Richard D. James, o renomado designer de produção que ganhou um Emmy e trabalhou em quase todas as temporadas da icônica série Star Trek: A Nova Geração e Star Trek: Voyager, faleceu no último dia 11 de novembro. O talentoso artista, de 88 anos, morreu devido a complicações de uma infecção no UT Southwestern Medical Center, em Dallas, como informado por seu amigo de longa data, Tom Sanden.

James, natural do Texas, teve uma carreira brilhante, sendo o diretor de arte de diversos filmes de destaque, como Local Hero (1983) e Silkwood (1983), que contaram com estrelas como Burt Lancaster e Meryl Streep. No entanto, foi por seu papel em Star Trek que se destacou, onde começou sua jornada com a série Next Generation na segunda temporada, em 1988, permanecendo até o final da série em 1994, e, posteriormente, associou-se a Voyager por toda a sua duração.

Sua contribuição à série Next Generation foi monumental, e ele ganhou um Emmy em 1990 por sua execução no episódio “Sins of the Father”. Além disso, James foi indicado a mais prêmios Emmy nos anos seguintes, consolidando sua reputação como um dos principais designers de produção da televisão.

Nascido em 7 de abril de 1936, em Fort Worth, Texas, James era o mais jovem de cinco irmãos. Ele cresceu em um lar onde seu pai, William, vendia peças de automóveis, enquanto sua mãe, Katie, era dona de casa. James se formou na R.L. Paschal High School e, ao estudar na Texas Tech University, desenvolveu seu talento em direção de produção, trabalhando no teatro Casa Mañana.

Após a faculdade, ele se mudou para Hollywood, onde começou sua carreira na Disney, pintando cenários antes de se juntar à NBC. Durante seu tempo na NBC, trabalhou em programas icônicos como Let’s Make a Deal e Rowan & Martin’s Laugh-In. Uma de suas contribuições mais notáveis foi como diretor de arte em Battlestar Galactica, onde ganhou experiência crítica que mais tarde aplicou em Star Trek.

A chegada de James ao set de Next Generation foi impulsionada por uma necessidade urgente de criar “campos estelares”, o que ele fez com uma solução inovadora que envolvia o uso de veludo preto e brilho aplicado à mão. Esta técnica, que se tornou um pilar visual da série, exemplifica sua abordagem criativa e seu compromisso com a estética.

James também foi responsável pelo design distintivo da nave Voyager, que tinha uma aparência mais científica e elegante em comparação com a “Enterprise”, e notou essa diferença em uma entrevista ao refletir sobre o visual de cada série, onde destacou as escolhas de paletas de cores e estilos que definiram a narrativa de cada uma.

Após a conclusão de Voyager em 2001, James decidiu se aposentou e retornou ao Texas, onde viveu até a sua morte. Ele deixa para trás seu esposo, Ron, além de legados inestimáveis nas indústrias de cinema e televisão.

A vida e a carreira de Richard D. James são um testemunho do papel essencial que os designers de produção desempenham na construção de universos narrativos cativantes, e sua ausência será sentida por todos que apreciam o profundo impacto das artes visuais na televisão e no cinema.

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