Um pequeno fluxo se tornou uma inundação para Bluesky, a empresa de mídia social que viu um crescimento espetacular desde a eleição presidencial. Na terça-feira, a plataforma de microblogging atingiu 20 milhões de usuários, depois de uma média de um milhão de novos usuários por dia nos últimos cinco dias.

De acordo com uma postagem de 13 de novembro do CEO da Bluesky, Jay Graber, o site tinha 6 milhões de usuários no final de agosto, quase 11 milhões no final de outubro e atingiu 15 milhões no dia 15 de novembro. A adição de mais 5 milhões de usuários em apenas cinco dias reflete um crescimento explosivo desde 5 de novembro, dia da eleição.

O Bluesky tem se mostrado um dos principais beneficiários da migração de milhões de usuários da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, que se afunda em um mar de bots, conteúdo extremo, fraudes com criptomoedas, anúncios, pornografia, racismo, transfobia e desinformação.

Hollywood tem sido rápido em adotar o Bluesky, especialmente devido à aversão da indústria do entretenimento às opiniões políticas de Elon Musk, o bilionário que é um apoiador e financiador vocal de Donald Trump. Nas últimas semanas, atores, diretores, músicos e outras pessoas criativas têm se apressado a usar o Bluesky como uma alternativa viável ao X para promover seus trabalhos e interagir com os fãs.

Entre as figuras proeminentes da indústria do entretenimento que começaram a migrar para o Bluesky, ou que têm postado lá mais do que no X nas últimas semanas, estão: Lizzo, Barbra Streisand, Jamie Lee Curtis, Gabrielle Union, Quinta Brunson, James Gunn, entre muitos outros.

Essa crescente popularidade da plataforma não é só entre os indivíduos, mas também se reflete na adoção rápida por diversos meios de comunicação de renome. O The Guardian, The Economist, The Athletic, The New York Times e outros publicam regularmente conteúdo no Bluesky.

Importante mencionar que The Guardian anunciou que não mais faria postagens em sua conta do X, descrevendo a plataforma de Musk como “tóxica”. A decisão foi fundamentada em uma longa consideração sobre o conteúdo perturbador que frequentemente promovem ou é encontrado na plataforma, incluindo teorias da conspiração de extrema direita e racismo.

Apesar do crescimento rápido, o Bluesky ainda tem um longo caminho pela frente para competir com o X e o Threads do Meta, sendo que a primeira plataforma possui mais de 300 milhões de usuários ativos mensais e a segunda mais de 250 milhões.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *