Startups do Setor Espacial Avançam em Licenciamento e Tecnologia de Reentrada
A Inversion Space, uma prometedora startup do setor espacial, obteve a licença de reentrada de espaçonaves da Administração Federal de Aviação (FAA), tornando-se a terceira empresa a ganhar essa autorização. Este marco significativo permite que a Inversion lance e retorne sua missão precursor de tecnologia para entrega orbital ainda neste ano, destacando as aspirações da empresa em revolucionar o transporte terrestre através de entregas ultra-rápidas e sob demanda, que teriam sua origem no espaço. Fundada há apenas três anos, a Inversion Space busca estabelecer um novo ‘nível de transporte para a Terra’, ao propor soluções inovadoras que conectem diferentes partes do planeta de maneira mais eficiente.
O veículo Ray representa o primeiro hardware que a Inversion enviará ao espaço. Com dimensões modestas — a cápsula Ray é aproximadamente duas vezes maior que um Frisbee e montada em um ônibus do tamanho de um forno —, o lançamento ainda proporcionará importantes testes dos sistemas desenvolvidos pela empresa. De acordo com uma avaliação ambiental preliminar (EA) dos planos da Inversion, divulgada pela FAA em maio, a cápsula alumínio Ray “contém e pretende testar e demonstrar muitos dos sistemas desenvolvidos sob medida pela Inversion, que visam uma diminuição de custos e um aumento na cadência de reentrada das cápsulas espaciais”. Este projeto é um claro indicativo do potencial inovador da empresa e das perspectivas que ela apresenta para o setor espacial.
A licença operativa do veículo da Inversion foi concedida sob os novos regulamentos da Parte 450, uma iniciativa da FAA destinada a modernizar o licenciamento de espaçonaves. A Inversion Space agora se junta à SpaceX e à Varda em uma lista restrita de operadores com aprovação para a reentrada de espaçonaves, sendo que a Varda também recebeu autorização sob as novas diretrizes regulatórias. Desde que o novo arcabouço regulatório foi finalizado em 2020, muitos críticos têm questionado a eficácia da Parte 450 em atender ao objetivo de simplificar o processo de licenciamento para operadores de satélites e foguetes. O processo de licenciamento para a Ray da Inversion levou 18 meses, segundo um porta-voz da empresa, o que demonstra os desafios que ainda existem neste campo em desenvolvimento.
Com a licença em mãos, a Inversion se prepara para o lançamento do Ray, que ocorrerá na missão de transporte compartilhado Transport-12 da SpaceX, provavelmente em algum momento deste mês. O Ray passará de uma a cinco semanas no espaço, conforme revelado pelo CEO da Inversion, Justin Fiaschetti, em uma entrevista anterior. O retorno à Terra será realizado em duas fases, conforme descrito na avaliação ambiental: inicialmente, a cápsula irá liberar um paraquedas de drogue quando estiver a aproximadamente Mach 2, ajudando a reduzir sua velocidade. Em seguida, quando a cápsula estiver a cerca de 6.000 pés de altura, o paraquedas principal será acionado, permitindo que a cápsula diminua a uma velocidade de 15,5 milhas por hora até a entrada na água.
Uma vez no oceano, a cápsula ativará uma boia de recuperação que transmitirá sua localização ao centro de controle da missão da Inversion. Uma equipe em terra será responsável pela recuperação da cápsula, que pesa 41 libras. Após as missões demonstrativas do Ray, a Inversion pretende lançar um veículo maior chamado Arc, com previsão para 2026, mas esse novo projeto exigirá uma licença separada. Essa visão de expandir suas operações com novos veículos reflete a ambição contínua da Inversion Space de se estabelecer como um jogador importante na nova era de exploração espacial e inovação logística, mostrando um comprometimento com a evolução tecnológica que pode transformar a maneira como os produtos e serviços são entregues em nosso planeta.