A 2024 edição dos Prêmios de Cinema Europeus trouxe uma onda de reconhecimento para produções inovadoras e ousadas. Projetos como The Substance, Emilia Pérez e The Girl With the Needle foram premiados em várias categorias técnicas, destacando o talento e a criatividade que permeiam a indústria cinematográfica do continente.

Entre os ganhos notáveis, está o filme de terror de Coralie Fargeat, The Substance, que conquistou o prêmio de melhor cinematografia. O trabalho de Benjamin Kračun foi elogiado por sua habilidade de criar distorções e manipulações estilizadas que não apenas impressionam visualmente, mas também transmitem uma profunda vulnerabilidade emocional da protagonista, interpretada por Demi Moore. A descrição do jurado ressalta que a cinematografia “transporta o público por um caminho de dor insuportável, culminando em um final hilário”.

Além disso, The Substance levou o prêmio de melhores efeitos visuais, uma categoria que destacou a fusão harmoniosa entre próteses e efeitos digitais, permitindo que o espectador se perca no enredo sem se distrair com a técnica envolvida.

Com um olhar cuidadoso sobre outras produções, The Girl With the Needle também se destacou, levando não apenas o prêmio de melhor design de produção, mas também o de melhor trilha sonora. O filme é um drama sobre a vulnerabilidade das mulheres grávidas na Dinamarca nos anos 1920, quando o aborto era ilegal. A designer Jagna Dobesz foi elogiada por seus interiores perfeitamente projetados, que evocam uma sensação de época e imersão, enquanto Frederikke Hoffmeier recebeu reconhecimento por sua trilha sonora minimalista, que conjuga elementos modernos com o passado histórico da narrativa.

No que diz respeito à montagem, o trabalho de Juliette Welfling em Emilia Pérez foi notado, sendo destacada pela forma como integrou sequências musicais com cenas narrativas. O filme de Jacques Audiard, que traz no elenco estrelas como Zoe Saldaña e Selena Gomez, foi considerado uma “odisseia musical febril” que cativa e engaja o público por meio de uma montagem habilidosa.

A premiação não parou por aí; Tanja Hausner e Evalotte Oosterop também foram reconhecidas por seus trabalhos distintos em The Devil’s Bath e When the Light Breaks, respectivamente, enfatizando a importância do design de figurinos e da maquiagem na construção do cenário emocional e narrativo que esses filmes apresentaram.

Diretores e criadores de som, incluindo a equipe por trás de Souleymane’s Story, mostraram como a construção cuidadosa de camadas sonoras pode elevar a experiência cinematográfica. Os jurados descreveram este filme como uma “obra-prima modulada do realismo sonoro”, mostrando que a sonoplastia é tão crucial quanto qualquer outro elemento técnico na linguagem do cinema.

As premiações dos EFA são notoriamente rigorosas, refletindo não apenas a excelência dos filmes, mas também o trabalho minucioso por trás das câmeras. O painel de juízes incluiu profissionais de diversos ramos técnicos, assegurando que cada aspecto da criação cinematográfica seja devidamente avaliado.

Estão se aproximando as entregas de prêmios para as categorias principais do EFA, com a cerimônia programada para ocorrer em Lucerna, na Suíça, no dia 7 de dezembro. Enquanto isso, a expectativa só aumenta para ver como as produções competidoras se sairão em uma noite que é sempre repleta de glamour, emoção e, claro, muito cinema de qualidade.

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