FlickPlay, a inovadora plataforma Web3 que possibilita a liberação de ativos digitais e a criação de vídeos por meio da realidade aumentada (AR), acaba de anunciar uma parceria com a Bandai Namco, detentora dos direitos da famosa franquia Pac-Man, e com a cidade de Shibuya, em Tóquio. Essa iniciativa é definida como um passo significativo para unir os mundos digital e físico, proporcionando aos fãs de todo o mundo acesso inédito a colecionáveis interativos de Pac-Man em ambientes virtuais e reais.
Em celebração ao 45º aniversário de Pac-Man, uma ativação baseada em localização no estilo de Pokémon Go irá transformar mais de 40 locais na cidade de Shibuya em um playground interativo durante o festival de tecnologia e artes DIG Shibuya, que ocorrerá de 8 a 11 de fevereiro de 2024. Nesta experiência, os fãs poderão desbloquear e interagir com personagens de Pac-Man, dando vida à nostalgia que esse clássico game representa.
Com a expectativa de mais de 120.000 participantes e 3 milhões de visitantes diários em Shibuya durante o festival, a companhia da Califórnia, FlickPlay, ressaltou que sua ativação foi projetada para “preparar o terreno para a adoção mainstream de entretenimento impulsionado por Web3.” Essa tecnologia é considerada a nova era da internet, caracterizada por ser descentralizada e construída sobre blockchain, onde os usuários têm maior controle sobre os dados e a experiência digital.
Outra coleção exclusiva do Pac-Man está programada para ser lançada, repleta de nostalgia e disponível para fãs de todo o mundo por meio da loja FlickPlay, convidando os entusiastas a celebrar o aniversário da franquia e explorar as novas experiências digitais proporcionadas pela plataforma.
A fundadora e CEO da FlickPlay, Pierina Merino, comentou sobre a parceria, afirmando: “Esse acordo reflete a nossa visão compartilhada de combinar ícones culturais, como Pac-Man, com tecnologias de ponta para redefinir o engajamento dos fãs. Estamos orgulhosos de liderar o caminho para tornar as experiências WEB3 acessíveis aos consumidores do dia a dia, transformando a interação com personagens digitais e criando novas oportunidades para as economias locais e marcas globais.”
Investidores da FlickPlay, como a Bandai Namco, Goal Ventures e Lightspeed Ventures, destacam a visão da empresa de “dar vida a seus brinquedos digitais e unir comunidades de fãs com interesses semelhantes.” O visual da ativação em Tóquio traz a tagline: “Colecione. Jogue. Conecte.”
Yoyo Yang, diretora da Bandai Namco Entertainment 021 Fund, adicionou: “Nossa parceria com a FlickPlay está perfeitamente alinhada com nossa visão, pois sua plataforma inovadora oferece uma nova abordagem para o engajamento dos fãs de maneira online e offline através de personagens prontos para jogos. Vemos um valor imenso na capacidade da FlickPlay de conectar mundos digitais e físicos.”
Por sua vez, Yoshiro Tasaka, diretor da Shibuya Startup Support, destacou a importância da cidade de Tóquio como um exemplo diante de inovações culturais e tecnológicas. “Shibuya sempre esteve na vanguarda do progresso cultural e tecnológico. Nossa parceria com a FlickPlay marca um passo significativo sobre como cidades podem engajar tanto residentes quanto visitantes por meio de experiências digitais. Ao integrar personagens icônicos como Pac-Man com a exploração do mundo real, essa ativação no Festival DIG Shibuya fornece um vislumbre do futuro do entretenimento urbano – onde espaços físicos e interações digitais se unem para criar experiências memoráveis. Acreditamos que essa colaboração não apenas enriquecerá a experiência dos visitantes em Shibuya, mas também estabelecerá um novo padrão de inovação em turismo, comércio e conexão comunitária.”
Por fim, a FlickPlay reafirmou seu objetivo de se tornar o destino preferido para que fãs adquiram brinquedos digitais prontos para jogos, explorem a autoexpressão, descubram mini-jogos e comunidades, além de “redefinir a narrativa social e empoderar os fãs a se conectarem com seus personagens favoritos em suas experiências cotidianas.”