Recentemente, conversamos com Roy Armstrong, um dedicado professor e instrutor do programa OCEANOS, que promove estágios em ciências marinhas para estudantes hispânicos em Porto Rico. Ao manobrar um pequeno barco pelas águas cristalinas das ilhas ao largo de La Parguera, Armstrong compartilha seu amor pelo oceano e a importância de um programa que visa inspirar as novas gerações a explorar e proteger os ecossistemas marinhos que cercam a ilha.

uma paixão que se transforma em ação

Roy Armstrong, professor do Departamento de Ciências Marinhas da Universidade de Porto Rico, se envolveu no OCEANOS graças à ideia de seu amigo e ex-aluno Juan Torres-Perez, que atualmente trabalha no Centro de Pesquisa Ames da NASA. “O objetivo é motivar estudantes hispânicos a seguir carreiras nas áreas de tecnologia e oceanografia”, explica Armstrong. O programa é especialmente vital dado o contexto único de Porto Rico, uma ilha cercada pelo oceano, mas onde o interesse em ciências marinhas ainda é insuficiente em comparação a outras disciplinas.

A necessidade de promover o estudo e a conservação dos recursos marinhos da ilha é, portanto, uma prioridade fundamental. O uso de tecnologias avançadas, como o sensoriamento remoto, é uma das ferramentas que os participantes aprenderão a empregar para estudar a qualidade da água e monitorar o estado de recifes de corais, comunidades de manguezais e outras áreas críticas para a saúde do ecossistema marinho.

encontros memoráveis e desafios logísticos

Um dos aspectos mais gratificantes do programa, segundo Armstrong, é o entusiasmo demonstrado pelos alunos ao experimentarem a beleza do ambiente marinho pela primeira vez. A alegria e a curiosidade dos alunos ao aprender sobre a importância dos manguezais para a pesca e a proteção das costas são momentos que marcam a jornada de aprendizado. No final do programa, é comum ouvir os estudantes expressarem seu desejo de prosseguir suas carreiras em ciências marinhas, uma mudança de perspectiva que traz satisfação para todos envolvidos.

Entretanto, o programa também enfrenta desafios significativos, especialmente em questões logísticas relacionadas à segurança durante as atividades em grupo no mar. “Existem limitações sobre quantos alunos podem estar em uma embarcação a qualquer momento”, explica Armstrong. Para superar essa restrição, neste ano, o programa introduziu um componente virtual, permitindo que uma nova turma de estudantes e professores aprenda sobre as tecnologias de sensoriamento remoto da NASA, além de participar de projetos desenvolvidos pelos alunos que participam presencialmente da experiência.

reflexões sobre as mudanças ambientais em Porto Rico

A experiência de Armstrong em ciências marinhas não é apenas acadêmica, mas também profundamente pessoal. Nascido em Ponce e vivendo em Parguera há décadas, ele testemunhou transformações ambientais drásticas ao longo dos anos. Desde a destruição causada por furacões nas zonas rasas de recifes de corais na década de 1970 até um aumento preocupante das doenças de corais, sua preocupação com a conservação dos recursos marinhos é evidente.

A pressão causada pelo turismo em áreas marinhas protegidas é outro fator que aumenta a vulnerabilidade desses ecossistemas. “Demais barcos e pessoas na água comprometem o tempo necessário para que o ecossistema se recupere”, enfatiza. Armstrong acredita que a educação e a conscientização são essenciais para impedir que os jovens deixem a ilha em busca de oportunidades em outros lugares. “Se conseguimos entusiasmar os jovens com as ciências marinhas, eles podem decidir ficar em Porto Rico e contribuir para a proteção dos nossos ecossistemas costeiros”, afirma.

heranças educacionais e expectativas futuras

Com o andamento do programa, os alunos já comentam sobre as conexões que formaram com seus colegas, mentores e professores, o que poderá ter um impacto positivo em suas futuras escolhas profissionais. Para muitos, a experiência no OCEANOS não apenas amplia seus horizontes de aprendizagem, mas também pode até mesmo mudar suas trajetórias de carreira, deslocando o foco de outras disciplinas para as ciências marinhas e tecnologia.

Armstrong, em sua longa jornada como educador e guia nesse campo tão apaixonante, se mostra esperançoso de que o programa OCEANOS consiga inspirar uma nova geração a se comprometê-lo com a proteção e a valorização dos nossos oceanos. Para ele, e para os alunos, a conexão com o ambiente marinho não é apenas uma jornada de aprendizado, mas uma oportunidade de fazer a diferença.

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