Durante uma entrevista recente, Denzel Washington fez uma revelação surpreendente que entusiasmou os fãs da franquia ‘O Protetor’. O renomado ator revelou que dois novos filmes da série estão em desenvolvimento: ‘O Protetor 4’ e ‘O Protetor 5’. Desde a sua estreia em 2014, Washington deu vida ao ex-assassino do governo Robert McCall, retornando para uma sequência em 2018 e um terceiro filme em 2023. Embora ‘O Protetor 3’ tenha dado um desfecho aparente à história de McCall, encerrando a narrativa com o personagem em uma aposentadoria feliz, a possibilidade de novas aventuras sempre pairou no ar. O diretor da franquia, Antoine Fuqua, já havia manifestado interesse em continuar a jornada, desde que Washington estivesse disposto a retornar à pele de McCall.
Em sua conversa com uma famosa revista, Washington compartilhou que, além da possibilidade de novas historias, ele sente que os filmes da franquia o impactam de maneira pessoal. Ele refletiu sobre os sentimentos que suas performances despertam nas audiências, explicando que os fãs se sentem motivados a ver o ator enfrentar os vilões em nome deles. “Eu disse a eles que faria outro ‘Protetor’, e nós estamos fazendo o quatro e o cinco. Mais pessoas estão felizes com isso—as pessoas adoram esses filmes,” disse Washington. “Mas eu percebi que os filmes são também para mim, porque são para as pessoas. Eles querem que eu vá pegar os maus. ‘Não conseguimos, então você vai atrás deles’. E eu digo, tá bom, eu vou pegá-los! Apenas espere um pouco. Eu já volto!”
o que a atualização de washington significa para a franquia
O final de ‘O Protetor 3’ proporcionou a McCall um encerramento satisfatório, e o longa foi claramente projetado para servir como uma conclusão da saga. Divulgações sobre o filme foram feitas destacando-o como o último da série, com um cartaz que incluía a frase: “Assista ao capítulo final”. Apesar disso, Antoine Fuqua mencionou em agosto de 2023 que estava aberto à ideia de retomar a direção, afirmando: “Obviamente, se [Denzel] quiser fazer outro, eu também faria, mas não vejo isso acontecendo.” Assim, espera-se que Fuqua retorne à direção para os próximos filmes.
A franquia de ‘O Protetor’ se destacou ao longo dos anos por sua consistência tanto em recepção crítica quanto por seu desempenho nas bilheteiras. Os filmes têm sido amplamente aceitos, com ‘O Protetor 3’ recebendo uma pontuação de 76% no Rotten Tomatoes e arrecadando impressionantes $191 milhões mundialmente. Contudo, é importante notar que Washington está se aproximando dos 70 anos e tem outros projetos em andamento, o que pode atrasar o lançamento de ‘O Protetor 4’. É bem possível que o público tenha que aguardar para ver um McCall significativamente mais velho na próxima continuidade da série.
reflexões sobre o futuro do personagem e da franquia
Os três filmes de ‘O Protetor’ podem não ser considerados os mais inovadores dentro do gênero de ação, mas são inegavelmente envolventes, e Washington continua a ser uma presença carismática nas telas. Com a expectativa de que Washington esteja na casa dos 70 anos quando o próximo filme for lançado, surgem preocupações sobre as limitações nas sequências de ação que poderão ser apresentadas. Felizmente, uma das grandes forças de McCall é sua capacidade de superar os adversários através da inteligência, em vez de depender somente da força bruta. Se Fuqua voltar como diretor, ‘O Protetor 4’ estará em boas mãos, mas também parece que pode ser o momento certo para permitir que a franquia descanse. O terceiro filme deixou McCall com um encerramento satisfatório, e evitar que a saga se torne exagerada é um fator importante a considerar. Contudo, parece certo que mais aventuras de ‘O Protetor’ estão a caminho, o que significa que o público ainda não viu o último de McCall.
Além disso, Washington será visto em breve como parte do elenco do tão aguardado ‘Gladiador 2’, dirigido por Ridley Scott, o que promete mais uma vez consolidar seu talento e presença no cinema, mas para os fãs da franquia ‘O Protetor’, a expectativa pela continuidade da saga de Robert McCall continua a crescer.