Durante 12 dias de exibições no Festival de Cinema de Londres (BFI), o evento registrou o maior número de público presencial em 10 anos, conforme anunciado pelos organizadores na última segunda-feira.
Realizado entre os dias 9 e 20 de outubro, o festival contou com a participação de grandes talentos que apresentaram alguns dos maiores filmes do ano. Obras como Blitz, de Steve McQueen, Anora, de Sean Baker, The Apprentice, de Ali Abbasi, e We Live in Time, de John Crowley, foram exibidas no Royal Festival Hall, atraindo a atenção do público e da crítica.
Não menos impressionantes, a animação The Wild Robot, da Universal, e o documentário em formato LEGO sobre Pharrell Williams, Piece by Piece, destacaram-se entre as atrações animadas do festival, que recebeu um impressionante público de 230.342 pessoas em toda a capital do Reino Unido e além, abrangendo longas-metragens, séries, curtas, arte imersiva e trabalhos de realidade estendida. Esse número representa um aumento de 18% em relação a 2023.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid-article1”, “mid-articleX”, “mid”, “mid-article”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300,250],[2,2],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480]]);
});
Os eventos do Screen Talks contaram com as presenças de renomados cineastas, incluindo McQueen, Mike Leigh, Denis Villeneuve, Daniel Kaluuya, Zoe Saldana, e Lupita Nyong’o, que discutiram abertamente suas carreiras e o panorama da indústria do entretenimento.
Os dados recentes da equipe do BFI LFF revelam que a ocupação tanto nas exibições pagas quanto nas gratuitas aumentou para 92% este ano, com mais de 815 cineastas internacionais e do Reino Unido, artistas de XR, e criadores de séries apresentando seus trabalhos pessoalmente.
O fórum da indústria recebeu mais de 3.000 delegados, e mais de 800 jornalistas foram credenciados no LFF, assistindo a exibições de imprensa de 159 filmes.
A diretora do BFI LFF, Kristy Matheson, agradeceu a todos os artistas e colegas da indústria do Reino Unido e do mundo que estimularam a curiosidade coletiva este ano. Foi um prazer ver o público interagir entre si e com a programação — mostrando mais uma vez a alegria e conforto que todos encontramos na cultura cinematográfica.
O festival também anunciou os vencedores dos Prêmios do Público do LFF, escolhidos pelos membros do público que assistiram aos filmes em Londres e em locais de todo o Reino Unido. A comédia-drama Four Mothers, de Darren Thornton, que retrata um filho irlandês equilibrando quatro mães muito diferentes, foi a ganhadora do prêmio de melhor longa-metragem.
O documentário Holloway, de Sophie Compton e Daisy-May Hudson, que acompanha seis mulheres anteriormente encarceradas na que foi a maior prisão feminina da Europa, conquistou o prêmio de melhor documentário.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-dsk-tab-mid-article2-uid1’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid”, “mid-article2”, “mid-articleX”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article2”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480]]);
});
Jamie Benyon ganhou o prêmio de melhor curta-metragem pelo seu filme Two Minutes, que narra a história de dois irmãos que são interrompidos por sua avó durante um assalto a uma loja.