Na noite de segunda-feira, Londres foi transformada em Oz para a tão aguardada estreia europeia de Wicked, dirigido por Jon M. Chu. O diretor estava presente na primeira estreia desta fase promocional do filme, já que, devido ao recente nascimento de sua filha, ele havia perdido a estreia em Los Angeles.
A premiere ocorreu no Royal Festival Hall da cidade, onde tanto sua Glinda quanto Elphaba enfrentaram a intensa chuva britânica. Um impressionante duo de Ariana Grande e Cynthia Erivo, que usavam, respectivamente, um vestido amarelo de chiffon e um vestido preto justo, deram sequência a uma lista de astros que brilhavam no tapete verde, entre eles Jonathan Bailey, Bowen Yang, Ethan Slater, Michelle Yeoh, Marissa Bode, Bronwyn James, e Jeff Goldblum, todos saudados por fãs entusiasmados.
“Foi uma longa jornada até aqui”, disse o produtor Marc Platt, que supervisiona a histórica carreira da produção na Broadway. Ele compartilhou que Wicked começou há mais de 20 anos. A ideia inicial era realizá-la como um filme, mas, após ouvir o renomado compositor Stephen Schwartz sugerir a abordagem musical, ele concordou. O compositor, que ganhou o Oscar, também subiu ao palco para compartilhar suas experiências, agradecendo ao apoio da Universal Pictures durante todos esses anos.
Durante seu discurso, Chu foi recebido com uma ovação de pé. Ele expressou sua alegria em estar de volta a Londres, afirmando que “fazia sentido”, pois foi ali que a produção tomou forma. “É aqui que todas as mãos e mentes participaram da criação da Cidade Esmeralda e do País das Maravilhas, então é muito bom estar em casa”, acrescentou.
O filme, Wicked, que é a primeira de duas adaptações do musical, tem a próxima parte programada para ser lançada no Dia de Ação de Graças de 2025. A história, originalmente baseada no aclamado romance de Gregory Maguire, revela a trajetória das bruxas de Oz, levando os espectadores a um universo cheio de fantasias e reviravoltas.
O musical fez sua estreia na Broadway em 2003, estrelado por Idina Menzel e Kristin Chenoweth. A expectativa para a adaptação cinematográfica é enorme e a recepção do público na estreia é um indicador positivo do impacto que Wicked pode ter nas telonas.