Na segunda-feira, o apresentador dos Game Awards, Geoff Keighley, anunciou os indicados para a edição de 2024, reunindo uma seleção que promete agradar a diversos públicos, exceto, talvez, os fãs de Dragon Age: The Veilguard, que está rapidamente se tornando o ‘Starfield’ deste ano. Com a cerimônia marcada para ser transmitida ao vivo no dia 12 de dezembro, a expectativa em torno do evento está alta, especialmente devido a algumas reviravoltas inesperadas e controvérsias de baixo perfil que vêm surgindo no cenário dos jogos. Entre as questões levantadas está a indicação de Black Myth: Wukong, que, apesar de ser um jogo apenas razoável, conseguiu uma nomeação para o Jogo do Ano (GOTY) em um ano repleto de concorrentes mais robustos. Como será que a recepção será se ele não conquistar o prêmio?

Além disso, há uma expectativa crescente de que Shadow of the Erdtree, a expansão de Elden Ring, possa garantir o título de GOTY nesta edição. Com a mudança de regras que agora permite que DLCs sejam considerados ao lado de jogos independentes, a chance de reconhecimento para o trabalho da FromSoftware não era apenas assegurada, mas também merecida, já que a expansão tem sido amplamente aclamada. No entanto, essa decisão criou um dilema: seria justo premiar uma expansão em vez de um jogo original, especialmente considerando que muitos novos jogadores poderiam se sentir obrigados a revisitar um título anterior e enfrentar desafios que só podem ser entendidos em sua totalidade com conhecimentos prévios?

Enquanto isso, Helldivers 2 navegou por uma onda de popularidade, atraindo uma base sólida de jogadores e gerando falatório nas redes sociais. No entanto, para a surpresa de muitos, acabou fora da disputa por Melhor Jogo. Apesar de possuir uma classificação de 82 no Metacritic — que se encontra na parte inferior das classificações de vencedores do GOTY — o jogo de tiro cooperativo não parecia ter a narrativa ou a estrutura que o júri dos Game Awards geralmente busca. Contudo, talvez como uma compensação, Helldivers 2 foi nomeado para Melhor Jogo em Andamento, apesar de ainda não ter completado um ano desde seu lançamento. Essa situação ilustra bem o quão competitiva e, em muitos aspectos, imprevisível, é a arena dos Game Awards.

Um jogo que capturou a atenção de todos foi Balatro, que começou com uma recepção tímida, mas que rapidamente encontrou seu espaço em uma variedade de plataformas, especialmente nos dispositivos móveis. Combinando estratégia de construção de baralho e uma jogabilidade arcade viciante, o jogo se destacou ao obter indicações em cinco categorias diferentes. Embora pareça que a expectativa para vencer Melhor Jogo é um desafio, é admirável como conseguiu crescer em popularidade a ponto de competir com nomes estabelecidos da indústria.

Por outro lado, a Bioware lançou Dragon Age: The Veilguard, um título que poderia ser considerado um dos melhores desde a trilogia Mass Effect, com a crítica positiva a seu favor. Apesar disso, a realidade é que ele ficou com apenas uma indicação, na categoria de Inovação em Acessibilidade, o que levanta questões sobre como um jogo tão bem recebido pode ter recebido tão pouco reconhecimento. Será que a sua recente liberação impediu os jurados de experimentarem e votarem de forma justa?

O momento também trouxe uma pitada de humor, especialmente com o prêmio para Melhor Adaptação; a série Knuckles, uma produção da Paramount+, conseguiu uma indicação que fez muitos torcerem o nariz. É uma situação curiosa, onde até mesmo os jogos menos impactantes parecem ocupar espaço em uma lista definida por obras mais robustas, como Arcane e Fallout.

Por fim, a ausência de EA Sports College Football 25 na categoria de esportes se tornou um dos tópicos mais intrigantes. Após uma longa espera de uma década, quando finalmente chegou ao mercado e rapidamente se tornou um sucesso comercial, sua falta de reconhecimento nos prêmios levantou perguntas sobre o equilíbrio entre vendas e recepção crítica. Isso é especialmente notório, considerando que a nota Metacritic do jogo superou a de outros concorrentes na mesma categoria, mas, ainda assim, não atraiu o mesmo nível de interesse entre o júri global dos Game Awards.

Com uma mistura de surpresas e desilusões, a edição deste ano dos Game Awards promete ser um espetáculo marcante. Resta saber como essas indicações se traduzirão em vitórias e se elas irão moldar o futuro da indústria de jogos à medida que avançamos para o próximo ano.

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