela RBW, uma inovadora fabricante britânica de carros elétricos personalizados. Durante o evento, a reação dos visitantes foi uníssona e entusiasmada, capturada nas palavras do CEO da empresa, Peter Swain, em uma entrevista à TechCrunch. Ele destacou que a apresentação dos veículos gerou repetidos exclamações de admiração: “Wow, que bonito. Wow, olhe para o interior. Wow, é realmente novo? E depois, o impressionante, Wow, quanto custa isso?”. Embora essa reação possa parecer surpreendente para carros que partem de um preço de US$ 139.000, Swain defende que esse valor se torna competitivo diante da quantidade de conversões elétricas que estão sendo realizadas em todo o mundo. Para ele, a qualidade artesanal do produto final justifica o investimento.
Agora, Swain e sua equipe se preparam para um passo audacioso: o lançamento da Spirit EV, uma empresa que promete revolucionar o mercado de carros elétricos com uma proposta de design, teste e produção. Descrita como “EV-as-a-service” e com uma abordagem artesanal, a Spirit EV busca compartilhar a expertise adquirida durante o desenvolvimento dos carros da RBW com outras empresas que desejam construir veículos elétricos personalizados, mas com um toque clássico. Essa nova iniciativa nasceu da demanda que Swain vem recebendo nos últimos anos, de outros construtores de automóveis esportivos ou clássicos que almejam desenvolver seus próprios modelos elétricos. A Spirit EV permitirá que essas empresas acessem componentes específicos ou até mesmo terceirizem todo o design do veículo.
Swain revela que anteriormente ele teve que recusar repetidamente esses pedidos, afirmando que estavam ocupados com o processo de levar seus próprios produtos ao mercado, o que demandou cinco anos e 1.874 documentos de qualidade. Agora, ele acredita que pode aplicar todo esse conhecimento em uma escala maior e com um investimento substancial de US$ 18 milhões. Isso reflete não apenas a paixão pela construção de carros esportivos, mas também um entendimento profundo do modelo de negócios envolvido na engenharia e produção de automóveis elétricos.
A Spirit EV estará sediada no Reino Unido, mas também está se estabelecendo nos Estados Unidos, com planos de abrir uma fábrica em Danville, Virginia, até fevereiro de 2025. Esse movimento é apoiado por um financiamento de US$ 6 milhões proveniente da Meson Capital Partners. De acordo com Ryan Morris, presidente da Meson Capital e também presidente da RBW, a crescente demanda pelo uso de carros elétricos está tornando mais acessíveis os custos de baterias, motores e outros componentes, tornando viável esse novo empreendimento. Moris acredita que, com um investimento adicional de cerca de US$ 20 milhões, a Spirit EV pode atingir a lucratividade rapidamente, talvez até já no início de 2025.
Um dos diferenciais da Spirit EV é que, enquanto as empresas de restauração de automóveis costumam trabalhar em ritmo mais lento e a um custo elevado devido à compra de peças raras no mercado de reposição, a Spirit pretende adquirir componentes em grande escala, o que permitirá redução de custos e agilidade. Morris enfatiza que a abordagem inovadora da Spirit eliminará a necessidade de manutenção constante típica dos carros clássicos, expandindo assim o mercado de potenciais compradores. Ele desabafa sobre a tendência de romantizar o passado, lembrando que aqueles que realmente viveram naquela época enfrentavam muitos desafios, como carros que quebravam regularmente. A promessa de um veículo clássico, mas com todas as comodidades modernas, como Apple CarPlay, promete atender às demandas dos motoristas contemporâneos, que muitas vezes não têm tempo ou desejo de lidar com as incessantes quebras de um carro tradicional.
A equipe da Spirit EV é composta por especialistas veteranos na área de veículos elétricos, incluindo Neil Heslington, que lidera o desenvolvimento da nova empresa e que já trabalhou em alguns dos primeiros projetos de carros elétricos, como o Smart EV da Daimler em 2008. Heslington observa que a experiência adquirida nessas iniciativas desafiadoras está sendo fundamental na formação dos novos veículos da Spirit. Embora Swain tenha plena confiança na proposta, ele reconhece que o mapeamento deste novo mercado — os carros elétricos com estilo clássico — é um território que ainda precisa ser desbravado. Apesar da incerteza, as vendas já ultrapassam 300 unidades, com uma longa lista de espera, alimentando a esperança em um futuro promissor para a Spirit EV.
Portanto, a Spirit EV não apenas surge em um momento propício para a inovação no setor automotivo, mas também carrega em seu DNA a tradição e a paixão por carros clássicos. Com uma proposta que combina design atemporal, tecnologia de ponta e uma nova perspectiva de mercado, a empresa se posiciona como um protagonista no emocionante cenário dos veículos elétricos, prometendo um futuro radiante onde o passado e o presente se encontram em perfeita harmonia.