Na manhã de segunda-feira, a Netflix realizou sua primeira apresentação internacional em seus escritórios em Los Angeles, onde compartilhou um panorama abrangente sobre os próximos lançamentos globais da empresa. A empresa aproveitou a ocasião para destacar a importância de seu conteúdo original e anunciou uma série de títulos novos, bem como renovações significativas de suas produções mais queridas.
No evento, Bela Bajaria, diretora de conteúdo da Netflix, fez uma declaração esclarecedora: “Muitas pessoas acreditam que a maneira mais fácil de programar para um público tão vasto é criar sucessos globais que todos possam desfrutar. Raramente é esse o objetivo, pois nossa meta continua sendo fazer filmes e séries que ressoem primeiro com o público do país onde a produção foi criada.”
Cada vez mais, a Netflix está percebendo o valor do conteúdo não inglês, especialmente em um mercado tão competitivo como os Estados Unidos. De acordo com Bajaria, mais de 70% das visualizações na plataforma são feitas com legendas ou áudio dublado e, no ano passado, ao menos 13% das horas assistidas nos EUA foram de títulos em língua estrangeira. Os conteúdos que vêm da Coreia, Espanha e Japão são os que mais atraem espectadores.
O conteúdo coreano, em particular, tem se mostrado um verdadeiro sucesso global para a plataforma. Minyoung Kim, vice-presidente de conteúdo na Ásia, revelou que mais de 80% dos membros da plataforma em todo o mundo consomem materiais coreanos, seja em filmes, séries roteirizadas ou não. Foi nesta atmosfera de otimismo que a Netflix anunciou a renovação do programa de competição coreano ‘Physical 100’ para sua terceira temporada, edição que contará com competidores de toda a Ásia pela primeira vez. A série já tinha se consagrado como a primeira produção não falada em inglês a ocupar o topo da lista global de sucessos da Netflix.
Outro destaque do evento foi a ampliação do formato ‘Love is Blind’, um reality show de namoro que já ganhou diversas versões pelo mundo. A variante francesa, intitulada ‘Love is Blind: France’, iniciou sua produção em outubro e está prevista para ser lançada em 2025. Monika Shergill, vice-presidente de conteúdo indiano da Netflix, enfatizou que cada versão do programa foi adaptada para se ajustar às diferentes culturas que a plataforma atende.
No cenário indiano, onde a dinâmica de consumo é complexa, a Netflix busca atender uma variedade de gostos que variam de acordo com a língua e a região. Um dos lançamentos esperados no mercado indiano é uma série ainda sem título, em parceria com o ícone do cinema indiano Shah Rukh Khan, que representa a estreia na direção de seu filho Aryan Khan. Essa produção pretende oferecer uma visão interna sobre o mundo de Bollywood.
Além das novas aquisições, os participantes puderam conferir prévias de projetos internacionais promissores, como ‘Cem Anos de Solidão’ da Colômbia, ‘O Leopardo’ da Itália, ‘O Último Samurai de Pé’ do Japão e ‘El Refugio Atómico’ da Espanha. Também foram exibidas cenas de sucesso das segundas temporadas da série alemã ‘A Imperatriz’ e da terceira temporada da série japonesa ‘Alice no País das Maravilhas’.