Quando a drama filosófico de Pedro Almodóvar, A Quarto ao Lado, fez sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza em 2 de setembro, manchetes em publicações de destaque, como People e The Independent, destacaram a duração da ovulação pós-exibição – impressionantes 17,5 minutos, o mais longo já registrado no evento. Essa recepção entusiástica, sem dúvida, indicaria que o filme com Julianne Moore e Tilda Swinton estava destinado a brilhar na temporada de prêmios de 2025, certo?
Não tão rápido.
Nos últimos anos, eventos cinematográficos em festivais como Cannes e Veneza se tornaram verdadeiras arenas de cotação, onde o tempo de aplausos se torna um tópico de discussão, alimentado por redes sociais. Os espectadores frequentemente cronometravam e relataram com entusiasmo a duração das ovacionadas, no entanto, sua importância no mundo do cinema parece menos clara. O The Hollywood Reporter decidiu investigar essa dinâmica e analisou os números de alguns dos filmes que mais causaram furor nos palcos de festivais, revelando padrões interessantes.
Uma coisa que ficou clara é que as correlações entre as multidões entusiásticas de festivais e as escolhas dos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas estão longe de ser simples. Encontros de aplausos curtos, com menos de dez minutos, mostraram resultados mistos. Enquanto algumas produções, como A Forma da Água, que recebeu uma sessão de aplausos de apenas sete minutos, conseguiram levar o prêmio de Melhor Filme, outras, como Ad Astra, nunca conseguiram sair do ponto de partida.
Por outro lado, filmes que receberem aplausos prolongados, de 14 minutos ou mais, raramente traduzem essa eufórica recepção em indicações ao Oscar. A razão pode estar vinculada a fatores externos, como o apoio ao ativismo de Michael Moore, durante a estreia de Fahrenheit 9/11 em 2004. Curioso, não é?
Como identificar o “ponto ideal” para uma ovulação? Teria que ser entre 11 e 13 minutos. Essa duração sugere um agradecimento sincero do público, sem entrar na adoração exagerada. Grande filmes indicados ao Oscar como Inglourious Basterds, Elvis e o vencedor do prêmio de Melhor Filme, The Artist, estão todos neste intervalo de tempo. Child, fancy all theseulacións penetras, que vaqueros precisam ter em mente
Com isso em mente, o The Hollywood Reporter examinou como as indicações ao Oscar se correlacionam com filmes em diferentes médias de duração de aplausos, usando uma amostra de 25 das maiores estreias de festivais nos últimos anos.
Em suma, embora a quantidade de aplausos possa parecer uma garantia de sucesso, práticas de festivais oferecem uma visão não convencional sobre o que pode esperar para os futuros indicados ao Oscar. Muito embora a duração dos aplausos e a recepção da plateia deem um bom indício, o verdadeiro teste de um filme é, após tudo, a sua capacidade de ressoar no público em geral e, principalmente, com os membros da Academia. Prepare-se, porque o jogo só começa aqui.
Esta história apareceu pela primeira vez em uma edição independente de novembro da revista The Hollywood Reporter.