Transformações no cenário dos RPGs após o impacto de Disco Elysium
No ano de 2019, o jogo Disco Elysium, desenvolvido pelo coletivo de arte convertido em estúdio de games, ZA/UM, provocou uma verdadeira revolução na narrativa dos jogos de RPG (Role-Playing Game), apresentando novas formas de imersão e construção de mundos que cativaram tanto críticos quanto jogadores. No entanto, o que parecia ser o início de uma era promissora rapidamente se tornou uma sequência de eventos desastrosos para a equipe original. Em um espaço de apenas cinco anos, a situação no estúdio tornou-se caótica, levando à dispersão de talentos criativos e à formação de novos desenvolvimentos em busca de suceder o legado que começou com Disco Elysium.
Crise na ZA/UM e o impacto nas produções de jogos
A trajetória conturbada da ZA/UM foi marcada por demissões em massa e alegações de problemas no ambiente de trabalho, incluindo fraudes e a saída forçada de membros chave como o escritor e designer principal Robert Kurvitz. Este clima adverso resultou no cancelamento de projetos promissores, incluindo sequências diretas do jogo original e uma série de outros subprojetos, deixando os fãs em estado de expectativa e frustração. Após a série de demissões, a produção de novos conteúdos ficou estagnada, e apenas alguns projetos remanescentes foram anunciados, como um spin-off para dispositivos móveis de Disco Elysium e um RPG completamente novo, situado em um mundo fictício inédito.
Atualmente, três estúdios formados por ex-membros da ZA/UM e associados a Disco Elysium estão se mobilizando para desenvolver projetos que evocam a essência do jogo original, cada um com suas propostas distintas. O primeiro deles é o estúdio chamado Longdue, liderado por Grant Roberts, um ex-escritor sênior da Bungie, que tem planos de implementar uma mecânica de RPG psicogeográfico que adaptará o mundo ao redor dos jogadores de acordo com suas escolhas. O projeto promete ser uma contribuição significativa para o gênero, mantendo a herança do Disco Elysium ao mesmo tempo em que busca se firmar como uma obra autônoma, conforme descrito em comunicado oficial do estúdio.
Outro estúdio, Dark Math Games, também trouxe uma proposta atraente com o RPG intitulado “XXX Nightshift”, que se apresenta como um verdadeiro RPG de detetive. Com uma equipe de cerca de vinte profissionais, na qual aproximadamente metade trabalhou na produção de Disco Elysium, o estúdio destaca a presença de Timo Albert como diretor de arte. Albert já havia contribuído para o jogo original sob a perspectiva de publicações e desenvolvimento. Apesar do contexto tumultuado que acompanha o nome do jogo, a expectativa é de que a equipe traga uma experiência rica e envolvente, ao mesmo tempo que reflete sobre os desafios enfrentados anteriormente.
Novas iniciativas de desenvolvimento e a busca pela reestruturação criativa
O terceiro estúdio revelado é o Summer Eternal, que se destaca por ser liderado por dois dos escritores originais de Disco Elysium, Argo Tuulik e Olga Moskvina. Com a adição de Dora Klindžić, que também fez parte da equipe de escritos para o jogo, esse estúdio pretende se afastar dos erros de gestão que culminaram na crise da ZA/UM. A visão compartilhada por seus membros indica um desejo de restabelecer um ambiente colaborativo e criativo, que valorize a arte e a contribuição coletiva, em oposição à visão corporativa que permeou a antiga estrutura. O manifesto e a configuração do estúdio, que será operado como uma cooperativa de trabalhadores, refletem um compromisso em resgatar o potencial criativo e artístico que caracterizou o auge do desenvolvimento de jogos como Disco Elysium.
As declarações de Tuulik enfatizam uma perspectiva renovada, com um foco na inovação e na criação de experiências que rompam barreiras nos próprios gêneros dentro dos jogos. Ele expressou um desejo latente de não se contentar com o que foi realizado anteriormente. Para isso, o grupo se compromete a começar um novo ciclo do zero, impedindo que conflitos internos e desavenças arruínem o processo criativo, em uma tentativa de construir um futuro mais promissor para os jogos de RPG. Contudo, a realização de projetos nesta nova fase pode levar tempo e espera-se que o público tenha paciência, pois muitos desses desenvolvimentos podem demorar a aparecer nos mercados.
A situação atual da ZA/UM, enquanto isso, apresenta um cenário limitado de projetos e uma equipe que se dispersou após as saídas conturbadas de seus principais criadores. A trajetória de Robert Kurvitz, que aparentemente segue seu próprio caminho com um novo estúdio chamado Red Info, permanece nebulosa, embora ele já tenha demonstrado interesse em compartilhar suas experiências sobre construção de mundos no cenário dos jogos. A comunidade continua a anseiar por novos lançamentos que proporcionem a mesma profundidade narrativa e desafio que Disco Elysium trouxe à luz. Portanto, a expectativa em torno do futuro das produções e o retorno a um universo rico em histórias carismáticas e interativas permanece elevada.