María Fernanda Barbarena-Arias, professora associada de biologia e instrutora da imersão OCEANOS, tem se destacado em seu papel de educadora e pesquisadora, contribuindo significativamente para o avanço das ciências marinhas em Puerto Rico. Em uma recente entrevista, ela compartilhou suas experiências e a importância do programa, que tem como foco expandir as oportunidades para estudantes fora do sistema da Universidade de Puerto Rico (UPR). Com uma trajetória que começou na Colômbia, sua paixão pela ecologia floresceu e se transformou em um compromisso com a formação de novos cientistas que compreendam a relevância das ciências naturais além dos caminhos tradicionais.

A contribuição única do programa OCEANOS para jovens estudantes

María Fernanda explica que o programa OCEANOS desempenha um papel crucial em Puerto Rico, ao proporcionar a oportunidade de ensino para estudantes que, de outra forma, não teriam acesso à educação em ciências marinhas. “Este programa está expondo esses estudantes a carreiras alternativas nas ciências marinhas, abrindo um mundo de possibilidades que geralmente é apenas acessível dentro do sistema público de ensino,” afirma a professora. Essa iniciativa tem mostrado resultados notáveis, permitindo que jovens de diversas instituições de ensino superior explorem e conheçam as potencialidades de uma carreira nas ciências marinhas.

À medida que ela observa o progresso dos alunos ao longo da imersão, destaca um crescimento notável na confiança. No início do programa, muitos alunos demonstram insegurança e hesitação, especialmente quando se deparam com desafios práticos, como nadar. No entanto, com o passar dos dias, a transformação é evidente. “A confiança deles aumentou imensamente ao realizarem seus projetos de pesquisa. No início, faziam muitas perguntas e se mostravam inseguros, mas agora estão se preparando para suas atividades com autonomia,” revelou。

Os legados do programa: empoderamento e conscientização ambiental

O que María Fernanda espera que os alunos levem consigo após a conclusão do internato é uma visão ampliada sobre o que significa estudar ciências naturais. “Espero que eles compreendam que as ciências naturais não se limitam a carreiras de saúde humana, mas abrem portas para áreas como as ciências marinhas,” diz a educadora. Essa mudança na percepção é vital em um contexto onde os estudantes frequentemente associam o estudo de ciências a carreiras em medicina ou odontologia, negligenciando outras possibilidades de impacto significativo no meio ambiente.

Além disso, María Fernanda enfatiza a necessidade de conscientização sobre as questões ambientais que afetam Puerto Rico. Ela encoraja os alunos a se tornarem “vozes de mudança”, defendendo a importância da conservação dos recursos naturais e a necessidade de adotar um comportamento responsável diante das mudanças climáticas. “Vivemos em uma ilha que é vulnerável e precisamos mudar nosso comportamento para proteger nosso ambiente,” afirmou, instando os jovens a se envolverem ativamente em questões ambientais.

A trajetória de vida e aprendizagem na ciência de María Fernanda

A trajetória acadêmica de María Fernanda começou na Colômbia, onde obteve seu bacharelado em biologia. Sua primeira escolha profissional era em agricultura, mas a descoberta de uma verdadeira paixão pela ecologia mudou seu curso. Após cursar uma disciplina chamada Ecologia de Insetos, a professora decidiu expandir seus horizontes na área e se transferiu para a Universidade de Puerto Rico, onde obteve mestrado e doutorado em Biologia de Florestas Tropicais. Essa decisão moldou sua carreira e seu desejo de ensinar de maneiras inovadoras.

Frustrada com as abordagens tradicionais de ensino, María começou a explorar métodos alternativos de educação. Sua colaboração com a Universidade de Maryland, que já se estende por mais de dez anos, permitiu-lhe proporcionar experiências de pesquisa fora do ambiente acadêmico convencional. “Estar envolvida em projetos práticos com os alunos é algo que sempre busquei, e isso me levou a fazer parte do OCEANOS,” conclui. Este caminho a tornou uma referência para a educação em ciências marinhas na região e um exemplo inspirador para seus alunos.

Considerações finais sobre a importância da educação em ciências marinhas

A contribuição de María Fernanda Barbarena-Arias ao programa OCEANOS e à formação de novos cientistas é inegável. Seu compromisso em expandir as oportunidades em ciências marinhas para estudantes de diferentes origens e sua dedicação à conscientização sobre questões ambientais revelam a relevância da educação inovadora e sustentável. Com sua determinação e paixão, ela está moldando a próxima geração de líderes no campo das ciências naturais, incentivando-os a sonhar grande e a agir em prol do nosso planeta.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *