A mais recente estreia nas telonas, Red One, que marca a colaboração de dois astros de Hollywood, Dwayne Johnson e Chris Evans, continua a revelar um desempenho abaixo do esperado nas bilheteiras, mesmo que tenha conseguido desbancar Venom: The Last Dance do seu posto de liderança. O filme, comandado pelo diretor Jake Kasdan, conhecido por seu trabalho em Jumanji: Bem-vindo à Selva, apresenta a intrigante jornada de um hacker, interpretado por Chris Evans, e um comandante de segurança do Polo Norte, Vivido por Dwayne Johnson. Juntos, eles devem enfrentar o desafio de resgatar um Pai Noel sequestrado, interpretado por J. K. Simmons, e salvar o Natal. Essa produção, considerada o primeiro grande lançamento da temporada natalina de 2024, chegou aos cinemas uma semana antes do esperado lançamento de outros grandes blocbusters como Wicked e Gladiador II, e, como resultado, as projeções de bilheteira para o final de semana de estreia são motivo de preocupação.
box office: expectativas versus realidade
As projeções de bilheteira para o final de semana de abertura de Red One diminuíram significativamente. De acordo com informações do site Variety, a previsão é que o filme fature cerca de $30 milhões em seu primeiro fim de semana nas salas de cinema dos Estados Unidos. Embora esse valor corresponda ao que era esperado na sexta-feira, com um intervalo de expectativas entre $30 a $33 milhões, ainda é o suficiente para que o longa alcance a primeira colocação na lista de bilheteira nacional. Essa conquista implica no término da longa sequência de três semanas de domínio de Venom: A Última Dança, que agora ocupa o segundo lugar nas paradas.
uma análise financeira complexa
Embora o desempenho em bilheteira tenha conseguido tirar Red One do fundo, essa quantia ainda é decepcionante quando levamos em conta o elevado orçamento de produção que gira em torno de $250 milhões. Apesar de ser a melhor estreia para a Amazon MGM Studios, desde o sucesso de Creed III em março de 2023, os números atuais não são suficientes para garantir um retorno financeiro positivo. É importante ressaltar que, normalmente, para um filme se tornar lucrativo, é necessário que ele recupere pelo menos 2,5 vezes seu custo, o que coloca o ponto de equilíbrio de Red One em impressionantes $625 milhões ou mais. Mesmo somando $28 milhões arrecadados em um lançamento antecipado no exterior, este montante ainda aponta para a possibilidade de o filme nunca atingir esse patamar nas salas de cinema.
A estreia em mercados internacionais foi escalonada, iniciando-se na Inglaterra e na Irlanda em 6 de novembro e com um lançamento na América Latina programado para 7 de novembro. É inegável que a grande expectativa por este filme, que era originalmente destinado a ser um exclusivo da Prime Video, agora se concentra na sua performance em serviços de streaming. Com os custos de divulgação também elevadíssimos, as receitas das bilheteiras podem ser apenas um bônus, caso a estreia em plataformas de streaming seja um sucesso e o filme se torne um título recorrente nas festividades natalinas – uma tradição que se renova todo dezembro.
perspectivas e críticas
As críticas negativas que cercam Red One não criam um ambiente favorável para a construção de um sucesso de boca a boca. O filme já apresenta uma desanimadora pontuação de 32% no Rotten Tomatoes, o que sugere que, apesar da presença de estrelas renomadas, o projeto pode não ter encontrado o seu tom ou apelo junto ao público. No entanto, é sempre válido considerar que, em meio a críticas negativas, as opiniões dos usuários podem trazer uma luz positiva, sendo que algumas delas têm se mostrado mais favoráveis.
À medida que os dias passam e mais informações sobre a performance comercial de Red One e a recepção do público em plataformas de streaming vêm à tona, a indústria do entretenimento continuará a acompanhar de perto esta disputa que coloca grandes estrelas e orçamentos astronômicos em uma luta pelo amor e pela atenção do público nas telonas e nas telas de casa. Mais informações sobre o desenrolar dessa intrigante saga das bilheteiras virão em breve.