A electronic arts (EA), uma das maiores empresas de videogames do mundo, anunciou resultados financeiros impressionantes para o segundo trimestre de 2024, revelando um aumento significativo em sua receita, que alcançou a marca de 2,02 bilhões de dólares. Esse número representa um crescimento de 6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando a companhia registrou 1,9 bilhão de dólares em receita. A principal razão para esse aumento foi o desempenho robusto das vendas de seus jogos de futebol, particularmente da famosa série Madden NFL, que continua a conquistar uma base fiel de jogadores em todo o mundo.
No que diz respeito aos lucros líquidos, a EA relatou 294 milhões de dólares, ou 1,11 dólar por ação, uma queda em relação aos 399 milhões de dólares, ou 1,47 dólar por ação, do ano anterior. Entretanto, o crescimento nas reservas líquidas totais, que atingiram 2,07 bilhões de dólares, marca um recorde para o segundo trimestre financeiro, aumentando 14% em comparação com as reservas de 1,82 bilhão de dólares registradas no mesmo período do ano passado. Com isso, a empresa parece estar em uma trajetória ascendente, refletindo a demanda inabalável por videogames em meio à popularidade crescente das plataformas digitais, especialmente após o aumento do consumo durante os bloqueios da pandemia.
O CEO da electronic arts, Andrew Wilson, comentou sobre os resultados e a forte performance da empresa, destacando que os esforços conjuntos das equipes, a ampla gama de jogos oferecidos e a liderança em tecnologia contribuíram para um trimestre excepcional. “A EA entregou mais um trimestre forte com reservas líquidas recordes no segundo trimestre, impulsionado por nossas equipes incríveis, portfólio diversificado e liderança em tecnologia. O momento em nossos negócios reforça nossa visão estratégica de entregar experiências inovadoras e entretenimento interativo que aprofunda e expande o engajamento em nossas comunidades globais”, disse Wilson em uma declaração.
Um dos aspectos mais notáveis da estratégia atual da empresa é a mudança na forma como os jogos são desenvolvidos e lançados. Wilson enfatizou que a EA está se esforçando para construir jogos que não dependem mais de lançamentos anuais, como era habitual no passado, mas sim focando em criar uma plataforma contínua para fãs de futebol americano, que manterá os jogadores engajados ao longo de todo o ano. Isso significa que a franchise Madden NFL está sendo transformada em uma plataforma de fãs de futebol, servindo a base de fãs durante 365 dias do ano, em vez de apenas nas temporadas de jogos.
A empresa também está explorando o potencial de desenvolver jogos de esportes além do futebol americano, como a recente introdução do jogo NFL 25, baseado na liga nacional de hóquei, e futuras iniciativas que visam expandir para regiões e esportes diversificados, incluindo os campeonatos profissionais de futebol na Espanha, conhecidos como LaLiga. Isso nos leva à reflexão: o que mais poderia estar por vir no mundo dos videogames? Wilson comentou a respeito dessa expansão, afirmando que “o futebol global é apenas o começo”, e que a empresa planeja introduzir mais esportes em mais regiões no futuro, acompanhando um ritmo de lançamentos escalonados que aproveitarão os dados obtidos em cada lançamento para definir características envolventes para futuros produtos.
Apesar dos resultados positivos, a electronic arts teve que enfrentar desafios significativos ao longo deste ano. A empresa anunciou em fevereiro de 2024 que cortaria cerca de 5% de sua força de trabalho, o que representa mais de 650 empregos, junto a custos estimados entre 125 milhões e 165 milhões de dólares para implementar um plano de reestruturação. Adicionalmente, a companhia sofreu perdas com o cancelamento de um esperado jogo de tiro na primeira pessoa ambientado no universo de Star Wars, um movimento que gerou debates entre os fãs e analistas do setor sobre o futuro do portfólio da companhia. Diante de um cenário competitivo e a rápida evolução da tecnologia, a electronic arts continua a se adaptar, buscando maneiras de se reinventar e capturar a atenção de jogadores ao redor do mundo.
Com a forte performance financeira relatada, os amantes de videogames podem se perguntar: que outras surpresas a electronic arts tem guardadas na manga? Resta esperar para ver como a empresa navegará neste ambiente dinâmico e quais novos horizontes serão explorados no emocionante mundo dos games.