Na manhã de quarta-feira, o presidente eleito Donald Trump fez sua primeira visita a Washington, D.C., após uma incapacitada vitória nas eleições, ao se encontrar com o presidente Joe Biden. Este encontro se deu logo após uma sessão entre Trump e os republicanos da Câmara, em um contexto onde sua administração começa a ganhar forma rapidamente. Durante sua visita, Trump discutiu uma variedade de tópicos, indicando tanto um desejo de manter uma transição tranquila quanto uma abordagem proativa sobre questões políticas complexas.

A reunião ocorreu no Salão Oval, onde Biden estendeu uma cortesia tradicional ao seu sucessor, uma prática que em 2020 foi ignorada por Trump, quando ele se recusou a conceder derrota a Biden. Lembrando do passado, em 2016, Trump encontrou-se com o ex-presidente Barack Obama, elogiando aquele momento como “uma grande honra”. Apesar das tensões políticas do passado, o clima cordial marcou a reunião entre os dois líderes.

blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid-article1″,”mid-articleX”,”mid”,”mid-article”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300,250],[2,2],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480]]);
});

“A política é difícil”, afirmou Trump a Biden durante a exibição de fotos em frente a um grupo de repórteres após a chegada do presidente. “E muitas vezes não é um mundo muito amigável, mas é um mundo agradável hoje. Agradeço muito por esta transição tão tranquila. Farei o melhor para que ela seja tão suave quanto possível, e sou imensamente grato”. A resposta positiva de Biden incluiu congratulações a Trump e um desejo explícito por uma transição sem sobressaltos, ao dizer apenas: “Estou ansioso por esta transição… Bem-vindo de volta.”

Este foi o primeiro encontro entre Trump e Biden desde um debate presidencial no verão passado, onde a troca de insultos foi evidente, com Biden chamando Trump de “um gato de rua sem moral” e Trump sugerindo que Biden estava tão confuso que nem mesmo percebeu o que disse. Durante esse debate, Biden experimentou um desempenho desastroso que eventualmente fez com que sua campanha na época desmoronasse, levando-o a abandonar a corrida.

Na manhã anterior à reunião, o presidente da Câmara, Mike Johnson, incentivou os republicanos presentes a expressar gratidão a Trump, chamando-o de “rei do retorno”, enquanto conduzia a bancada rumo a uma maioria nas eleições que se aproximavam. Na verdade, o Partido Republicano está projetado para conquistar uma maioria apertada. Trump, por sua vez, endossou a volta de Johnson à presidência diante de republicanos do Congresso, que pareciam estar encantados, muitos deles até registrando o momento com seus celulares.

Durante a reunião, Trump levantou a possibilidade de alterar a Constituição para estender seu mandato além dos limites de dois mandatos permitidos. “Suspeito que não estarei na corrida novamente, a menos que vocês digam: ‘Ele é bom, precisamos pensar em outra coisa’”, comentou Trump, provocando risadas entre os legisladores, refletindo suas ambições e o humor que frequentemente caracterizam sua abordagem política.

Entre os presentes, estava o renomado Elon Musk, que, ao longo de sua trajetória, tem sido um importante financiador da campanha de Trump. O CEO da Tesla e SpaceX foi elogiado por Trump, que expressou apoio a sua proposta de criar um novo corpo responsável por “desmantelar a burocracia governamental”. Musk recebeu uma ovação em pé dos republicanos do Congresso, enquanto Trump girava a conversa para os foguetes e inovações de Musk, refletindo a natureza dinâmica e frequentemente interligada entre tecnologia e política na atualidade.

Essa é uma notícia em desenvolvimento e será atualizada à medida que mais informações forem divulgadas.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *