O cenário das bilheteiras cinematográficas tem se mostrado cheio de surpresas. Na mais recente luta pelo primeiro lugar nas bilheteiras, o filme *Here*, que se desenrola em um único ambiente e retrata a vida de uma família ao longo de várias gerações, está enfrentando dificuldades significativas em sua estreia. Este drama, que marca a colaboração novamente entre o diretor Robert Zemeckis e o roteirista Eric Roth, além de contar com as atuações de Tom Hanks e Robin Wright, viu suas expectativas de arrecadação despencarem em comparação direta com o segundo fim de semana de exibições de *Venom: A Última Dança*. Este último, por sua vez, apresenta um desempenho relativamente sólido após uma abertura decepcionante, levantando questões sobre o comportamento do público e as tendências atuais do cinema.
Em seu fim de semana de abertura, *Here* conseguiu arrecadar apenas $5,1 milhões, posicionando-se, assim, na quarta colocação das bilheteiras, um número que fica aquém das projeções iniciais, que eram de aproximadamente $7 milhões. Essas expectativas já eram baixas, considerando o alto orçamento da produção, que chegou a $45 milhões. Para que o filme consiga atingir o equilíbrio financeiro, será necessário um faturamento total de ao menos $112,5 milhões, o que agora se mostra um objetivo bastante desafiador diante dos dados atuais. Ao mesmo tempo, a crítica não tem sido generosa com a obra, o que só tende a dificultar ainda mais sua trajetória nas salas de cinema.
Por outro lado, *Venom: A Última Dança* parece ter superado, até certo ponto, as más expectativas que cercavam seu lançamento inicial. Com uma abertura de $51 milhões, a sequência se tornou um fenômeno em seu segundo fim de semana, projetando uma arrecadação de aproximadamente $22,4 milhões. Este valor representa uma queda de 56% em relação ao fim de semana de estreia, mas é uma performance melhor do que o esperado, especialmente considerando que o filme obteve uma índice de aprovação de apenas 39% no Rotten Tomatoes. Comparativamente, a faísca inicial de *Venom* foi mais robusta, com um lançamento de $80,2 milhões em 2018 e uma queda semelhante de 56,2% na segunda semana. Essa dinâmica fará com que *Venom: A Última Dança* mantenha a primeira colocação pelo segundo fim de semana consecutivo, mostrando que, mesmo com a crítica negativa, o filme consegue atrair o público.
O que isso nos diz sobre as preferências do público atual? Enquanto filmes que eram considerados “cachorros mortos” com orçamentos elevados e expectativas massivas lutam para sobreviver, produções que oferecem apelo popular conseguem se firmar nas bilheteiras. O uso de super-heróis como fenômeno cultural tem mostrado que a audiência não apenas se dedica a vê-los, mas que também aceita histórias com menos brilho crítico, desde que a experiência de entretenimento seja satisfatória. Isso se torna mais evidente observando que a audiência parece não se importar tanto com as notas da crítica, mas sim com o nível de emoção e nostalgia que as obras podem proporcionar.
Enquanto isso, o filme *Here*, que antecipa uma abordagem emocional e reflexiva através da combinação de passagens temporais e tecnologia inovadora de “de-envelhecimento”, luta para conquistar espectadores em meio a um ambiente competitivo. A expectativa é que ele consiga se firmar nas bilheteiras através de um boca a boca positivo, embora a situação atual não seja a ideal. O filme de Zemeckis, em um formato mais intimista, pode encontrar dificuldades em chamar a atenção em um mercado cada vez mais dominado por filmes de ação e super-heróis, como *Venom*.
Em conclusão, o desempenho nas bilheteiras de ambos os filmes ilustra o quão volátil e imprevisível a indústria cinematográfica pode ser. Enquanto *Here* busca seu lugar sob o sol, *Venom: A Última Dança* demonstra que, mesmo em condições adversas, filmes de super-heróis continuam a atrair o público. Resta saber se o enredo tocante de *Here* será suficiente para encontrar um caminho de sucesso ou se será ofuscado pelos explosivos feitos de *Venom* e seu universo de ação.