taxas de juros de empréstimos com garantia em casa
As taxas de juros de empréstimos com garantia em casa caíram consideravelmente em 2024.


Getty Images

Caso esteja à procura de uma forma econômica de acessar uma quantia significativa de dinheiro, sua equidade em casa pode ser a solução ideal. Dados recentes indicam que a maioria dos proprietários possui uma média de cerca de $330.000 em equidade, acessível a uma taxa de juros bem mais baixa se comparada a alternativas como cartões de crédito e empréstimos pessoais. Especialmente, os empréstimos com garantia em casa oferecem taxas de juros fixas durante todo o período de reembolso, a menos que sejam refinanciados pelo tomador.

Entretanto, é fundamental escolher o momento certo para solicitar um empréstimo com garantia em casa a fim de garantir uma taxa de juros atrativa. Para isso, os tomadores devem considerar o quanto as taxas de juros desse produto caíram, especialmente neste ano, graças à desaceleração da inflação e a várias reduções nas taxas de juros que foram realizadas. Logo, a seguir, vamos analisar quão acentuadamente as taxas de juros dos empréstimos com garantia em casa caíram em 2024, tanto para prazos de 10 quanto de 15 anos, além de explicar por que agora pode ser um bom momento para agir.

Por que as taxas de juros de empréstimos com garantia em casa caíram em 2024?

As taxas de juros para empréstimos com garantia em casa, para ambos os prazos de empréstimo, permaneceram em um nível relativamente estável durante boa parte do ano, mas experimentaram uma queda substancial nos últimos meses. Conforme dados históricos da Bankrate, a taxa de juros de um empréstimo com garantia em casa de 15 anos estava em 9,08% no dia 3 de janeiro de 2024, mas caiu para 8,87% em 14 de fevereiro. Por sua vez, os empréstimos com garantia de casa na modalidade de 10 anos apresentavam uma média de 8,73% em 27 de março.

Até maio, as taxas dos empréstimos com garantia em casa de 15 anos estavam abaixo de 8,80%, e em agosto apresentavam taxas inferiores a 8,70%. Os empréstimos de 10 anos atingiram a marca de 8,61% no início de setembro, e ambos alcançaram valores abaixo de 8,50% no início de outubro: 8,47% para empréstimos de 10 anos e 8,37% para empréstimos de 15 anos. Desde então, essas taxas mantiveram-se nessa faixa, com empréstimos de 10 anos atingindo uma média de 8,52% em 13 de novembro, enquanto os de 15 anos estavam em 8,44% na mesma data.

No total, entre 1 de janeiro e meados de novembro, as taxas de juros de empréstimos com garantia em casa caíram em mais de meio ponto percentual. Embora isso possa não parecer muito à primeira vista, essa diferença pode resultar em centenas, possivelmente milhares de dólares de economia ao longo da vida do empréstimo. Portanto, para muitos, pode valer a pena aproveitar essa queda nas taxas agora, enquanto os credores ainda oferecem termos favoráveis.

É o momento certo para abrir um empréstimo com garantia em casa?

A decisão de abrir um empréstimo com garantia em casa é extremamente pessoal, especialmente considerando que a moradia oferece garantia nesse processo. Contudo, há um argumento convincente a favor da abertura de um empréstimo com garantia neste momento. As taxas desse produto estão mais baixas do que em todo o ano. Entretanto, com a inflação aumentando em outubro, é possível que as taxas não diminuam muito mais, pelo menos a curto prazo.

Adicionalmente, adotando medidas agora – e utilizando um empréstimo com garantia em casa para projetos elegíveis para IRS – é possível que você tenha direito a deduzir os juros pagos na declaração de impostos de 2024, a ser apresentada na primavera. Se você atrasar essa decisão, a dedução precisará aguardar até a declaração de 2026. E, caso as taxas eventualmente diminuam ainda mais, você poderá sempre refinanciar na ocasião, mas ainda assim obter o financiamento necessário desde já.

Considerações finais sobre as taxas de juros de empréstimos com garantia

As taxas de juros de empréstimos com garantia em casa têm apresentado uma tendência de queda durante a maior parte de 2024, o que torna as últimas semanas do ano um momento oportuno para agir para muitos proprietários. Além disso, considerando o potencial de as taxas permanecerem estáticas em vez de continuar a descer significativamente, muitos proprietários se beneficiariam ao agir prontamente, especialmente se suas necessidades financeiras não puderem ser adiadas. Ainda assim, é fundamental abordar essa opção de empréstimo com cautela, pois a falta de pagamento pode representar a perda do lar que serviu de garantia.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *