Em meio a uma era onde os videojogos de terror conquistam uma legião de fãs, Phasmophobia, um título criado pela Kinetic Games, se destaca não apenas por suas mecânicas envolventes, mas também por um conjunto de detalhes cuidadosamente elaborados que, em conjunto, criam uma experiência aterrorizante e memorável. Desde seu auge em 2020, durante os longos meses em que muitos estavam trancados em casa devido à pandemia de COVID-19, o jogo se tornou um fenômeno nas plataformas Steam e Twitch, desafiando tanto a percepção do que constitui um jogo de terror quanto a capacidade dos jogadores de discernir entre o real e o sobrenatural.
Um dos elementos fundamentais que contribui para a imersão do jogador em Phasmophobia é um quase imperceptível zumbido de fundo que se faz sentir ao transpor a entrada de uma casa mal-assombrada. De acordo com o desenvolvedor sênior Ben Lavender, este som, uma técnica conhecida como “room tone”, é uma gravação do ambiente quando em silêncio, proporcionando a cada mapa uma sensação sutil de inquietação. Quando os jogadores saem de seus veículos e se dirigem à porta de entrada, esse detalhe parece revestir a atmosfera de uma pressão palpável, evidenciando que a saída não é apenas uma questão de sobrevivência virtual, mas, em essência, um alívio psicológico. Para muitos, a ausência desse som em certos mapas, como o asilo, intensifica a sensação de vulnerabilidade, ampliando o espaço vazio que os envolve.
A essência do jogo não se limita a apenas assustar de forma superficial; Phasmophobia também envolve uma mecânica de jogo que recompensa a inteligência e a análise cuidadosa. O título foi inicialmente idealizado por Dan Knight, um programador que buscava um jogo que abordasse a caça de fantasmas de uma maneira que não havia sido explorada. As interações com o ambiente, como utilizar equipamentos reais de caça a fantasmas, incluem um leitor de eletromagnetismo e um microfone parabólico, que adicionam uma camada de verossimilhança ao processo de identificar espíritos. Jogadores devem entender como cada ferramenta funciona e descobrir se os sinais vêm de fantasmas ou dos próprios colegas de equipe, criando um cenário de incerteza que cativa e atormenta.
O confronto com o desconhecido é amplificado pelas singularidades das 24 versões de fantasmas que habitam o jogo, cada uma possuindo “personalidades únicas”, conforme descrito pelo diretor de arte Corey Dixon. Jogadores experientes podem discernir o comportamento de cada espírito, utilizando o conhecimento adquirido por meio de horas de jogo. Essa variedade traz um elemento educacional para os jogadores, que se veem compelidos a aprender com seus erros e a evoluir suas estratégias. Contudo, esse profundo entendimento do jogo pode vir acompanhado de um dilema: a possibilidade de que a desmistificação da experiência torne-a menos assustadora ao longo do tempo.
Falando sobre a jogabilidade, a equipe de desenvolvedores admite que houve múltiplas alterações na mecânica do jogo ao longo dos anos, alterando como os jogadores identificam os fantasmas. Essa evolução contínua é um testemunho da dedicação e paixão da Kinetic Games em manter a integridade e a intensidade que tornaram Phasmophobia um sucesso. Ao mesmo tempo, com a chegada de novos jogos inspirados nele, os desenvolvedores expressam tanto frustração em relação a cópias sem graça quanto satisfação ao ver inovações que evoluem a fórmula original.
Outro fator que enriquece a experiência de Phasmophobia é a inspiração em folclores de diferentes culturas, que traz uma profundidade cultural de uma forma que aproxima o jogador da história que se desenrola. No entanto, ainda assim, há um temor de que as nuances que tornam o jogo singular se diluam em meio a inovações que não trazem novos elementos. Para combater isso, a equipe já está trabalhando em uma atualização chamada “Horror 2.0”, prometendo novas interações entre fantasmas e jogadores, o que potencialmente eleva ainda mais o nível de imersão e medo na experiência de jogo.
O jogo se tornou oficialmente disponível para as plataformas Xbox Series X|S e PlayStation 5, além de continuar disponível no Steam em acesso antecipado. Para aqueles que buscam emoções e um desafio psicológico, Phasmophobia é uma jornada sombria que combina análise, estratégia e medo em uma experiência de jogo inigualável. Portanto, prepare-se para enfrentar o desconhecido, pois o verdadeiro horror pode estar mais perto do que você imagina.