O projeto OCEANOS, que visa ensinar ciência marinha a estudantes de diversas origens, está fazendo ondas nas instituições de ensino em Porto Rico. Recentemente, tivemos a oportunidade de conversar com a professora associada de biologia, María Fernanda Barbarena-Arias, que atua como mentora e instrutora no programa. A experiência dela, assim como as oportunidades que o OCEANOS oferece, é um forte testemunho da importância de formar novas gerações de cientistas marinhos na região.

quem é maría fernanda barbarena-arias e o que ela faz no oCEANOS?

María Fernanda Barbarena-Arias é uma referência na área de biologia na Universidade Americana de Porto Rico, no Campus Metropolitano. Como co-investigadora do projeto OCEANOS, ela desempenha um papel crucial como instrutora e mentora durante os estágios do programa. Na Playa Melones, em Culebra, ela orienta os estudantes enquanto eles se aventuram na prática da ciência marinha, interagindo com o ecossistema local e coletando dados essenciais para seu aprendizado.

a relevância do programa oCEANOS em porto rico

Segundo Barbarena-Arias, o OCEANOS oferece uma oportunidade única aos estudantes, especialmente em um contexto como o de Porto Rico, onde normalmente a ciência marinha é ensinada em universidades públicas, que podem não ser acessíveis a todos. É, portanto, um ponto de partida para muitos que não encontram espaço nas instituições tradicionais, permitindo-lhes explorar o campo da ciência oceânica e familiarizar-se com recursos naturais costeiros e marinhos. Ela destaca que essa experiência é um divisor de águas, proporcionando a estudantes de uma universidade privada a chance de se envolver em um setor científico que pode ser muitas vezes negligenciado na tradição educacional da ilha.

crescimento e confiança: o desenvolvimento dos estudantes ao longo do estágio

O que realmente impressiona Barbarena-Arias é o crescimento que observa nos alunos ao longo do estágio. Inicialmente, muitos deles se mostram hesitantes ao entrar na água, mas à medida que se envolvem em seus projetos, sua confiança aumenta significativamente. Ela observa que, nos primeiros dias, os alunos fazem muitas perguntas, mas já no terceiro dia, eles demonstram uma compreensão clara dos procedimentos e se tornam mais proativos na coleta de dados. Essa transformação evidencia o empoderamento que a experiência proporciona e é algo que encanta a professora, que se dedica a cuidar do aprendizado e desenvolvimento de cada estagiário.

o que os alunos devem levar consigo após a experiência

Barbarena-Arias expressa sua esperança de que os alunos se tornem embaixadores da ciência natural ao término do programa. Ela gostaria que eles percebessem que a ciência marinha é uma área viável e que também existem outras opções de carreiras além da medicina ou das disciplinas relacionadas à saúde, que costumam ser vistas como os únicos caminhos. O programa OCEANOS não apenas educa, mas também pretende conscientizar os alunos sobre a vulnerabilidade da ilha e a necessidade de agir em prol da preservação de seus recursos naturais. Essa responsabilidade é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.

a trajetória de maría fernanda no campo da ciência marinha

Natural da Colômbia, a trajetória de María Fernanda Barbarena-Arias é um exemplo de como a paixão pela ciência pode redirecionar caminhos. Após concluir sua graduação em biologia com uma ênfase em entomologia, ela descobriu sua verdadeira vocação na ecologia ao realizar um projeto envolvendo insetos. Sua motivação a levou a Porto Rico, onde se formou em biologia tropical e construiu uma carreira notável. A decisão de se dedicar ao ensino fora das salas de aula foi motivada por sua insatisfação com os métodos tradicionais de ensino de ciências. Desde então, ela se envolveu em treinamentos e em colaboração com diversas instituições, buscando formas inovadoras de ensinar e mentorizar estudantes.

um convite que transformou sua carreira

O convite para integrar o projeto OCEANOS surgiu como uma continuidade de sua busca por formas não convencionais de educar. Desde então, Barbarena-Arias não apenas colabora com outros pesquisadores, mas também semeia um entusiasmo renovado pela ciência marinha entre os estudantes. Sua história não é apenas de dedicação acadêmica, mas também de transformação pessoal e profissional, que continua a gerar um impacto positivo na nova geração de cientistas marinhos em Porto Rico.

considerações finais sobre o futuro da ciência em porto rico

A educação em ciências marinhas é vital para o entendimento e a conservação dos recursos do nosso planeta, e iniciativas como o OCEANOS são fundamentais para despertar o interesse e o conhecimento nas novas gerações. O trabalho de Maria Fernanda Barbarena-Arias é um exemplo brilhante de como um projeto inovador pode simultaneamente inspirar e formar a próxima leva de cientistas comprometidos com a causa ambiental. O futuro do planeta depende da ação de hoje, e o OCEANOS é uma das soluções que potencializam essa transformação.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *