Uma excelente notícia para os fãs de Arcane: após três longos anos de espera, a tão aguardada segunda temporada da série será lançada esta semana. No entanto, é com um misto de alegria e melancolia que recebemos a informação de que essa será a temporada final da aclamada adaptação animada de League of Legends, produzida pela Netflix. Depois do emocionante cliffhanger que nos deixou intrigados em 2021, muitas perguntas ainda precisam ser respondidas antes da grande conclusão que está agendada para ser exibida no dia 23 de novembro. Para aqueles que não têm tempo suficiente para maratonar a primeira temporada antes do lançamento do primeiro ato da segunda temporada, que ocorrerá no dia 9 de novembro, um breve refresco sobre os acontecimentos passados se faz necessário.
A primeira temporada de Arcane foi composta por nove episódios, cada um deles com uma duração aproximada de 40 minutos. Apesar da quantidade reduzida de episódios, inúmeras tramas se desenrolaram ao longo da narrativa. Talvez você não se lembre do conflito central entre as cidades de Piltover e Zaun, ou talvez ainda não tenha uma compreensão clara sobre a rivalidade entre Vi e Jinx. Além disso, existem detalhes mais complexos, como a introdução da magia na trama e o que exatamente ocorreu na cena final da primeira temporada. Para ajudar a elucidar essas questões, trouxemos todas as informações que você precisa saber para se preparar adequadamente para a nova temporada.
É compreensível a ansiedade que paira no ar, pois a primeira temporada não verdadeiramente resolveu os diversos conflitos que permeiam o mundo de Arcane. Ao contrário, a narrativa nos deixou na iminência de uma verdadeira guerra. Um dos momentos mais impactantes foi quando Jinx lançou um foguete diretamente nas câmaras do conselho governante de Piltover. Essa ação deixou muitos personagens centrais em uma posição de incerteza. Jayce, Mel e a mãe de Caitlyn, Cassandra, estavam presentes no conselho na ocasião. Os trailers da segunda temporada têm mantido os eventos subsequentes a esse ataque sob sigilo, mas é evidente que Caitlyn está em uma cruzada, o que indica que sua mãe pode ter sido uma vítima da explosão. Independentemente do número de vítimas que será revelado, é certo que essa batalha será a faísca que acenderá a trajetória da segunda temporada.
O conflito central de Arcane gira em torno da crescente tensão entre as cidades de Piltover e Zaun. Enquanto Piltover se destaca como uma cidade próspera, repleta de riqueza e tecnologia, onde residem figuras como Caitlyn e Jayce, Zaun apresenta-se como uma cidade subterrânea, que contrasta drástica e negativamente com a grandeza de Piltover. Marcada por poluição e miséria, Zaun se tornou o lar dos marginalizados e também um terreno fértil para o crime. Em resposta, Piltover impôs rígidos controles sobre essa área, criando uma vertente significativa de divisão de classes. É nesse contexto que Vi e Jinx cresceram.
A primeira temporada culminou em um intenso confronto nas ruas de Zaun, que resultou na morte de Silco, o líder de fato e senhor do crime local. Os teasers da segunda temporada indicam que a produção da droga Shimmer ainda está em andamento em Zaun, apesar da morte de Silco, levando Caitlyn e um grupo de Enforcers a adentrarem a cidade para acabar com essa situação. É legítimo acreditar que nada de bom virá disso.
Embora Arcane narre a história de duas cidades, ela também é, principalmente, a história de duas irmãs. A relação entre Vi e Powder (que se transforma na Jinx ao longo da primeira temporada) é o coração da série. O primeiro ato da temporada inaugural focou na infância das duas em Zaun, que, tragicamente, culminou na separação com Vi acreditando que Powder estava morta, enquanto Powder era então acolhida por Silco. A narrativa seguiu a luta de Vi para resgatar sua irmã (agora conhecida como Jinx) da influência de Silco.
O desfecho da primeira temporada não trouxe a resolução desejada, e ao avançarmos na história, temos Vi confrontando a dura realidade de que Jinx não é mais a irmã que ela conhecia. A expectativa para a segunda temporada é que o confronto final entre as irmãs seja o clímax da narrativa, com Vi reconhecendo a transformação de Powder em Jinx e se preparando, ao lado de Caitlyn, para derrubá-la a qualquer custo.
Logo no início da primeira temporada, Caitlyn é apresentada como uma cidadã de Piltover com boas intenções, mesmo que desconectada das realidades que cercam Zaun. A recém-chegada como enforcer busca cumprir a lei e a justiça, mas logo percebe que nenhuma das partes está isenta de culpa e violência. Vi a ensina sobre a humanidade dos habitantes de Zaun, enquanto as traições por parte de oficiais corruptos ao seu redor a fazem questionar suas visões simplistas do mundo. Embora após o clímax final da primeira temporada Caitlyn pareça determinada a buscar uma mudança positiva nas relações entre Zaun e Piltover, a morte de sua mãe pode alterar drasticamente seus objetivos.
Ao que tudo indica, a segunda temporada já se mostra como uma jornada para a vingança, e a dor pode ocasionar uma cegueira temporária em Caitlyn. Após o ataque ao conselho, ela aparece como uma espécie de líder em Piltover, enquanto Jinx ganha uma posição semelhante em Zaun. É possível que as duas encontrem uma ponte para superar os ciclos de violência que têm marcado a história de suas cidades por tanto tempo.
A mãe de Mel teve uma participação relativamente pequena na primeira temporada de Arcane, mas essa dinâmica deve mudar drasticamente na temporada final. Quando chegou a Piltover, Ambessa rapidamente demonstrou ser uma mente política e militar astuta, interessada em moldar a cidade em benefício próprio, com especial atenção ao controle da tecnologia armada Hextech, inventada por Jayce. Com a possível desarticulação do conselho, Ambessa encontra-se em uma posição favorável para assumir o controle de Piltover, o que, sem dúvida, terá repercussões negativas na relação com Zaun.
Embora o universo de League of Legends esteja repleto de manipuladores de magia, Arcane apresentou uma narração que explora essa temática de forma mais sutil na primeira temporada. A magia parece aparecer em fragmentos, como um misterioso mago que salva Jayce em sua juventude, além da noção de que a Hextech representa uma forma científica de manipular a magia. Vemos, através das experimentações de Viktor, que a linha entre ciência e magia parece cada vez mais tênue. Com a promessa de que o fechamento de Arcane abrirá caminho para adaptações futuras de League of Legends, é razoável suponhar que os fios soltos da trama serão amarrados em breve. Afinal, a série se chama Arcane.
Por fim, a temporada final de Arcane será exibida na Netflix em três atos distintos. O primeiro será lançado no dia 9 de novembro, seguido pelo segundo ato no dia 16 de novembro e, por fim, o ato final, programado para o dia 23 de novembro. Prepare-se para muito mais do que um simples desfecho, porque as expectativas estão nas alturas!