Novas funcionalidades prometem aprimorar o controle de dados por parte das empresas

A plataforma de desenvolvimento GitHub, amplamente reconhecida pela sua contribuição significativa ao mundo da programação, fez um anúncio impactante que promete transformar a abordagem das empresas em relação ao gerenciamento de seus dados. No dia 29 de outubro de 2024, a GitHub introduzirá a nova funcionalidade de residência de dados, começando com os desenvolvedores da União Europeia (UE). Em um cenário onde a conformidade regulatória e a segurança dos dados são prioridades para as organizações, essa nova opção permitirá que as empresas armazenem seu código e dados de repositório no local geográfico escolhido, alinhando-se às necessidades específicas de controle que muitos setores exigem. Jim Wang, vice-presidente de Engenharia da GitHub, afirmou que a capacidade de definir a localização de armazenamento dos dados é um ponto crítico para as empresas. Com a nova funcionalidade de residência de dados, será possível para as organizações não apenas ter controle, mas também garantir que suas informações estejam numa localização que atenda às suas diretrizes de conformidade e segurança.

A importância da residência de dados tem sido um tema de discussão fervorosa desde que a computação em nuvem ganhou popularidade. Mark Weir, diretor para o Reino Unido e Irlanda da Check Point Software, destaca que essa questão se torna ainda mais relevante para indústrias regulamentadas, nas quais a localização dos dados pode ser determinada pelas legislações de cada país. Além da gestão diária, o especialista evidenciou a relevância de considerações em relação à relocação de dados em caso de problemas com o fornecedor, um fator crucial especialmente quando se lida com informações sensíveis sob rígidas exigências de residência.

A nova funcionalidade de residência de dados dentro do Enterprise Cloud da GitHub oferecerá não apenas um controle mais robusto ao usuário, mas também namespaces únicos, isolados do ambiente de código aberto no GitHub.com. Essa solução é construída sobre os pilares de segurança e continuidade de negócios da Microsoft Azure. Com a crescente adoção de soluções de nuvem, Tim Mackey, chefe de Risco da Cadeia de Suprimento de Software da Synopsys Software Integrity Group, enfatiza que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a localização dos seus dados e como as regulamentações podem impactar o acesso a eles. Observando de perto o código-fonte, Mackey sublinha que o valor de muitas empresas reside em sua capacidade de inovação e no lançamento de produtos e serviços; portanto, a residência de dados é uma medida que pode mitigar potenciais riscos regulatórios, oferecendo controles que redundam em maior segurança operacional.

O desenvolvimento desse projeto teve início no verão de 2022 e resultou de uma colaboração extensa entre as equipes da GitHub. Para garantir a sincronia com as funcionalidades do GitHub.com, a empresa decidiu expandir as capacidades do Enterprise Cloud, mantendo a performance e os padrões de segurança esperados. Durante o processo, a GitHub se utilizou de suas próprias ferramentas, como o GitHub Issues e Projects, para organizar o trabalho entre mais de 100 equipes, bem como lidar com mais de 2.000 questões. Os desenvolvedores também fizeram uso de funcionalidades emergentes, como hierarquia de problemas e tipos de problemas, que serão anunciados em breve.

No que se refere à fase de desenvolvimento, a GitHub continuou a prática de utilizar seus próprios produtos, optando por GitHub Codespaces para o desenvolvimento e GitHub Actions para integração contínua. O processo de implantação foi integrado ao fluxo de trabalho existente, permitindo a adição de novas regiões como alvos de implantação. A GitHub ampliou o seu modelo “deploy then merge”, que exige implantações bem-sucedidas para alvos de residência de dados do Enterprise Cloud antes que mudanças possam ser fundidas, assegurando que as alterações sejam monitoradas e sincronizadas de forma eficaz em todos os ambientes do Enterprise Cloud.

Para testar a nova funcionalidade, a GitHub criou um ambiente isolado e migrou o desenvolvimento cotidiano da equipe responsável pelo GitHub Enterprise Importer para esse ambiente de testes. Essa abordagem proporcionou um feedback valioso ao longo do processo de desenvolvimento, permitindo à equipe endereçar problemas assim que surgiram. A introdução da residência de dados no GitHub Enterprise Cloud representa um avanço significativo para atender às necessidades das empresas em termos de controle de dados e conformidade regulatória. Conforme ressaltado por Weir, essa iniciativa da GitHub é um movimento positivo que condiz com as ações e planos de outros provedores de soluções semelhantes. Cada vez mais, a demanda por soluções de residência de dados se intensifica, especialmente entre organizações regulamentadas do setor público e privado.

À medida que novas regiões forem adicionadas no futuro, essa funcionalidade promete liberar um potencial ainda maior para a GitHub, ampliando sua base de desenvolvedores no mundo todo, particularmente aqueles que atuam em indústrias altamente regulamentadas ou que lidam com dados sensíveis. Em um mundo digital cada vez mais datado com normas e exigências, a iniciativa da GitHub não só atende à demanda crescente por controle de dados, mas também se alinha com a necessidade premente de segurança e conformidade regulatória dentro do ecossistema de desenvolvimento tecnológico contemporâneo.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *