A economia dos influenciadores continua a crescer, atraindo a atenção de diversas startups e plataformas sociais que buscam conectar marcas a criadores de conteúdo. Sendo assim, iniciativas como PassionFroot, Agentio e One Impression surgem com o objetivo de facilitar essa relação, enquanto plataformas consagradas como Instagram, YouTube e TikTok tentam ampliar ainda mais sua influência nesse setor. Neste cenário, a Miami-based startup Influur se destaca com propostas inovadoras, focando na agilidade na resposta dos criadores e na oferta de ferramentas financeiras que garantem pagamentos pontuais, aspectos que prometem revolucionar o mercado de influência.
Influur está se posicionando no mercado com um conjunto diversificado de ferramentas que buscam auxiliar as marcas no acompanhamento de suas campanhas. Além disso, a empresa está considerando a introdução de produtos financeiros inovadores voltados para criadores, como empréstimos, cartões de débito e cartões de crédito. Com uma abordagem diferenciada, a startup levantou recentemente US$ 10 milhões em financiamento da Série A, com a participação de investidores notáveis como Point72 Ventures e HTwenty Capital, totalizando mais de US$ 15 milhões em financiamento acumulado. Entre os investidores-anjo, destacam-se celebridades como Sofia Vergara e Thalia, que também reconhecem o potencial da plataforma.
Ishan Sinha, um dos sócios da Point72, destaca a importância da plataforma para ajudar os criadores a se tornarem empreendedores mais eficazes. “Os criadores são ótimos na produção de conteúdo, mas podem não ter o dom do empreendedorismo. Portanto, ter um espaço onde seu dinheiro pode ser gerido, receber um pagamento rápido e ter acesso a suas análises é uma ferramenta poderosa,” comenta Sinha, sinalizando a relevância dos serviços fornecidos pela Influur.
A fundadora da Influur, Alessandra Angelini, juntamente com suas co-fundadoras Fefi Oliveira, Paula Coleman e Valeria Angelini, estabeleceu a plataforma em 2021. Angelini, ex-produtora da CNN, buscou compreender a dificuldade que os influenciadores tinham em responder a múltiplas tentativas de contato. A amiga Fefi Oliveira esclareceu que os influenciadores recebem uma avalanche de mensagens, o que torna desafiador a gestão de todas elas. A partir dessa conversa, Angelini vislumbrou o desenvolvimento de uma ferramenta que funcionasse como um Google AdSense para o marketing de influenciadores, otimizando o gerenciamento das despesas nesse setor.
Ao se inscrever na plataforma Influur, os criadores têm a possibilidade de conectar todas as suas contas em redes sociais, mostrar o preço de seus serviços e listar colaborações anteriores com marcas. Atualmente, a plataforma conta com mais de 40.000 criadores, abrangendo uma variedade de contagens de seguidores. Os criadores também podem aplicar para campanhas de marcas que correspondam aos seus critérios ou optar por colaborações onde recebem um produto da marca em troca de conteúdo. Adicionalmente, a plataforma oferece sugestões e dicas de criadores experientes, mantendo as interações relevantes ao restringir postagens apenas para criadores com mais de 2.000 seguidores.
Angelini menciona que muitos marketplaces listam influenciadores com base em dados da web, algo que resulta em taxas de resposta baixas. De acordo com as informações da Influur, os influenciadores geralmente respondem a uma solicitação de marca dentro de 24 horas, estabelecendo um padrão de rapidez no atendimento. A startup também oferece uma assinatura premium, cobrada a US$ 30 por mês, que proporciona acesso a um kit de mídia acessível em um clique, com detalhes dos preços, campanhas passadas, redes sociais e taxas de engajamento.
Além disso, Oliveira, que possui ampla experiência como criadora, aponta um dos principais problemas enfrentados pelos influenciadores: a espera pelo pagamento após a entrega do trabalho. Para mitigar essa situação, a Influur exige que as marcas realizem o pagamento adiantado, armazenando os valores em um fundo de garantia que é transferido para a carteira do criador assim que todas as entregas da campanha são enviadas. “Os influenciadores costumam esperar de 60 a 120 dias para receber o pagamento após a postagem do produto final. Estamos resolvendo esse problema com nosso recurso de pagamento instantâneo,” ressalta Oliveira.
Os criadores têm a flexibilidade de esperar 30 dias para receber seu pagamento ou retirar instantaneamente o dinheiro com uma taxa de 15% destinada à Influur. A atual estrutura de pagamentos da startup é suportada em uma dúzia de países, incluindo Estados Unidos, México e Brasil. A plataforma informou que 20% de seus criadores optaram por pagar essa taxa para obter um pagamento rápido, evidenciando a demanda por soluções que proporcionem fluxo de caixa imediato.
O futuro da Influur promete ainda mais inovações, uma vez que a startup planeja introduzir uma gama de ferramentas financeiras para criadores, como contas virtuais, empréstimos de curto prazo, cartões de crédito e de débito. “Os influenciadores desejam que a Influur se torne seu banco. Portanto, planejamos lançar novos produtos financeiros, não apenas para auxiliar na geração de renda, mas também para ajudar os criadores a gerenciar como economizam e gastam seu dinheiro,” afirma Angelini.
Conforme apontado por Sinha, da Point72, durante a avaliação da empresa, ficou evidente que os criadores buscam estabilidade financeira e que a Influur está construindo as ferramentas adequadas para atender a essas necessidades. Com o financiamento obtido na Série A, a startup está se concentrando em adicionar insights para campanhas de influenciadores, juntamente com as ferramentas financeiras já previstas. Além disso, a empresa está desenvolvendo um motor de predição que permitirá que as marcas estimem o desempenho de uma campanha com um criador específico.
Com a equipe se expandindo em seus quatro centros operacionais – San Francisco, Miami, México e Argentina – a Influur está determinada a se destacar no mercado de influenciadores. A empresa cobra uma taxa de 15% sobre pagamentos instantâneos fornecidos aos criadores e uma assinatura premium, além de uma taxa de serviço que varia entre 20% e 25% para cada transação realizada pelas marcas. Enquanto a Influur experimentou meses lucrativos no ano anterior, o caminho para a lucratividade total será um desafio, com a meta de alcançar o fluxo de caixa positivo até 2026. Com uma visão ousada e conhecimentos financeiros robustos, a startup acredita que tem uma vantagem competitiva em relação a outros marketplaces, oferecendo ferramentas financeiras, um motor de análise e a co-fundadora popular entre os criadores.