Processo de remasterização revive um jogo amado pela geração dos anos 90

O renomado jogo de PC Backyard Baseball 1997 está de volta, resgatado em sua glória nostálgica e agora disponível na plataforma Steam, proporcionando uma oportunidade para os fãs reexperimentarem a diversão que marcaram suas infâncias. A tarefa de reviver este clássico caiu nas mãos da Mega Cat Studios, cuja fundação, sob a liderança de James Deighan, enfrentou desafios significativos ao investigar quase três décadas de material para dar vida novamente a este jogo cult. A empreitada começou quando a Playground Productions, uma empresa de mídia voltada para o público infantil, adquiriu os direitos dos jogos Backyard Sports, originalmente lançados pela Humongous Entertainment para PCs Windows. O problema começou quando a Humongous, atualmente extinta, não fez um ótimo trabalho na preservação de seu software durante as transações de compra e venda que ocorreram nos anos 2000.

James Deighan relembra o momento em que recebeu uma vasta caixa repleta de discos Zip, arquivos e CD-ROMs que continham fragmentos do que um dia foi um marco na infância de muitos. Com a ajuda de Luke Usher, um engenheiro especializado em emuladores, eles iniciaram a tarefa monumental de examinar esse material. Contudo, um grande problema surgiu: “Notei que o código fonte estava faltando para os jogos com os quais estávamos tentando trabalhar,” revelou Usher. A partir de uma cópia do disco de Baseball ‘97, a equipe percebeu que seria necessário modificar o jogo para que funcionasse adequadamente em sistemas modernos. Para isso, começarem a buscar online por outros que tivessem lidado com o jogo anteriormente, levando-os a John Simon, um engenheiro que já havia realizado modificações nos jogos da franquia Backyard Sports como um hobby.

Restaurando um clássico: desafios técnicos e a dedicação dos envolvidos

Para Simon, que aborda esses projetos com um espírito de curiosidade e paixão, o ato de reverter programação se tornou uma forma de arte. Ele compartilha sua motivação: “Para mim, como programador e engenheiro reverso, é divertido simplesmente entrar e descobrir se há segredos de desenvolvedores deixados para trás ou conteúdo inacabado.” O conhecimento de Simon sobre a franquia Backyard Sports provou ser fundamental, já que os jogos foram construídos dentro do SCUMM, um motor de jogo obsoleto lançado pela LucasArts em 1987. “Pode haver talvez duas dezenas de pessoas globalmente contribuindo ou trabalhando ativamente no SCUMM,” apontou Deighan, evidenciando a raridade dos talentos disponíveis para tal tarefa. Na época do lançamento original de Backyard Baseball, o SCUMM já estava em desuso, o que dificultou ainda mais a remasterização.

Utilizando o ScummVM, um interpretador de código aberto do motor de jogo, Simon conseguiu modificar ativos e scripts do Backyard Baseball. No entanto, a Mega Cat enfrentou o desafio de adaptar o jogo para dispositivos modernos, uma responsabilidade que recaiu sobre Luke Usher. “Isso basicamente envolveu construir uma estrutura que pudesse sequestrar o jogo quando você tenta executá-lo, assumir o controle e rodar nosso próprio código antes do código do jogo começar, usando isso como uma oportunidade para aplicar correções, fazer alterações e corrigir bugs,” explicou Usher. Esse processo inovador garantiu que o jogo permanecesse inalterado aos olhos do jogador, enquanto a equipe aplicava as modificações necessárias em segundo plano.

A equipe da Mega Cat dedicou-se intensamente a cada detalhe, mas conseguiu equilibrar isso com o prazer de trazer Backyard Baseball de volta à vida. A base de fãs do jogo se mostrou duradoura, com a procura até mesmo de personalidades como os irmãos Kelce, que manifestaram interesse em adquirir os direitos. “Alguns de nós fazíamos essas coisas gratuitamente por dez anos, então é meio que um projeto dos sonhos [estar] envolvido,” comentou Deighan. Embora a nostalgia impulsione o retorno, a equipe enfrentou o dilema de que muitos dos fãs do jogo agora têm entre 20 e 30 anos, o que significa que a dificuldade do jogo, voltado para crianças que estavam experimentando computadores pela primeira vez, poderia parecer fácil para essa nova geração de jogadores.

Um futuro promissor para a franquia Backyard Sports

Apesar das dificuldades, a Mega Cat e a Playground decidiram manter a essência do jogo original, adicionando conquistas do Steam para aqueles que desejam um desafio extra. “Acreditamos firmemente na preservação,” afirmou Deighan. “Nosso foco estava mais em como permitir que essa preservação digital se mantenha de pé, enquanto também adicionamos recursos de jogabilidade e colaboração.” Atualmente, Backyard Baseball 1997 está disponível no Steam, mas o trabalho da Mega Cat não terminou. Em parceria com a Playground Productions, eles também planejam remasterizar Backyard Soccer ‘98, Backyard Football ‘99, Backyard Basketball ‘01, Backyard Baseball ‘01, e Backyard Hockey ‘02.

O retorno do clássico sólidamente enraizado na cultura dos jogos representa um importante marco na preservação e apreciação da história dos videogames. A dedicação da equipe da Mega Cat e a paixão dos fãs garantem que o espírito do Backyard Baseball continuará a ser celebrado por muitos anos. “Os fãs têm comparecido de forma impressionante,” concluiu Deighan. “É fácil manter a excitação.”

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *