último capítulo da obra traz nostalgia e evolução dos personagens
Na última sexta-feira, 27 de janeiro, o mundo dos fãs de mangás assistiu ao desfecho de uma narrativa que conquistou corações ao longo de anos. Hiromi Morishita, em colaboração com Syohei, deu fim ao manga Seishōnen Ashibe através do site Web Action da editora Futabasha. Esta obra é uma sequência da série original Shōnen Ashibe, que também era de Morishita, e traz à tona as vivências de Ashibe e Sugao, agora já jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio, contrastando com sua infância na obra anterior, onde eram apenas alunos do segundo ano do ensino fundamental.
da infância para a adolescência: a evolução dos protagonistas
O manga Seishōnen Ashibe foi lançado inicialmente na revista Monthly Action em 2017 e, após o término da publicação desta revista em fevereiro de 2023, sua continuidade se deslocou para a plataforma digital do Web Action. Durante esse trajeto, a obra manteve seu charme e características que cativaram os leitores. O último volume compilado do manga, que é o nono, está previsto para ser lançado no Japão em 27 de fevereiro de 2023. Os fãs já estão ansiosos pela chegada dessa edição, esperando reencontrar velhos conhecidos em novas situações.
A história original, que circulou pela revista Weekly Young Jump entre 1988 e 1994, cativa o público ao abordar o cotidiano de um adorável filhote de foca chamado Goma-chan, e seu companheiro humano, o garoto Ashibe Ashiya. O carinho entre os dois e as situações inusitadas que enfrentam se tornaram a receita perfeita para o sucesso da série. É difícil não se deixar levar pela inocência e pelas aventuras que envolvem a amizade entre um garoto e seu adorável animal de estimação.
Além das publicações impressas, a obra também rendeu outras adaptações. O manga inspirou um anime que foi ao ar em 1991, seguido por uma sequência exibida entre 1992 e 1993. A nostalgia trazida por estas animações fez com que muitos fãs se sentissem transportados de volta à sua infância, despertando sentimentos de felicidade e saudade. Uma nova adaptação intitulada Shōnen Ashibe GO! GO! Goma-chan estreou em 2016 e teve sua segunda temporada em 2017, provando que a história ainda ressoava entre as novas gerações. Inclusive, a Crunchyroll fez questão de transmitir essa nova versão, bem como disponibilizou online a adaptação em manga feita por Morishita em parceria com Junko Ogino.
um legado que perdurará por gerações
O encerramento de Seishōnen Ashibe pode ser visto como um ponto final para uma trama que explorou com sensibilidade a transição da infância para a adolescência. Ao mesmo tempo, é também uma celebração do amor, da amizade e das inesquecíveis experiências que moldam as relações humanas. E, claro, a figura do carismático Goma-chan sempre estará presente na memória dos fãs, junto com as aventuras vividas ao lado de Ashibe.
Em um mundo onde os mangás frequentemente abordam temas mais sombrios, a simplicidade e a leveza de tão belas histórias como a de Seishōnen Ashibe são inestimáveis. Apesar do seu fim, o legado deixado continuará a inspirar tanto aqueles que cresceram com as primeiras publicações quanto novos leitores que, fascinado pelas ilustrações e pelos personagens, se aventurarão por este universo encantado.
Assim, com o último capítulo, se inicia uma nova fase para os fãs. O que virá a seguir? Novas histórias e novas aventuras estão no horizonte, e é através dessa passagem que a magia dos mangás se renova e se eterniza.