O filme ‘Longlegs’, dirigido por Osgood Perkins, tem favorecido muitas conversas e expectativas. O primeiro material compartilhado pela Neon, o distribuidor do filme, apresentava uma breve cena com Nicolas Cage, que rapidamente chamou a atenção do público e da crítica. O executivo da Neon, Tom Quinn, recorda que o clipe era de uma pequena cena estranha, mas ao mesmo tempo intrigante, enfatizando que se não fosse Nicolas Cage, poderia parecer completamente insano. Contudo, o fato de ser Cage fez tudo parecer intensificado — uma ideia que não podia ser desperdiçada.
Christian Parkes, chefe de marketing da Neon, complementa ao dizer que a experiência auditiva proporcionada por Cage se destacou de todas as outras. O uso de sua voz única e bizarra foi um indicativo claro de que o projeto merecia ser levado a sério. O plano inicial de marketing envolveu a decisão de manter o mais intrigante possível sobre a essência do filme envolvendo o personagem de Cage, que era um notório serial killer.
Uma estratégia de marketing inovadora e fora dos padrões tradicionais foi concebida. A Neon optou por não expor Cage em todo o material publicitário, seguindo a lógica de filmes como ‘Jaws’, onde o suspense é gerado pela ausência do “monstro”. Parkes explica que era vital manter Cage sob a sombra enquanto detalhavam uma campanha baseada nos elementos do mistério e do suspense. Assim, construíram uma narrativa de “migalhas” que instigava a curiosidade dos fãs de terror, levando-os a uma jornada para desenterrar os segredos do filme.
Dentre as táticas empregadas, as imagens e vídeos perturbadores foram divulgados nas mídias sociais sem qualquer informação oficial sobre o longa. O mistério gerou uma onda de especulações nas redes sociais, especialmente no Reddit, onde os usuários debatiam teorias sobre o filme. As redes sociais fervilhavam com discussões e, à medida que mais conteúdos eram lançados, a expectativa só aumentava.
O lançamento da primeira prévia que apresentava apenas a silhueta de Monroe e a presença de Cage em segundo plano foi a cereja do bolo. As interações on-line sobre o trailer eram tão intensas que os fãs pediam mais mistério, mais enigma — se tornaram um verdadeiro exército a favor do filme.
Ao lado dessas táticas, as mídias sociais desempenharam um papel fundamental, com o trailer do filme sendo lançado apenas alguns dias após o primeiro teaser. O marketing manteve a fórmula de suspense e atração. Cada campanha era calculada, e as reações nas redes sociais estavam ajudando a validar a estratégia de marketing não convencional da Neon.
Assim, a estreia de ‘Longlegs’ se deu em um momento ideal do calendário cinematográfico, caindo no auge da temporada de blockbusters, bem como em contraste direto aos filmes familiares predominantes. Após um robusto primeiro fim de semana, a produção arrecadou US$ 22 milhões, superando as expectativas e se firmando como o filme independente de maior sucesso em anos. O filme ultrapassou a marca de US$ 75 milhões na bilheteira nacional e US$ 100 milhões em todo o mundo, uma façanha incrível considerando que o orçamento foi de apenas $10 milhões.
Em suma, a abordagem não convencional de marketing adotada pela Neon em ‘Longlegs’ é um modelo de estudo para gerações futuras de cineastas e profissionais de marketing. Utilizando o poder do suspense e do engajamento, a Neon conseguiu não apenas impulsionar o filme, mas também redefinir o que significa promover filmes independentes na era digital. A impressão que ‘Longlegs’ deixou não foi apenas financeira, mas cultural, marcando um novo capítulo para o marketing de filmes. Essa conquista é a prova de que, com inovação e ousadia, as regras de um setor tradicional pode ser virada de cabeça para baixo, como o próprio enredo de ‘Longlegs’.