Roy Armstrong, um destacado professor associado ao programa OCEANOS e ao Departamento de Ciências Marinhas do Colegio de Mayagüez, tem dedicado sua carreira a inspirar jovens a se engajar em campos relacionados à oceanografia e ciências marinhas. Recentemente, em uma conversa descontraída enquanto pilotava um pequeno bote pelos encantadores cayos próximos à costa de La Parguera, Puerto Rico, ele compartilhou sua experiência e os valores do projeto OCEANOS, o qual visa motivar estudantes hispano-americanos a seguir a carreira de oceanógrafos. A importância desta iniciativa se torna evidente considerando os desafios enfrentados por jovens que desejam continuar seus estudos na temática das ciências marinhas.
o papel fundamental de programas com tecnologia de ponta para a educação científica
Dentro do contexto educacional atual, o programa OCEANOS desempenha um papel fundamental, especialmente em um lugar como Puerto Rico, onde apenas uma fração dos estudantes opta por avançar em suas carreiras acadêmicas na área marinha. De acordo com Armstrong, muitos jovens buscam oportunidades fora da ilha, o que pode resultar em um desperdício de potencial humano valioso. O programa visa agir como um catalisador, motivando-os desde o ensino médio a considerarem as ciências marinhas como uma opção viável e repleta de oportunidades. Armstrong destaca a relevância da metodologia empregada, que inclui o uso de tecnologia da NASA, imagens de satélite e robótica no processo de aprendizagem, como ferramentas que podem despertar o interesse dos alunos em aprofundar seus conhecimentos nas disciplinas científicas.
Entre as experiências mais gratificantes para Armstrong está a transformação que observa nos alunos que inicialmente tinham outras aspirações profissionais. Com o tempo, muitos deles se tornam apaixonados pelas ciências marinhas, mudando suas escolhas de carreira em direção a áreas menos populares, mas igualmente importantes, como tecnologias satelitais. Essa mudança não é apenas um triunfo pessoal, mas uma vitória para a preservação dos recursos naturais de Puerto Rico.
desafios e oportunidades na educação ambiental
Por outro lado, Armstrong enfrenta desafios significativos no ambiente educacional moderno. Um dos principais obstáculos é a manutenção da motivação e atenção dos estudantes, especialmente em um mundo repleto de distrações. Para contornar isso, ele mantém uma metodologia de ensino dinâmica, intercalando palestras com atividades práticas em grupo. O objetivo é oferecer uma experiência educacional envolvente que combine aprendizado teórico e atividades de campo. O professor enfatiza que é essencial evitar que os alunos se sintam apáticos; portanto, o engajamento em projetos de pesquisa ativa e colaborações variadas enriquece a experiência de aprendizado.
Armstrong revelou sua própria jornada rumo à ciência, narrando que seu amor pela oceanografia começou na infância, nas belíssimas praias de Ponce, em Puerto Rico. Sua formação acadêmica culminou em uma experiência transformadora nos Estados Unidos, onde participou de um programa chamado ‘semestre no mar’, que permitiu que ele estudasse oceanografia a bordo de um grande veleiro. Essa oportunidade o encantou, solidificando sua decisão de dedicar sua vida às ciências marinhas e à educação.
mudanças ambientais e o futuro da oceanografia em Puerto Rico
Discussões sobre o comportamento humano em relação ao meio ambiente não poderiam ficar de fora dessa conversa. Armstrong mencionou mudanças drásticas nos ecossistemas marinhos de Puerto Rico nas últimas décadas, destacando o impacto devastador de furacões na mortalidade de corais e a deterioração da qualidade da água. Ele alertou que essa deterioração não é exclusiva da ilha, mas faz parte de um problema global que exige uma resposta imediata e coordenada.
Ao final da entrevista, uma mensagem de esperança surgiu nas palavras de Armstrong. Ele não apenas deseja que seus alunos adquiram conhecimento sobre ciência, mas também quer inspirá-los a permanecer em Puerto Rico e participar ativamente na proteção dos ecossistemas locais. O legado que ele espera cultivar é o de uma nova geração de jovens oceanógrafos capacitados e apaixonados pelo seu papel na preservação do meio ambiente. Este chamado à ação ressoa fortemente em tempos de crescente preocupação ambiental e em uma era em que a ciência e a tecnologia podem se unir para fazer a diferença.
Dessa forma, o programa OCEANOS, sob a orientação de Armstrong e outros profissionais envolvidos, não é apenas uma experiência formativa. Ele representa uma promessa de futuro, de um comprometimento com a conservação dos recursos naturais e a formação de líderes na área das ciências marinhas em Puerto Rico.