Superando obstáculos e construindo um futuro brilhante com a NASA
Felipe Valdez, engenheiro de controle de voo do Centro de Pesquisas de Voo Armstrong da NASA, representa a superação e a dedicação. Desde a sua infância desafiadora nos Estados Unidos e no México até o seu trabalho atual com aeronáutica, Valdez é um exemplo notável de como a determinação e o interesse por ciências exatas podem transformar a vida de uma pessoa. Nascido em um ambiente com dificuldades financeiras e familiares complexas, ele enfrentou uma série de desafios que moldariam seu caráter e suas ambições profissionais. Desde jovem, Valdez se destacou em matemática e ciências, áreas que despertaram sua curiosidade e o guiaram rumo ao campo da engenharia. Seu relato é uma inspiração para muitos, pois ilustra a importância da educação e da resiliência em um mundo cheio de obstáculos.
Confrontado com dificuldades que incluíam longas jornadas de trabalho de sua mãe e a luta de seu pai contra a dependência, Valdez viu a educação como uma porta para um futuro melhor. Ele fez a difícil escolha de deixar sua família quando ainda era adolescente para retornar aos Estados Unidos, onde enfrentou o choque cultural de aprender uma nova língua e adaptar-se a um ambiente desconhecido. Apesar dessas dificuldades iniciais, uma chama interior de curiosidade o levou a aprofundar seus conhecimentos em disciplinas científicas. Valdez comentou: “Quando era criança, sempre fui bom com números e fascinado por como as coisas funcionavam. A engenharia combinava tudo isso, e isso despertou meu interesse”.
Durante sua trajetória acadêmica na California State University, Sacramento, Valdez teve a sorte de receber orientação crucial de seu professor, José Granda. Granda, que anteriormente atuara como porta-voz em espanhol para uma missão do espaço, incentivou Valdez a se candidatar a um estágio na NASA, uma oportunidade que mudaria o curso de sua vida. Ao ser selecionado como estagiário no Office of STEM Engagement da NASA, no Centro Espacial Johnson em Houston, ele trabalhou no desenvolvimento de software para dinâmica veicular, atuadores e modelos de controladores em simulações computacionais destinadas a cápsulas espaciais. “Aquele foi um momento transformador”, comentou Valdez em relação à oportunidade que teve.
Após essa experiência, Valdez percorreu um caminho que o levou a outro estágio na NASA, desta vez no Centro de Pesquisas de Voo Armstrong, onde teve a oportunidade de se envolver no desenvolvimento de computadores de voo para um design experimental de asa voadora, o Preliminary Research Aerodynamic Design to Lower Drag. Isso o preparou para sua aceitação no Programa Pathways da NASA, um programa de estágio que oferece a perspectiva de emprego em tempo integral após a formatura. “Esse foi o início da minha carreira na NASA, onde minha paixão pela aeronaútica realmente decolou”, afirmou Valdez.
Como o primeiro membro de sua família a concluir um ensino superior, Valdez obteve seu diploma de bacharel em engenharia mecânica na Sacramento State e, em seguida, um mestrado em engenharia mecânica e aeroespacial na Universidade da Califórnia, Davis. Hoje, ele é parte fundamental da equipe da NASA como engenheiro de controle de voo sob a Divisão de Dinâmica e Controle no Centro Armstrong. Sua experiência se concentra no desenvolvimento de simulações de voo e no design de controle de voo, especialmente para aeronaves com propulsão elétrica distribuída. Valdez expressa a satisfação que sente ao fazer parte de um grupo dedicado a tornar a aviação mais rápida, silenciosa e sustentável, destacando que: “Como engenheiro de controle, trabalhar em conceitos avançados de aeronaves, como propulsão elétrica distribuída, permite que eu projete algoritmos para controlar diretamente múltiplos motores, o que melhora a segurança e a estabilidade, enquanto promove operações mais limpas e silenciosas que visam a sustentabilidade na aviação”.
Valdez também mantém um forte orgulho por sua herança e pelo papel da inclusão na NASA. Ele acredita firmemente que todos têm a oportunidade de prosperar e contribuir, pois “sinto um forte senso de orgulho ao saber que a inclusão é um dos nossos valores centrais e que oportunidades estão ao alcance de qualquer um na NASA”. O exemplo de Felipe Valdez é um testemunho poderoso do impacto que uma educação sólida, acompanhada de perseverança e apoio, pode ter na vida de indivíduos que aspiram a realizar sonhos e carreiras desafiadoras em campos científicos e tecnológicos.