O MIPCOM 2023, realizado esta semana em Cannes, revelou uma tendência que vem se consolidando no mercado de televisão: após as tumultuadas greves em Hollywood e a desaceleração do mercado publicitário, compradores e vendedores se voltaram para formatos mais tradicionais e seguros, priorizando produções já testadas em detrimento de grandes apostas. Na realidade, a mensagem ecoada entre os participantes foi clara e forte: a era dos investimentos de alto risco e produções de grandes orçamentos está dando lugar a um enfoque mais conservador, com a adoção de formatos que são conhecidos por suas audiências confiáveis, tanto na programação roteirizada quanto na não roteirizada.
A presidente de licenciamento de conteúdo internacional da Paramount Global Content Distribution, Lisa Kramer, destacou que o interesse do mercado está voltado para o que já se mostrou eficaz, afirmando que “as pessoas estão em busca do comprovado”. Isso ficou evidente na demanda por produções da Paramount, que incluem o reboot de Matlock, uma série de detetive médica ao estilo Elementary chamada Watson, além de duas novas versões da sua bem-sucedida franquia NCIS. Este retorno ao básico demonstra que, mesmo em tempos difíceis, o que funciona, realmente, pode salvar o dia.
O franchise de NCIS, que já gerou impressionantes 4,5 bilhões de dólares para a Paramount, continua a ter um papel relevante no atual cenário. Durante o evento, Kramer mencionou que houve um aumento considerável nas vendas do catálogo antigo da série, especialmente entre empresas de streaming que desejam garantir um fluxo constante de episódios que possam cativar o público. Um exemplo notável é o acordo recentemente firmado entre a Paramount e a emissora alemã ProSiebenSat.1, que obteve direitos para cerca de mil episódios das várias versões de NCIS. O Chief Content Officer da ProSiebenSat.1, Henrik Pabst, reforçou que a franquia ocupa uma posição de destaque entre as 10 mais populares da plataforma Joyn.
Além do que, a tendência de dramas episódicos, que anteriormente não eram valorizados por críticos e formadores de opinião, parece estar ganhando novamente o respeito de todos, à medida que a retenção de assinantes e índice de audiência se tornam críticas para a viabilidade financeira das produções. Channing Dungey, presidente da Warner Bros. TV, notou que a agilidade da audiência em consumir esse tipo de conteúdo é uma prova de que o “público gosta deles, e devemos continuar a produzir novas sequências”. Essa mudança se dá, em parte, pela crise econômica nos EUA, onde emissoras estão restringindo orçamentos e, consequentemente, a busca por financiamentos internacionais tem aumentando, particularmente na Europa, onde há uma grande apreço por estes formatos de procedurais.
Com a maioria dos compradores operando em modo “super economizador”, a demanda por reality shows e produções de entretenimento de baixo custo disparou, tanto entre emissoras tradicionais quanto entre plataformas de streaming globais. Um dos destaques do MIPCOM foi a apresentação da Amazon MGM Studios, que promoveu o formato de comédia japonesa LOL: Last One Laughing, um dos mais populares em não-roteirizado nos últimos anos, alcançando status de título mais assistido do Prime Video em diversos países. A produção, que traz comediantes competindo para fazer os colegas rirem, terá um versão no Reino Unido em 2024, produzida pela Banijay.
O chefe de conteúdo da Banijay, Lucas Green, comentou que estamos vendo uma convergência entre radiodifusores e plataformas de streaming com relação aos formatos que desejam. Ele notou que os streamers estão cada vez mais focados na procura por reality shows, competições e entretenimento, e logo podem iniciar produções de eventos ao vivo. A distinção que existia entre emissoras tradicionais e streaming está se esvaindo, refletindo o panorama atual do consumo.
Henrik Pabst, da ProSiebenSat.1, usou os termos “super streamer” e “broad video on demand” para descrever essa fusão estratégica. Com o consumo da televisão linear em declínio contínuo e o aumento constante do consumo por streaming, ele já antecipa um momento em que ambas as linhas de consumo se cruzarão. Em sua visão, é crucial que há um planejamento adequado de conteúdo nesse novo cenário do entretenimento.
Para a ProSiebenSat.1, isso implica em fortalecer formatos que se destacam em ambas as plataformas. Um exemplo é o popular reality show Germany’s Next Top Model, já que a emissora ampliou o contrato de vários anos com a apresentadora Heidi Klum, estendendo para mais temporadas de sucesso. De forma similar, a empresa tem investido em direitos digitais para séries dos Estados Unidos, como NCIS, The Mentalist e Friends, enquanto corta na produção de dramas originais, mostrando um ajuste necessário em sua estratégia.
Os números de participação no MIPCOM também falam por si: uma queda de cerca de 5% na presença, totalizando 10.500 visitantes. A sensação geral foi de que a recuperação do setor global de TV ainda é um caminho longo, e pode haver desafios adicionais pela frente. Durante uma palestra, o executivo da Sony Pictures Entertainment, Tony Vinciquerra, alertou para a expectativa de um “grande movimento” na indústria nos próximos 18 a 24 meses, antecipando possíveis fusões, consolidações, vendas e até falências. Apesar desse cenário instável, ele acredita que os serviços de streaming alcançarão a rentabilidade, embora talvez de maneira limitada, enquanto a audiência das emissoras tradicionais continuam a decair em um ritmo sustentado.
Em suma, esta edição do MIPCOM não apenas destacou a necessidade de adaptação da indústria audiovisual, mas também reforçou que os formatos testados e aprovados não apenas sobreviverão, mas prosperarão em um ambiente onde a inovação precisa caminhar lado a lado com a tradição.