Após duas longas décadas de espera, finalmente os jogadores de ‘World of Warcraft’ (WoW) poderão desfrutar de um recurso que há muito tempo é aguardado pela comunidade: a inclusão de casas para jogadores. A Blizzard, durante a sua recente transmissão comemorativa do 30º aniversário de Warcraft, apresentou este aguardado recurso como parte da futura expansão intitulada ‘Midnight’, guardando este anúncio impactante para o final do evento. A revelação trouxe um novo ar de entusiasmo a um jogo que já conquistou milhões ao redor do mundo, reafirmando sua relevância e capacidade de inovação mesmo após tanto tempo desde o seu lançamento inicial.
No teaser divulgado, um Cavaleiro da Morte adentra uma casa simples. Ao entrar no ambiente, é possível observar as paredes adornadas com a cabeça do dragão Onyxia, além de várias armas, escudos e até mesmo um mini mecânico Goblin shredder, simbolizando a rica lore que permeia o jogo. O cansado aventureiro deposita sua espada, acomoda-se em uma cadeira perto da lareira e toma um gole de uma caneca que traz a inscrição “Home Sweet Home”, expressando um sentimento de acolhimento e pertencimento que caracteriza a experiência de jogar um MMORPG. Embora o trailer tenha sido breve, foi uma demonstração eficaz do que os jogadores podem esperar ao se tornar proprietários digitais de casas em Azeroth.
Ion Hazzikostas, diretor do jogo ‘World of Warcraft’, teve a oportunidade de conversar com a GameSpot antes do evento de transmissão e confirmou que a ideia de incluir moradias para jogadores estava em desenvolvimento há vários anos. Ele afirmou, em tom confesso, que vinha dando respostas evasivas a perguntas sobre a possibilidade de ‘habitação alguma vez?’ enquanto, secretamente, trabalhava para que isso se tornasse realidade. “Sabíamos que queríamos implementar isso faz algum tempo. Descobrir o como e quando, e garantir que possamos entregar algo que esteja à altura das expectativas dos nossos jogadores e que as supere, é a parte difícil”, comentou Hazzikostas. O teaser apresentado, segundo ele, é apenas uma pequena amostra do que está por vir, uma dica que deixa claro: “Ei, isso está vindo como parte de ‘Midnight’.”
Hazzikostas também ressaltou que mais informações sobre a expansão ‘Midnight’ devem ser reveladas ao longo do próximo ano, mostrando-se entusiasmado com a possibilidade de iniciar um diálogo com os jogadores sobre o que esperam do sistema de moradia digital em Azeroth. “Estamos animados para divulgar essa notícia e começar uma conversa para ouvir dos jogadores o que eles esperam ver de um sistema de habitação em ‘World of Warcraft’.” Essa abertura ao feedback da comunidade é um movimento positivo, permitindo que a equipe da Blizzard ajuste e refine seus planos de acordo com as expectativas dos jogadores.
No entanto, mesmo que a expansão ‘Midnight’ não deva ser lançada no próximo ano, a equipe está comprometida em manter a cadência de atualizações do jogo num ritmo constante. Hazzikostas esclareceu que, embora os jogadores ainda estejam explorando ‘The War Within’ em 2025, a meta é ter um novo conteúdo expansivo preparado “de forma oportuna”. Durante o evento BlizzCon 2023, a Blizzard havia anunciado três expansões futuras de uma só vez, revelando também uma nova expectativa para um lançamento mais ágil, além do ciclo normal de dois anos entre expansões. De acordo com o recém-revelado cronograma de conteúdos para WoW de 2025, a expansão ‘Midnight’ será revelada em mais detalhes no próximo verão.
O anúncio da habitação para jogadores em ‘World of Warcraft’ foi apenas um dos muitos anúncios relacionados a Warcraft que surgiram da transmissão comemorativa. A Blizzard também revelou versões remasterizadas de ‘Warcraft 1’ e ‘2’, que já estão disponíveis, um crossover de ‘StarCraft’ para ‘Hearthstone’ e novidades sobre ‘WoW Classic’. Assim, a comunidade continua a se perguntar o que mais a Blizzard pode orquestrar para manter vivo o legado de um dos MMORPGs mais influentes e amados de todos os tempos. De fato, mais do que simples anúncios, essas revelações conectam os jogadores de uma maneira profunda, lembrando-os do impacto duradouro que ‘World of Warcraft’ teve na cultura dos jogos e na vida de milhões de fãs ao redor do planeta.