Como um veterano apostador enfrentando as emoções do jogo, os executivos de cinema independente que lotam o novo espaço em Las Vegas, no Palms Casino, para a American Film Market (AFM) deste ano, estão repensando suas estratégias. A indústria cinematográfica independente, tradicionalmente arriscada, tornou-se ainda mais uma roleta com as exibições teatrais se transformando em uma aposta alta — o jackpot de Longlegs contra o fracasso de títulos como Borderlands e Megalopolis. Esse cenário faz com que os compradores hesitem em apostar suas fichas em qualquer projeto que não pareça uma certeza.
Para os filmes independentes na AFM, isso se traduz em uma estratégia de duplo ataque nos filmes de gênero, em especial o terror e a ação, com um movimento em direção a dramas e comédias, que são considerados apostas mais arriscadas internacionalmente. O sucesso no mercado de cinema independente depende cada vez mais de projetos que possuem um público garantido, e as escolhas estão se concentrando em produzir filmes que se alinhem com as expectativas de um público específico.
Um vendedor dos Estados Unidos destaca que até mesmo algumas das menores empresas de vendas internacionais estão ampliando suas apostas em títulos de gênero. Ele afirma que “o sucesso se tornou impossível de prever e todos estão procurando qualquer coisa que tenha uma audiência já estabelecida.” O êxito nas bilheteiras de Longlegs e Terrifier 3 são exemplos claros de como projetos de terror podem ser atraentes. Este ano, a AFM traz uma variedade de projetos aterrorizantes, incluindo Twilight of The Dead, que será dirigido por Brad Anderson, e o psicológico Victoria Psycho, que reunirá Margaret Qualley e Zachary Wigon novamente.
No entanto, os maiores compromissos na AFM deste ano parecem estar na ação. Diversos projetos de alto perfil estão disponíveis, como Cleaner, um thriller de sequestro no estilo Die Hard estrelado por Daisy Ridley. Além disso, temos Hammer Down, que apresenta Idris Elba como um motorista de caminhão que protege sua filha durante um assalto, e The Last Druid, estrelado por Russell Crowe, que será promovido pela AGC Studios. Essa nova onda de ação está sendo observada com expectativa e sinaliza um desejo crescente por esse tipo de material no mercado.
Além disso, a Lionsgate, após uma série de fracassos nas bilheteiras, também aposta suas fichas em um catálogo repleto de filmes de ação, incluindo Day Drinker, que reunirá os astros de Piratas do Caribe, Johnny Depp e Penélope Cruz. Outro projeto, Fairytale in New York, é uma comédia de ação temática de férias que conta com características únicas e promissoras. Este movimento em direção a ações bem definidas ressalta uma mudança de paradigma que visa garantir que os filmes não apenas atraiam um público, mas que também entreguem resultados financeiros palpáveis.
Os sentimentos em Palms Casino não poderiam ser mais diversos sobre a nova localização da AFM em Las Vegas, após décadas em Santa Monica. Embora os expositores relatem que os custos associados a esse novo espaço são exorbitantes, com um comerciante britânico mencionando que seu estande custou US$ 30.000, o consenso é que a infraestrutura sob um mesmo teto deve tornar o evento mais eficiente. A baixíssima proximidade à praia que muitos apreciavam em Santa Monica está sendo sentida por muitos, mas a realidade percepção do alto risco nos negócios de cinema independente faz de Las Vegas um cenário apropriadamente adequado e energético.
Um produtor americano observa que existe definitivamente uma procura internacional por filmes de ação e afirma que o verdadeiro apetite do público só será revelado após a AFM. “O mercado está mudando tão rápido que as tendências vêm e vão com uma velocidade impressionante. O que é sucesso em um mercado pode ser um fracasso absoluto no próximo”, argumenta ele, enfatizando a necessidade de se adaptar rapidamente às novas realidades do cinema independente.
Portanto, a AFM deste ano não será apenas uma vitrine para filmes de terror e ação. Na verdade, será um indicativo de como a indústria independente está se reinventando e enfrentando os desafios de um mercado cada vez mais exigente e volátil. Mesmo num ambiente que pode ser considerado um grande cassino, os verdadeiros vencedores neste jogo serão aqueles que conseguirão identificar e cultivar os projetos que realmente atraem os compradores e, consequentemente, o público. Assim, enquanto todos aguardam ligações e contratos aquecidos ao sol de Las Vegas, a expectativa é de que os ventos da mudança tragam também novos ventos de sucesso para a indústria cinematográfica independente.