Na terça-feira, a Unifrance revelou os nove indicados ao Prêmio de Exportação de TV, que reconhece as séries de televisão francesas que mais foram vendidas no mundo. Neste ano, os concorrentes de ficção incluem Marie Antoinette, uma épica histórica sobre a icônica rainha francesa, produzida pelo Canal+ e pela BBC e vendida internacionalmente pela Banijay Rights; o drama de furto de arte Cat’s Eyes, da TF1, Amazon Prime, ZDF da Alemanha e Rai da Itália, que foi um forte vendedor para a Newen Connect na Mipcom de outubro; e Of Money and Blood, um thriller criminal do Canal+ baseado em um esquema real de fraude fiscal, lançado pela StudioCanal no Festival de Cinema de Veneza no início deste ano.

Na categoria de não-ficção, o documentário Eiffel Tower: Building the Impossible, sobre a história não contada da origem da Torre Eiffel, enfrenta o projeto Russia: Indoctrination of a Nation, da Newen Connect, que trata da vida de russos sob o regime de Putin; e D-Day: 100 Days for Freedom, da Zed Productions, um mergulho profundo na campanha militar que libertou a França dos nazistas. As categorias de animação incluem Jade Armor, da APC Kids, Brazen, da Miam! Distribution e a terceira temporada de Zig & Sharko, da Xilam Animation.

Apesar de uma leve queda nas vendas internacionais de programas de TV franceses no último ano, aproximadamente 215 milhões de euros (ou 203,4 milhões de euros) foram arrecadados, um recuo de 5,3% em relação ao recorde de 2022. Entretanto, segundo as cifras da Unifrance, o grupo mantém-se otimista. A organização observa que 2023 é apenas a terceira vez em 30 anos que as vendas superaram simbolicamente a marca de 200 milhões de euros.

A Unifrance apresentará as 21ª honrarias de Exportação de TV em uma cerimônia durante o Prêmio de Produtores de Televisão Franceses, que será realizada no Trianon, em Paris, no dia 16 de dezembro.

Ao todo, os indicados ao Prêmio de Exportação de TV de 2024 incluem:

Na categoria de Animação: APC Kids para Jade Armor Temporada 1 (26×22’), Miam! Distribution para Brazen (30×3’30”), Xilam Animation para Zig & Sharko Temporada 3 (78×7”).

Na categoria de Documentário: France TV distribution para Eiffel Tower: Building the Impossible (52’ & 90’), Newen Connect para Russia: Indoctrination of a Nation (52’ & 70’), Zed para D-Day: 100 Days for Freedom (2×45’ & 90’).

Na categoria de Ficção: Banijay Rights para Marie Antoinette Temporada 1 (8×60’), Newen Connect para Cat’s Eyes (8×52’), Studiocanal para Of Money and Blood (12×52’).

No geral, a cerimônia promete ser uma celebração vibrante do talento e da criatividade que sobressai no cenário televisivo francês, demonstrando o impacto e a relevância contínuos da cultura e das produções francesas no mercado global.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *